Juliana Paes é acusada de forçar estereótipos, revolta prefeito e se defende
Por Flavia Cirino - 07/06/23 às 11:14
A terça-feira, 06 de junho, não deve ter sido fácil pra Juliana Paes. A bonitona virou alvo de críticas após a divulgação de um vídeo promocional para a companhia aérea Virgin Atlantic ser publicado nas redes sociais.
Vem descobrir uma habilidade inusitada de Juliana Paes!
A empresa, que é uma das maiores do setor no Reino Unido, lançou a publicidade para promover um novo trecho que será disponibilizado entre Londres e São Paulo. Nas imagens, repletas de clichês e estereótipos sobre o Brasil, a atriz aparece como uma comissária de bordo e logo surge com vestes de rainha de bateria de escola de samba.
Enquanto o piloto informa as instruções de emergência, a artista de a eterna Bibi Perigosa samba entre os passageiros, juntamente com um outro “comissário”, que também dança.
Com o vídeo, a empresa ainda publicou uma legenda: “Estamos muito animados para voar para São Paulo, Brasil. Casa do samba, caipirinhas, praias, belas maravilhas naturais e rica história arquitetônica. Os primeiros voos decolam em 13 de maio de 2024 e começam a ser vendidos em agosto. Viva!”
PREFEITO DO RIO DE JANEIRO SE REVOLTA
Ativo nas redes sociais, Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro, criticou o anúncio e acusou a empresa de fazer propaganda enganosa.
“Eles fazem o voo para São Paulo mas vendem o Rio. Com todo respeito, essa Virgin Atlantic tinha que ser processada por propaganda enganosa!”, publicou em seu perfil no Twitter.
O político disse ter “fé carinhosa” de que o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, crie um trecho para “permitir aos gringos chegarem direto aonde eles querem ir. E depois, claro, dar uma passada na querida e incrível São Paulo pegando uma ponte aérea no Santos Dumont para Congonhas”, afirmou.
JULIANA PAES SE DEFENDE
Acusada de reforçar estereótipos brasileiros, a atriz usou seu perfil no Twitter para se justificar. Ela detalhou que as gravações aconteceram antes da pandemia e ressaltou que adorou o trabalho.
“No briefing, era uma ideia legal pro Carnaval! Esse anúncio foi planejado antes da pandemia e todo pensado pra ser uma comédia. Mas o tempo passou, a edição não ajudou… e bem, fazer o quê?! Só resta rir mesmo!”, escreveu ela.
Juliana ressaltou que a proposta era fazer um vídeo irônico: “A ideia era justamente zoar com esses estereótipos, fazer algo bem absurdo. Topei a brincadeira por isso. Mas depois de todos esses anos, o resultado não ficou como esperado… uma pena, pois essa gravação foi bem divertida”, disse.
Respondendo a alguns seguidores, Juliana Paes comentou a afirmação de um deles que disse que o texto não era muito claro: “E o pior que nem dá pra dizer que foi feito com chat GPT porque isso nem existia na época”, pontuou.
Ela ainda comentou o uso de maracas: “A maraca me pegou também! não que carnaval em junho seja uma má ideia, mas poxa… ficou difícil. Ainda mais com maraca e salsa, né?!”, criticou.
A artista ressaltou ainda que a notícia é “maravilhosa para brasileiros que moram fora”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino