ENQUETE Terra e Paixão: Ramiro merece redenção ao fim da trama?

Por - 23/11/23

retrato de ramiro (amaury lorenzo) em terra e paixão

Um dos personagens mais complexos e dúbios de “Terra e Paixão”, da TV Globo, sem dúvida nenhuma, é Ramiro (Amaury Lorenzo), principal capataz de Antônio (Tony Ramos) para cometer crimes, além de o grande affair não dito de Kelvin (Diego Martins) ao longo da história.

E são exatamente esses dois pontos que deixam o personagem cheio de camadas: ao mesmo tempo que ele é um assassino que endeusa seu patrão abusivo por achá-lo “macho demais” a ser admirado, ele demonstra uma sensibilidade e autodescoberta surpreendente com o garçom do Naitandei.

O segundo fato é o mais atrelado a Ramiro nas redes sociais, e o shipper “kelmiro” tem muita força não é de hoje, com muita torcida para os dois rapazes, de personalidades completamente opostas, fiquem juntos oficialmente, e sentimentos declarados não faltaram ser expostos.

Porém, muitos internautas apontam que, o fato dele ser assassino a sangue frio e ter causado muito mal a Aline (Barbara Reis) não deveriam lhe dar redenção, afinal, ele é um vilão, e também afirmam que Kelvin “mercê alguém melhor”. Um contra-argumento exposto a isso é que diversos vilões tiveram redenção em novelas, como Carminha (Adriana Esteves – “Avenida Brasil”) e Félix (Mateus Solano – “Amor à Vida”).

Diante disso tudo, OFuxico quer saber: Ramiro merece uma redenção e viver feliz ao lado de Kelvin o resto da vida? Ou o jagunço tem que terminar apenas sofrendo as consequências de seus atos, sem que haja uma virada após isso (pois ele também pode se redimir pagando pelos erros, obviamente)?

Esta enquete já foi encerrada! Confira o resultado:

ENQUETE Terra e Paixão: Ramiro merece redenção ao fim da trama?

56%
44%

Confira resumo do capítulo de 23 de novembro.

Graça diz a Tadeu que ele deve ir à polícia. Jurecê avisa a Caio que Agatha tem o poder da destruição. Vinícius revela a Iraê que ela lhe traz alegria. Irene estranha a reação de Graça, que não a deixa passear com Danielzinho.

Anely fica sabendo por Nina que Tadeu está produzindo um filme da Rainha Delícia. Aline consegue o alvará de soltura. Anely briga com Berenice depois de acusá-la de roubar sua personagem. Jussara, Caio e João comemoram com Aline o retorno da professora para casa.

No dia 8 de maio, a TV Globo estreou a novela da faixa das 21h, “Terra e Paixão”, escrita por Walcyr Carrasco. A trama, que substituiu “Travessia”, conta a saga de Aline (Barbara Reis), uma mulher forte, cheia de sonhos, que enfrenta o que for preciso pelo futuro de sua família. No elenco ainda estão: Susana Vieira, Agatha Moreira, Tony Ramos, entre outros.

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.