Oscar 2022: Saiba quais mulheres negras venceram antes de Ariana DeBose

Por - 28/03/22 às 14:10

Ariana DeBose, Hattie Mc Daniel e Halle Berry, vencedoras do OscarFoto: Grosby Group e Divulgação

Além de ser a primeira artista queer (pessoa que não se identifica com representações de gênero masculinas e femininas) afro-latina a ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, Ariana DeBose preenche uma lacuna que perdura na história da premiação.

Leia+: Tapa de Will Smith no rosto de Chris Rock marca cerimônia do Oscar

Historicamente, o Oscar não costuma reconhecer o talento de pessoas que fogem do padrão caucasiano tão celebrado nas telas de Hollywood. Contudo, depois de muitas críticas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem tentando reverter essa situação, embora ainda esteja longe de se tornar etnicamente igualitária. Em 2016, após dois anos seguidos com indicações apenas para pessoas brancas nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, a hashtag #OscarsSoWhite tomou conta das redes sociais como forma de protesto. Algumas estrelas chegaram, inclusive, a boicotar a cerimônia.

Famosa na Broadway e projetada no mercado audiovisual pelas séries “Schmigadoon!” e “The Prom”, Ariana é mais uma mulher negra “a fazer barulho” e levar a opinião pública a refletir sobre a falta de representatividade preta na premiação de cinema.

Leia +: Confira imagens de vencedores do Oscar 2022 com suas estatuetas

PRIMEIRA NEGRA A RECEBER O OSCAR NÃO COMEMOROU

A estatueta do Oscar foi, pela primeira vez, para as mãos de uma atriz negra em 1940, na 12ª edição da premiação. Hattie McDaniel e sua irretocável interpretação como a Mamy, no clássico “E O Vento Levou”, conseguiu se destacar mesmo estando presa ao estereótipo de empregada negra que vive apenas para servir aos seus patrões brancos.

Apesar da vitória, Hattie não pôde festejar com o resto do elenco. Ela precisou de uma autorização especial para que pudesse entrar no teatro e participar da cerimônia. Vigente na época, a lei Jim Craw impunha a segregação racial no estado da Califórnia. Ainda assim, a atriz foi colocada em uma mesa ao fundo, distante das outras estrelas. E, para finalizar, foi proibida de participar das fotos com os colegas no final do evento.

Leia +: Que fim pode ter a treta entre Will Smith e Chris Rock?

Vale ressaltar que ela também foi a primeira afro-americana a ser convidada para o Oscar. Quem conseguiu a autorização foi o renomado produtor David O. Selznick. Hattie teve a chance de subir ao palco para receber o prêmio e fazer um discurso de agradecimento.

“Espero, sinceramente, ser sempre motivo de orgulho para a minha raça e para a indústria cinematográfica. Meu coração está cheio demais para lhes dizer como me sinto, e posso dizer obrigada e que Deus os abençoe”, disse ela.

Leia +: Halle Berry fez revelação sobre noite em que venceu o Oscar

HALLE BARRY É A ÚNICA MULHER NEGRA COM OSCAR DE MELHOR ATRIZ

Após a vitória de Hattie, (como Atriz Coadjuvante e não como Melhor Atriz) foram necessários mais 62 anos para que, enfim, uma atriz afro-estadunidense fizesse história e fosse aclamada na categoria principal de atuação. Halle Berry ganhou o Oscar em 2002 por sua interpretação na pele da viúva Leticia Musgrove em “A Última Ceia”. A personagem, uma mulher que encara a criação do filho sozinha depois que o marido é condenado à morte e ainda tem que lidar com dificuldades financeiras e racismo, fez de Berry a primeira mulher negra a subir ao palco para receber o prêmio de Melhor Atriz.

Leia +: Halle Barry lamenta falta de mulheres negras indicadas à categoria Melhor Atriz

Ao fazer seu discurso de agradecimento, a artista dedicou a estatueta a outras mulheres negras. Uma delas, Jada Pinkett, mulher de Will Smith.

“Este momento é muito maior do que eu. Este momento é para Dorothy Dandridge, Lena Horne, Diahann Carroll. É para as mulheres que estão ao meu lado, Jada Pinkett, Angela Bassett, Vivica Fox. E é para cada mulher de cor sem nome e sem rosto que agora tem uma chance porque esta porta esta noite foi aberta.” 

Duas décadas depois da vitória de Halle Berry, nenhuma outra mulher negra voltou a ganhar o Oscar de Melhor Atriz. Alguns grandes nomes até foram indicados na mesma categoria mas não levaram a estatueta para casa.

Leia+: Como Jada Pinkett Smith conseguiu aceitar e lidar com a Alopecia?

Em 2002, na mesma premiação em Hollywood, Denzel Washington levou o prêmio de Melhor Ator por seu trabalho no filme Dia de Treinamento. Foi também a primeira vez que dois atores negros receberam estatuetas de destaque na atuação em uma mesma edição do Oscar.

DE MAIS DE 3 MIL ESTATUETAS, SÓ 20 FORAM PARA MULHERES NEGRAS

Apenas 20 mulheres negras ganharam o Oscar, ao longo da história, o que corresponde a menos de 1% do total das mais de 3 mil estatuetas distribuídas.

Conheça algumas delas:

1940 – Hattie McDaniel (Atriz Coadjuvante)
1984 – Irene Cara (Melhor Canção Original)
1991 – Whoopi Goldberg (Atriz Coadjuvante)
2002 – Halle Berry (Atriz)
2007 – Jennifer Hudson (Atriz Coadjuvante)
2010 – Mo’Nique (Atriz Coadjuvante)
2012 – Octavia Spencer (Atriz Coadjuvante)
2014 – Lupita Nyong’o (Atriz Coadjuvante)
2017 – Viola Davis (Atriz Coadjuvante)
2018 – Cicely Tyson (Oscar Honorário)
2019 – Regina King (Atriz Coadjuvante)
2019 – Ruth E. Carter (Melhor Figurino)
2019 – Hannah Beachler (Produção de Arte)
2021 – Mia Neal e Jamika Wilson (maquiagem e cabelo)
2022 – Ariana DeBose (Atriz Coadjuvante)

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino