Flora Matos coleciona tretas com diversos artistas

Por - 18/10/23

retrato de flora matosFoto: Reprodução/Instagram @floramatos

Uma grande artista do cenário nacional da atualidade é Flora Matos, uma rapper de 34 anos que vem dando muito o que falar nas redes sociais, principalmente por sua canção, “Piloto”, de 2018, estar entre as cinco mais escutadas do Spotify Brasil há alguns dias.

A música tem viralizado muito no TikTok, sendo tema de diversas trends na plataforma de vídeos rápidos. Outra canção que fez muito sucesso foi “Pretin”, parte da trilha sonora de “Malhação – Sonhos”, exibida em 2014 e reexibida em 2021 pela TV Globo.

Todavia, nem tudo são flores na indústria musical, e dona de uma personalidade forte e disposta a bater de frente com tudo e todos pelo que acredita, Flora Matos já se envolveu em diversas brigas com artistas, como OFuxico vai relembrar a seguir. Confira!

Emicida e Fióti

Conforme OFuxico noticiou, Juliette e Duda Beat lançaram a canção “Magia Amarela” e logo foram acusadas de plagiar o projeto “AmarElo”, que Emicida lançou em junho de 2019.A polêmica não demorou muito para acontecer, já que os internautas detectaram semelhanças no conceito geral do trabalho, nas artes de divulgação e até no cenário para a fotografia do projeto.

Evandro Fióti, produtor e irmão de Emicida, foi o primeiro a falar da polêmica, mas quando o assunto viralizou, diversos fã e a própria Flora Matos acusaram Emicida e sua equipe de ter copiado uma postagem feita por ela em 2018, na qual a mesma desmembra a expressão “AmarElo”, tal qual o disco do rapper faz e a nova música de Duda e Juliette.

Ela disse primeiro: “Posso falar a respeito?”. Fióti então rebateu: “Flora, apesar de tudo tenho pena do seu descaso com sua própria saúde mental, e você sabe disso. Isso tudo eu nem sei mais como te alimenta, não espere nada bom desse ódio trajado de justiça que você incita e atrai pra si. Quem te conhece sabe quem você é”.

“E você tem só talento, infelizmente. Se cuida mesmo! Já te estendi a mão e me arrependo, mas por favor, segue sua vida, e esquece a gente, sua consciência sabe a verdade. No mais se tiver como provar algo, por favor, nos acione ou vamos resolver na justiça. Beijos”, completou o produtor.

Bate-boca continua

A artista não gostou da declaração do colega de profissão, e disse: “‘O ódio é uma ótima ferramenta de luta’, diz ele”. Fióti então rebate Flora mais uma vez: “Querida, ódio é um sentimento humano, inclusive neurocientistas apontam que o amor e o ódio nascem no mesmo lugar no cérebro humano (Estude)!”

“Psicólogos indicam que o ódio vem do medo, de ser obrigado olhar para dentro de si e lidar com todos os traumas, com a própria história, o que pode criar um senso de ameaça constante, combatido instintivamente com o ódio. Se identifica?”, questionou.

“Te acompanho desde o princípio, sempre te admirei artisticamente, como pessoa, você frustrou não só a mim, mas quase todo o mercado, é fácil dizer que a culpa é toda do outro SEMPRE. Por isso, eu tinha o direito de sentir ódio de você e já senti, mas isso não me faz bem.”, continuou ele.

“O que recomendo ainda é que esse seu medo de assumir seus traumas, ainda vai te levar um grau maior de adoecimento psíquico. Quem perde com isso não sou eu, nem o Emicida, logo canalize essa energia pra algo q te faça evoluir e dar vazão a sua arte, se você diz que é da cultura hip-hop”, declarou.

“E cuide da saúde mental, te recomendei quando terminamos nosso ciclo e fui ético, reforço agora isso novamente. Fica alucinada e tonta não, assume seus traumas internos e se olhe com generosidade!”, concluiu Fióti.

Outra briga com Emicida

Vale ressaltar que não é a primeira vez que Emicida foi alvo de críticas de Flora Matos, e ela chegou, em 2021, a usar o Twitter para detonar Karol Conká, que estava rodeada de polêmicas no “BBB21”, da TV Globo, e também estendeu suas falas ao rapper:

“É deprimente ver o Emicida, principalmente, pagando de louquinho. Porque ele sempre soube. E para mim é pior do que ela porque sabe ser ainda mais dissimulado”. A rapper ainda acusou Emicida de ter acabado com sua carreira: “É triste, mas é a verdade. Eu confiei em você mano. Você fo.. minha vida no auge da minha carreira”.

“E você sabe exatamente do que eu tô falando. Você jogou um jogo sujo e me impediu de fazer o que precisava ser feito quando eu estava na idade do auge. E eu nem posso falar sobre. Eles criam cláusulas para impedir a gente de contar a nossa história”, encerrou.

Sobre a briga com Karol, vamos detalhar mais para frente, pois acabou se cruzando com uma briga com outra artista com quem Flora teceu críticas.

Anitta e VMA

Flora Mattos (esquerda) e Anitta (direita)
Fotos: Reprodução/Instagram @floramatos @anitta

A vitória de Anitta pela segunda vez no MTV Video Music Awards (VMA) deu o que falar, e Flora Matos criticou a premiação da brasileira em suas redes sociais, opinando sobre a forma como Anitta construiu a carreira.

“Uma vez falaram pra mim que pra chegar em tal lugar, eu tinha que me aproximar de fulana. Tem coisas que eu espero nunca ter que fazer. Pessoas de quem eu espero nunca precisar. Sonhos que talvez nunca se realizem, se não for na base do talento, da honestidade, e do respeito”, alfinetou.

