Terra e Paixão: Agatha teve mais que um assassino. Entenda

Por - 08/12/23 às 18:00

agatha (eliane giardini) morta com tiros em escada em terra e paixãoFoto: Rapha Dias/gshow

E finalmente aconteceu. No capítulo de “Terra e Paixão”, da TV Globo, dessa quinta-feira, 07 de dezembro, Agatha (Eliane Giardini) foi morta na trama de Walcyr Carrasco, abrindo um grande “quem matou?” que deve permear a história até o fim da novela.

Logo no fim, quando mostram as cenas dos próximos capítulos, diversos personagens apareceram como suspeitos de terem cometido algum crime: Angelina (Inez Viana), Irene (Gloria Pires), Ramiro (Amaury Lorenzo), Luigi (Rainer Cadete), Kelvin (Diego Martins), Petra (Debora Ozório), Gentil (Flávio Bauraqui) e Hélio (Rafa Vitti).

Com isso, as apostas começaram de quem na verdade teria sido responsável por tirar a vida da vilã, que foi tão cruel e vil que destruiu a vida de metade do elenco e até mesmo irritou outros antagonistas, e todos os citados acima possuem motivos para cometer o assassinato.

Entretanto, um nova grande aposta surgiu nas redes sociais: e se não houver um único culpado? E se o fato de que, além de ser encontrada com três tiros, Agatha estará com pescoço quebrado e envenenada na autópsia, for pelo motivo de que cada um cometeu uma parte de sua morte?

Quem teria feito o que?

Há diversas formas de juntar esse quebra-cabeça, e mais de uma pessoa poderia ter executado uma parte do contra-ataque à megera, sem necessariamente saber que outras pessoas teriam tentado a mesma coisa, mas de forma diferenciada.

Sérgio Santos, responsável pelo Blog do Zamenza e especialista em novelas, criou a seguinte teoria de divisão: “Angelina envenenou a Agatha, que ficou passando mal na escada enquanto Angelina se trancou no quarto esperando-a morrer. Petra a encontrou ali, as duas discutiram e ela empurrou a Agatha, que caiu quebrando o pescoço”.

“Petra se desesperou e vazou. Seu Gentil viu tudo. Irene chegou e deu três tiros no cadáver só de sadismo, enquanto Ramiro se borrava. FIM”, concluiu ele, mostrando ainda cenas dos citados demonstrando culpa por alguma coisa na prévia. O que você acha dessa teoria? Faz sentido, não é mesmo?

E se expandirmos as possibilidades?

Porém, se mudarmos algumas peças de lugar, outros culpados podem surgir sem perder a essência, exceto Angelina, que é a única dos suspeitos a saber das ervas venenosas, e ela estava deitada na hora dos tiros, então deve mesmo tê-la envenenado e esperado sua eterna paixão morrer.

Quando à caída da escada, que quebrou o pescoço e ossos de Agatha, Petra não é a única capaz disso. Hélio, com raiva da mãe por envolvê-lo em seus planos, poderia ter feito isso, e era seu objetivo quando deixou a Pousada. Luigi, que mora na mansão dos La Selva, também teria essa chance de conseguir chegar perto suficiente para empurrar a vilã.

Ramiro e Irene queriam muito matar Agatha, e como o jagunço carrega uma arma, eles poderiam ter dados os tiros, principalmente a socialite, já que o capataz tem tido crises de ansiedade em matar ultimamente. Ainda, Irene poderia atirar no corpo já morto só por “prazer” mesmo, e como ela disse na prévia suspeita: “foi o melhor para todo mundo”. Talvez por que Agatha havia morrido antes do tiro, mas ela ainda pode se vingar de certa forma?

Quanto a Gentil e Kelvin, o primeiro apenas ter observado tudo é uma ideia interessante, pois ele deixou a mansão impactado. Mas ele sabia o que ia acontecer? Foi lá assistir? Ou pretendia algo mais e não teve tempo? Já o garçom, pode ter empurrado ou atirado, pois queria salvar a pele de seu armado Ramiro. Mas como bom fofoqueiro que é, assistir poderia ser suficiente para ele, ainda mais sabendo que o jagunço está livre de sua algoz.

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.