Renascer: Saiba como será a morte de José Venâncio e veja como foi em 1993
Por Esther Rocha - 21/03/24 às 12:18 - Última Atualização: 11 abril 2024
Autor não confirma se o personagem também vai morrer no remake
Inicialmente o autor Bruno Luperi e o ator Rodrigo Simas, atual intérprete do personagem, faziam mistério sobre o destino de José Venâncio em Renascer. Na versão original o filho do meio de José Inocêncio (Antônio Fagundes em 1993 / Marcos Palmeira 2024) morreu em uma tocaia na estrada. Mas já é certo que o mesmo acontecerá na versão atual da novela, porém as cenas serão diferentes.
Segundo a colunista Anna Luiza Santiago, de O Globo, José Venâncio (Rodrigo Simas) morrerá por volta do capítulo 80, vítima de uma tocaia armada por Egídio (Vladimir Brichta).
Ao contrário da versão original, na qual José Inocêncio não esteve presente na cena da morte do filho, desta vez será diferente. Ele terá um pressentimento e sairá a cavalo atrás do filho e chegará logo após o carro ser baleado cair numa ribanceira após seu pneu ser alvejado.
Saiba como tudo aconteceu na versão original da novela, em 1993:
Disposto a contar para o pai toda a verdade sobre o Buba (Maria Luísa Mendonça) e a falsa gravidez anunciada, José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) vende a sociedade de sua agência e viaja para Ilhéus para começar uma vida ao lado da família, tocando sua parte das terras.
A linda cena de amor entre Sandra e João Pedro. Fotos!
Carona com o irmão caçula
Coincidentemente, ao desembarcar em Ilhéus, Venâncio encontrou João Pedro (Marcos Palmeira) em frente ao aeroporto e pegou uma carona com ele. Animados e sorridentes os dois irmãos seguiram pela estrada conversando e Venâncio contou para o irmão que havia decidido deixar tudo para atrás e viver na fazenda. Eles nem imaginavam o que estava por acontecer.
No meio do caminho as cenas mostraram alguém carregando uma arma em um ponto estratégico da estrada. Logo em seguida dois tiros certeiros acertam no peito do rapaz.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Desesperado João Pedro leva o corpo do irmão para a casa de Deoclecioano (Roberto Bonfim) e Morena (Regina Dourado). Antes de contar sobre a tragédia para Inocêncio, o rapaz demonstra sua dor e insegurança em relação a como será recebido pelo pai após essa tragédia.
Tocaia sem mistério
Ao contrário das outras tocais enfrentadas por José Inocêncio, a morte de Venâncio não ficou envolvida em mistério para o telespectador. Logo após o crime uma cena mostrou Egídio (Vladimir Britcha), que na versão original se chamava Toedoro era interpretado por Herson Capri, brindando solitariamente por seu tiro certeiro e dizendo “dessa vez eu acertei”.
Morte não anunciada
Em 1993 a morte de José Venâncio foi envolvida em grande polêmica nos bastidores da trama. Na versão original o personagem morreu inesperadamente no capítulo 59. Na época o ator Taumaturgo Ferreira desagradou o diretor Luís Fernando Carvalho e o autor, Benedito Rui Barbosa, por não inserir um sotaque coerente ao personagem.
Na ocasião Taumaturgo se defendeu alegando que esse detalhe foi combinado com a direção da novela por ele considerar que o fato de o personagem ter estudado na capital teria lhe conferido um jeito de falar diferenciado.
Vale lembrar que a performance de Taumaturgo lhe rendeu muitas críticas, assim como a morte repentina também não pegou nada bem.
Spoillers
Em outro momento já noticiado por OFuxico, feliz da vida por saber que será avô e um tanto desconfiado, José Inocêncio (Marcos Palmeira) decide ir ao Rio de Janeiro para visitar Buba (Gabriela Medeiros) e ver com os próprios olhos se a gravidez anunciada pelo filho é verdadeira. Para não ser desmascarada pelo sogro, Buba usará uma barriga falsa.
Enquanto isso, o destino de José Venâncio, Buba e Eliana permanece incerto.
Conforme OFuxico adiantou, mais adiante a ex-mulher do publicitário irá para a Bahia em busca dos seus direitos nas terras de José Inocêncio e viverá um romance tórrido com Damião (Xamã).
OFuxico adiantou também que, mesmo morta, Maria Santa (Duda Reis) seguirá aparecendo na trama em cenas inéditas e importantes da novela.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.