“Ela não quer ser comparada com alguém que chegou depois dela. Diz ela que capinou a p*rra toda então ela não pode admitir esse tipo de comparação. Pergunta o que ela fez pelas pessoas de que vieram antes dela”, continuou. Ela continuou as críticas atacando a faixa “Funk Rave”, que foi a responsável pelo prêmio de Melhor Clipe Latino e o destaque internacional da brasileira.

No videoclipe da música, Anitta polemizou com uma cena de sexo oral em um dos modelos, sendo criticada por sexualizar a imagem do país. “Eu nunca paguei, nem dinheiro nem b*quete pra ter nenhum tipo de destaque, então eu me orgulho muito do que eu construí até aqui”, acrescentou Flora.

Depois da repercussão negativa, ela se justificou dizendo que não quer criar problemas. “Não confunda o que eu digo com ataques, ou declaração de guerra. Eu sou o tipo de pessoa que resolve as coisas conversando e não fujo do problema quando eu crio um. Às vezes nosso ponto de vista também precisa ser colocado, sabe? Só acho”, concluiu.

Luísa Sonza, Poesia Acústica e processo

Com Luísa Sonza, temos talvez a maior treta que Flora Matos esteve no foco em sua carreira. Tudo começou quando a loira foi anunciada como uma das participantes do projeto “Poesia Acústica #13”, da produtora Pineaple, em que os artistas são sempre novos e convidados a cada edição. Todavia, Flora afirmou que na verdade, ela era quem estava confirmada, mas foi trocada por Luísa.

“Eu cancelei minha part. no Poesia 12, mas tinha ficado combinado de eu estar no 13. Por algum motivo, a pineapple não me informou que eu não estaria mais no 13, foi quando eu soube que a Luiza estaria. Mandei mensagem, mas sem resposta da pineapple. Me senti mal? Sim, obrigada”, contou ela.

Em meio a isso tudo, eclodiu o caso de injúria racial de Sonza, em que ela teria tratado uma mulher negra como funcionária de um evento enquanto a mesma estava no local por motivos próprios, sem qualquer vínculo profissional com o hotel, e Matos detonou a cantora pop ainda mais, e sempre que possível, menciona este fato nas redes sociais para criticá-la.

“Sempre achei Luísa talentosa. Sempre defendi, nunca tirei ela de ruim. Eu só me revoltei por causa dos acontecimentos envolvendo meu nome e depois envolvendo racismo. Mas o tempo é rei, e o dinheiro ajuda muito. Evolução pra ela e geral que comete racismo”, ressaltou a rapper.

Ainda, depois de Luísa Sonza ser vista “fazendo a fila andar” em flagra beijando uma bailarina em uma balada, a rapper acabou mandando uma indireta à loira no Twitter: “Agora vai ter racista ‘namorando’ pessoas negras para passar pano na realidade. Assim como um namoro termina porque ta dando muita polemica na internet. Eu não faço parte desse meio e não quero porque é muita falsidade. Não tem como. Fico em casa”.

Com Karol Conká foi duas vezes

Lembra que dissemos que Flora Matos criticou Karol Conká na época do “BBB21”? Pois a rapper rebateu a fala da ex-BBB de que levou uma “garrafada na cara” de uma artista de rap, em Brasília: “Ela jogou na minha cara. E eu não fiz nada. Me xingava no Twitter, fazia post, falsificava flyer. Desde o início da minha carreira ela me atazanou a vida. Pense num inferno. Eu vivi um inferno. E eu nunca falei nada. Nunca revidei os tuítes maldosos, ficava aqui, plena”.

Na web, as pessoas passaram a relacionar que teria sido Flora Matos a responsável pelo caso, e a rapper então se pronunciou dizendo que Karol “mentia demais”. Ainda colocou Lucas Penteado no meio:

“Imagina que o Lucas foi fazer um show, aí cola a Karol no canto do palco como se fosse a melhor amiga dele e fica lá”. Conká foi chamada ainda de “ingrata” e “manipuladora”: “Essa sim pode ser chamada de mau-caráter”.

Critica direcionada

Depois, foi quando ela detonou a colega de profissão antes de citar Emicida no que descrevemos acima: “Fui tirada de louca, de afroconveniente, congada até de mau caráter, publicamente por pessoas que conhecem a Karol de perto e sempre passou pano pra ela. Não tenho intuito de ganhar seguidores com esse tweet, mas tem muita coisa engasgada aqui dentro”.

“Só eu sei o que eu passei e a minha luta pra me manter acreditando na minha força e na minha vitória. Para agora ver o arrombado falar sobre cancelamento como se ele não praticasse. A Karol foi uma das mulheres que eu trouxe comigo quando portas abriram para mim”, disparou.

“E a gente se afastou porque ela tem esse jeito dela e eu tenho o meu. Não sei me divertir vendo alguém ser tratado com escrotidão. Mas tem gente que se diverte com isso. Eu acho um absurdo ver as pessoas que defenderam ela sempre, resolver meter o loko agora como se não soubesse como ela é”, afirmou Flora na época.

Critica dupla

Em dezembro, Luísa Sonza lançou ao lado de Xamã a música “MAMA.CITA (hasta la vista)”, e pelo apelido de Karol Conká ser “mamacita” por causa da letra de “Tombei”, elas gravaram um vídeo juntas, na qual a ex-BBB declarou: “Respeita as mamacitas”.

Flora Matos criticou o vídeo, dizendo: “Parabéns, Karol! Um verdadeiro exemplo”. A ex-BBB então rebateu: “Achei que você tinha coisa mais importante pra fazer do que se importar com a minha existência. Eu te amo, vem aqui chorar no colo da mamacita!”.

Após isso, Floria Matos apagou a postagem inicial criticando as artistas, com quem ela já se envolveu em polêmica antes, como contamos acima.

---

Tags: ,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.