Danni Suzuki relata racismo ao receber menos por ser japonesa
Por Raphael Araujo - 14/11/23 às 15:17
Danni Suzuki é uma grande artista brasileira, mas ela enfrentou muitos desafios na vida profissional por conta do racismo, e em entrevista ao podcast “Tá Benito”, de Isabele Benito, ela relatou que seu salário era menor que de colegas de elenco por ela ser japonesa.
Meu salário era menor que o de todo mundo do elenco porque eu era japonesa. E eles não tinham o menor problema de falar isso para mim. […] Toda vez que eu ia negociar salário, eles falavam assim: ‘Danni, não sabemos quando você vai trabalhar de novo, o seu perfil não é um perfil escalado’”, revelou.
“Mas eu nunca tive nem férias, né?”, contou ela. “Mas o povo sabia no entorno e ninguém tinha sororidade com você? Ou ninguém sabia?”, indagou Isabele. “Sabia, mas na época não tinha essa história: ‘isso é racismo'”, garantiu a atriz. “Hoje você enxerga que houve? [racismo]”, perguntou a jornalista.
“Tanto que até hoje as mulheres ganham menos. Agora que isso está mudando. Além de eu ser mulher, eu era japonesa… Hoje eu sei que isso era uma questão [racismo]. Na época, imagina! Isso era absolutamente normal. Então qual era meu trabalho? Cavar novos trabalhos que não fossem para japonesa”, completou Danni Suzuki.
Polêmica de papel com Giovanna Antonelli
A confusão está armada e envolve duas lindas e talentosas atrizes da teledramaturgia brasileira! A história começou quando em uma live com a atriz Bruna Aiiso, a convidada Danni Suzuki abriu o coração e relembrou um dos momentos mais delicados de sua trajetória.
Em 2016, a artista foi convidada pelo o autor Walther Negrão para estrelar a novela Sol Nascente, escrita especialmente para Suzuki na faixa das 18h. Ela já tinha mudado o visual para compor a personagem, inclusive.
Qual não foi sua surpresa ao ser informada dias depois, que não faria mais o papel central, por ser considerada “velha” para o personagem. Ok. Sem entender, tampouco retrucar, Danni compreendeu a situação.
Para a surpresa de todos, Giovanna Antonelli foi a escolhida para protagonizar a trama, mesmo sem ninguém entender, afinal, a atriz é ainda dois anos mais velha que Danni, que nessa altura dos fatos, viveria a prima da esposa do diretor do folhetim Leonardo Nogueira, quando este veio com uma nova notícia.
Novamente, a atriz era “velha” para compor a segunda personagem, sendo substituída às pressas por Jacqueline Sato, mas escreveriam um terceiro papel para Suzuki. Sentindo-se desrespeitada e desmotivada, não aceitou. Saiu da novela e da emissora, ampliando seu horizonte como artista. “Decidi buscar outro caminho, mas não no papel de vítima”, desabafou ela.
O assunto pipocou nas redes sociais, e Antonia Fontenelle que adora uma pimenta, postou trecho do vídeo de Danni e seu Instaram, relatando os fatos. Ao ler o post Giovanna Antonelli deu sua versão dos acontecimentos:
“Jamais disputei ou troquei de papel com esta atriz, na minha carreira. Colocar meu nome nesta situação é vergonhoso”, frisou ela.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.