‘Terra e Paixão’ e mais: Novelas que encantaram o Brasil com paisagens incríveis!

Por - 16/05/23 às 15:22

Terra e PaixãoTerra e Paixão se passa no Mato Grosso do Sul. Foto: João Miguel Júnior/Globo

Sediada no Rio de Janeiro, é sempre muito fácil para a Globo criar novelas que se passam na Cidade Maravilhosa, com imagens impressionantes do maior cartão postal do País. Apesar de comum, essa não é a regra. A teledramaturgia da emissora investe cada vez mais em “explorar” o Brasil para mostrar paisagens que nem todo mundo tem a oportunidade de conhecer. “Terra e Paixão”, na faixa das nove, é um exemplo disso.

Leia+: Antes de morrer, Cândida revela quem é o irmão perdido de Caio em ‘Terra e Paixão’

A novela se passa no Mato Grosso do Sul e exibe as largas plantações de milho e soja, os latifúndios e a questão agrária que ronda o local. As imagens são impressionantes e a direção de José Luiz Villamarim abusa dos takes para chamar a atenção do público.

Não para por aí. A história ainda tem um núcleo com povos originários, que mostra o cotidiano de parte da população brasileira que foi estigmatizada ou feita de chacota por décadas na televisão. Dessa vez, as piadas deram lugar à representatividade das pessoas que vivem naquela região e estão alheias às grandes plantações do agronegócio.

Terra e Paixão
Novela tem núcleo representando os povos originários da região. Foto: João Miguel Júnior/Globo

“Chocolate com Pimenta”, atualmente na faixa da tarde da Globo, foi gravada em Gramado, Canela e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. O elenco protagonizou cenas em paisagens incríveis do local, como o Parque das Sequoias e o Lago Negro.

Gravações de Chocolate com Pimenta
Murilo Benício e Rodrigo Faro gravaram “Chocolate com Pimenta” no interior do Rio Grande do Sul. Foto: Giane Carvalho/Globo

Leia+: Busca por poder vai colocar irmãos em pé de guerra em ‘Terra e Paixão’

O Monte Roraima, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, foi um dos cenários chave em “Império” a trama protagonizada por Alexandre Nero foi um verdadeiro sucesso de audiência e, com certeza, levou à beleza desse feito da natureza a milhares de televisões por todo o país.

Gravações de Império
Lilian Cabral e Alexandre Nero gravam no Monte Roraima, em “Império”. Foto: Alex Carvalho/Globo

Leia+: De ‘Travessia’ a ‘Vai Na Fé’, personagens já fizeram ‘intercâmbios’ em novelas

“Mar do Sertão” foi ao ar recentemente na faixa das 18h e encheu os olhos do público. A atuação de Isadora Cruz, Renato Góes e Sérgio Guizé se somaram aos encantos do interior de Pernambuco e Alagoas, berço da caatinga brasileira. Vale do Catimbau e Piranhas foram alguns dos cenários que apareceram nas telas.

Mar do Sertão
“Mar do Sertão” levou às telas a Caatinga, bioma que só existe no Brasil. Foto: Ronald Santos Cruz/Globo

Leia+: Agressão contra a mulher é tema abordado em “Terra e Paixão”

“Pantanal” saiu do ar há pouco tempo, mas não tanto para o público esquecer o que viu durante o remake da novela de Benedito Ruy Barbosa, assinado por Bruno Luperi. Juliana Paes deu vida à Maria Marruá na primeira fase da trama, que já chegou mostrando a que veio, com panorâmicas incríveis da região central do Brasil.

Juliana Paes em Pantanal
Juliana Paes foi Juma Marruá na segunda versão de “Pantanal”. Foto: João Miguel Júnior/Globo

Leia+: Odiamos amar ou amamos odiar? Os anti-heróis que adoramos ver nas novelas!

“Espelho da Vida” se passou em Minas Gerais. A novela foi gravada em quatro cidades famosas do estado: Mariana, Ouro Preto, Tiradentes e Carrancas. Principal centro de exploração do ouro no Brasil Império, é um dos locais com arquitetura barroca mais inspiradora do país. O cenário é sempre estonteante.

Irene Ravache, Victória Strada e João Vicente de Castro
“Espelho da Vida” se passou no interior de Minas Gerais. Foto: João Miguel Júnior/Globo

Leia+: Para além da audiência, “Terra e Paixão” já conquistou o coração do público

Pode parecer estranho, mas “A Dona do Pedaço” começou no Rio Grande do Sul! As primeiras cenas da novela foram gravadas em Jaguari, Nova Esperança e outras duas cidades da região. Contudo, Walcyr Carrasco usou o cenário para descrever uma cidade fictícia no Espírito Santo.

A Dona do Pedaço
A Dona do Pedaço teve gravações no Sul, mas terminou no Rio de Janeiro. Foto: João Miguel Júnior/Globo

Não importa se no sul, no centro-oeste ou no nordeste, o Brasil é um país imenso com tanto o que mostrar e ver, que fica difícil escolher locações inspiradoras para histórias. Que esses cenários deslumbrantes estejam sempre presentes no nosso horário nobre!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: