Renascer: Dona Patroa se arma de coragem e enfrenta Egídio para defender a filha
Por Esther Rocha - 04/04/24 às 10:10 - Última Atualização: 11 abril 2024
Em meio às tramas intensas de Renascer, a fazenda dos Almeida será palco de um momento que mistura tensão, coragem e fé. Tudo acontecerá quando Sandra (Giullia Buscacio) decide deixar de mendigar pelo amor e retornar para a fazenda de seus pais. A jovem é recebida de forma nada acolhedora por seu pai, Egídio (Vladimir Brichta), que vai esbanjar crueldade e brutalidade com a filha.
Sandra desiste do amor de João Pedro
Depois de fazer de tudo para viver seu amor por João Pedro (Juan Paiva), Sandra entende que o destino e o coração dele, infelizmente, pertencem a outra. Desiludida, ela decide que é hora de voltar para casa, buscando refúgio na fazenda da família. No entanto, a volta para casa não é como esperado. Egídio mostra-se irredutível e não acolhe a filha de braços abertos.
Antes de fazer suas malas para partir novamente, Sandra convoca Dona Patroa (Camila Morgado) e pede à ela que a acompanhe para bem longe daquela vida de submissão e desamor. Mas, Dona Patroa, entre a cruz e a espada, confessa não ter coragem de deixar tudo para trás.
Confronto e revelação
O clímax se intensifica quando Egídio ouve as palavras de desabafo de Sandra. A tensão sobe quando ele, num ímpeto de raiva, tenta agredir a filha.
A conversa entre as duas é extremamente tensa: “Eu tava dizendo a mainha que não invejo a vida que ela leva, nem o marido que ela tem…”, diz a jovem.
Egídio entra em cena, começa a ofender a filha e finalmente levanta a mão para bater nela: “Ora, sua desavergonhada!”.
Coragem de mãe
Mas é aqui que a novela nos presenteia com uma cena poderosa: Dona Patroa, com uma rapidez e firmeza surpreendentes, impede a agressão. Suas palavras “Não será por força e nem por violência, mas pelo poder do Espírito!”, ecoam como um mantra de força e fé, parando Egídio em sua trilha de raiva.
Apesar das ameaças e da proibição de Egídio, Dona Patroa escolhe o amor de mãe acima de tudo, desafiando o marido para se despedir de Sandra. Um gesto pequeno, mas de imenso significado na luta contra a dominação e em favor da liberdade e do amor.
“Você vai embora desta casa e vai me carregá todas vergonha que me fez passá!”, decreta o coronel que tenta impedir Dona Patroa de se despedir da filha. Mas ela se arma de coragem e enfrenta o marido. “Só for pra você!”, diz dona Patroa, indo atrás de Sandra.
Esse embate entre Dona Patroa e Egídio marca um novo capítulo da trama. A partir desse momento lamentável, a esposa do coronel começará a entender que seu casamento é um palco para violência doméstica, crueldade e desrespeito. Vamos aguardar os desdobramentos.
Spoilers de Renascer
Em outro momento já noticiado por OFuxico, feliz da vida por saber que será avô e um tanto desconfiado, José Inocêncio (Marcos Palmeira) decide ir ao Rio de Janeiro para visitar Buba (Gabriela Medeiros) e ver com os próprios olhos se a gravidez anunciada pelo filho é verdadeira. Para não ser desmascarada pelo sogro, Buba usará uma barriga falsa.
Outra revelação: Sandra (Giulia Buscacio), filha de Egídio (Vladmir Brichta), aluga casa de Jacutinga e vira dona de bordel.
Em outro momento chave da novela, Joana vai quebrar a garrafa do cramulhão e fazer José Inocêncio passar mal.
Conforme OFuxico adiantou, mais adiante a ex-mulher do publicitário irá para a Bahia em busca dos seus direitos nas terras de José Inocêncio e viverá um romance tórrido com Damião (Xamã).
OFuxico adiantou também que, mesmo morta, Maria Santa (Duda Reis) seguirá aparecendo na trama em cenas inéditas e importantes da novela.
Saiba como foi a morte de José Venâncio na versão original da novela.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.