Renascer: Venâncio espanca Maria Santa. Veja como foi a cena na versão original da novela

Por - 23/01/24 às 16:16

Renascer: Venâncio espanca Maria Santa. Veja como foi a cena na versão original da novelaReprodução

Conforme OFuxico noticiou pela manhã, vai ao ar nesta terça-feira, 23 de janeiro, a cena em que Venâncio (Fábio Lago), que é “miolo do Boi” espanca Mariana Santa ( Duda Santos) após perceber uma troca de olhares entre ela e José Inocêncio (Humberto Carrão).

Tudo começa durante a passagem do Bumba Meu Boi pela fazenda de José Inocêncio. O momento marca a primeira vez que o coronelzinho vê aquela se será o grande amor de sua vida.

Vestindo a fantasia de boi, Venâncio não suporta ver a beleza da filha encantando Inocêncio. Tomado pela raiva ela ataca a moça com uma chifrada e avança contra José Venâncio.

Em seguida, na volta para casa, o pai irado dará uma surra em Maria Santa, chamando-a de desavergonhada e vagabunda. Ela será espancada e ficará com seu corpo todo marcado pelas cintadas do pai.

“Sua desavergonhada! Tamém qué sê mulé dama, qué? Qué sê vagabunda que nem a ôtra, qué? Eu mato essa infeliz!”, dirá dele, aos berros.

Diante da cena, Quitéria (Belize Pombal) levará a filha pra casa, mas Venâncio perseguirá Maria Santa com uma grossa cinta nas mãos. Ele acertará a jovem, deixa-a com o corpo em carne viva.

“Não, painho! Num me bate, pelo amor de Jesuis Cristo, num me bate! Eu num fiz nada, painho! Acode, mainha! Me acode!”, suplicará Santinha.

Essas cenas iniciais evidenciam a relação de Venâncio com suas filhas. Com uma personalidade perturbada ela já expulsou uma filha de casa ao saber que ela estava grávida.

Pai abusivo

Fica evidente é que Venâncio tem um ciúme doentio pelas filhas e nutre por elas um fascínio que vai muito além do amor de um pai. Isso ficou evidente logo no primeiro capítulo, quando Quitéria (Belize Pombal) questiona o marido sobre o que ele fez com Marianinha, a filha mais velha que se perdeu no mundo carregando um filho no bucho.

Na versão original da novela Venâncio e Quitéria foram interpretados pelos magníficos Cacá Carvalho, 70 anos, e Ana Lúcia Torre, 78.

Abaixo a cena da surra, exibida em 1993.

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.


×