Vai na Fé: Rosane Svartaman assina a trama, que deve repetir sucessos anteriores

Por - 15/01/23 - Última Atualização: 14 janeiro 2023

Rosane SvartmanRosane Svartman assina a trama das 19h sozinha, após parcerias com Paulo Halm - foto: TV Globo/ Manoella Mello

A nova novela das 19h da Globo é escrita por Rosane Svartman. Autora, diretora e produtora, ela é formada em cinema pela UFF (1991), fez mestrado em Comunicação, Estética e Tecnologia pela UFRJ (2008) e doutorado em Comunicação – Cinema na UFF (2019). 

Leia +: Rosane Svartman assegura que ‘Vai na Fé’ não é novela gospel

Já assinou “Malhação – Intensa como a Vida” e “Malhação – Sonhos”, ambas indicadas ao Emmy Internacional digital e ao Emmy Kids Awards, respectivamente; “Totalmente Demais” – também indicada ao Emmy Internacional como Melhor Telenovela, e “Bom Sucesso” – indicada ao prêmio europeu Rose D´Or

Exceto em “Malhação – Intensa Vida”, ela trabalhou junto com o autor Paulo Halm. Na TV Globo, Rosane Svartman escreveu ainda as séries “Dicas de um Sedutor” e “Guerra e Paz”, esta última como colaboradora de Carlos Lombardi. Dirigiu os humorísticos “Casseta & Planeta, Urgente!” e “Garotas do Programa”. 

No cinema, dirigiu as comédias “Como Ser Solteiro” (1997); “Mais Uma Vez Amor” (2005) e “Desenrola” (2010). Estreou no universo infantil na direção do filme “Tainá – A Origem” (2012) e, em 2022, estreou seu quinto longa-metragem, filmado debaixo d’água e em 3D, “Pluft, o Fantasminha”. 

Escreveu ainda as obras literárias “Onde os Porquês têm Resposta” (2003), “Quando Éramos Virgens” (2006), “Melhores Amigas” (2006), “Desenrola” (2011) e “Telenovelas and Transformation: Saving Brazil´s Television Industry” (2021), além das peças teatrais”Mais uma Vez Amor” (2004), ‘O Pacto das 3 Senhoras” (2011) e “Anjos Urbanos” (2012). 

Rosane também dirigiu com Lírio Ferreira a adaptação para o teatro de “Eu Te Amo”, de Arnaldo Jabor, e é autora de “Musa Música, a primeira série musical produzida pelos Estúdios Globo para o Globoplay e Gloob. 

O QUE A NOVELA VAI PROPORCIONAR AO PÚBLICO?

A autora destaca que seu novo trabalho terá várias nuances, focadas na esperança por dias melhores, a começar pelo sugestivo título.

“Fala de esperança e da fé que as coisas vão melhorar, que tudo vai dar certo, que é possível se reinventar, acreditar, com o forte sentido de positividade. É uma história repleta de conflitos, humor, romance, e que trata de temas contemporâneos que atravessam a vida desde os mais jovens aos mais vividos”, disse Rosane.

Apresentamos personagens com mais camadas, menos maniqueístas, que acertam e erram, aprendem, erram de novo, mesmo tentando acertar”.

A autora ainda ressaltou que os personagens não são “certinhos”: “São personagens humanos, que muitas vezes se contradizem, se enrolam, enfim, como nós. E a obra fala de seguir em frente mesmo em meio às adversidades, acreditando num futuro possível, melhor”.

Ela também destacou suas inspirações para os variados núcleos: “São várias, mas especialmente busquei assuntos que estão presentes na sociedade e que sinto a necessidade de conversar mais sobre. Porque acredito que uma novela é um grande diálogo com a sociedade”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino