Caso Henry Borel: Monique Medeiros volta a ser presa por determinação do STF

Por - 06/07/23 às 12:00

Monique MedeirosMonique Medeiros estava em liberdade desde agosto do ano passado - Foto: Reprodução/ Youtube

Por determinação do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na quinta-feira, 07 de julho, Monique Medeiros voltou a ser presa na manhã desta a quinta, 06, por conta da morte do filho, Henry Borel. Ela estava na casa da mãe, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. A defesa dela já havia informado que ela se entregaria no começo desta manhã.

Gilmar tomou a decisão após analisar um recurso do pai do garoto, Leniel Borel. Ré por tortura e homicídio contra o filho, ela seria levada ao Instituto Penal Santo Expedito, em Gericinó, unidade onde ficou anteriormente custodiada.

“Além da garantia da ordem pública, há notícia nos autos de que medidas cautelares fixadas pelo juízo de origem teriam sido descumpridas pela recorrida (Monique), o que reforça a necessidade do restabelecimento da prisão preventiva”, escreveu o ministro do STF.

  • Investigações da polícia civil apontaram o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, e a professora Monique Medeiros, mãe do menino, como responsáveis pelo crime;
  • Ambos foram denunciados por homicídio triplamente qualificado, além de crimes como fraude processual e coação de testemunhas.
  • Os peritos afirmaram que as lesões encontradas em Henry “apresentavam características condizentes com aquelas produzidas mediante ação violenta (homicídio)”;
  • Entre essas lesões, estavam a laceração no fígado, danos nos rins e a hemorragia na cabeça.

De acordo com a decisão, Monique Medeiros teria coagido uma testemunha e estaria utilizando redes sociais, descumprido as medidas cautelares impostas pela Justiça: “Narram os recorrentes que, enquanto cumpria prisão domiciliar, a acusada teria coagido importante testemunha (a babá da vítima), de modo a prejudicar a elucidação dos fatos, perturbando o bom andamento da instrução criminal. Trata-se, portanto, de risco concreto que, a princípio, justifica a imposição de prisão cautelar.”

A defesa da ré nega. Leniel comemorou a decisão: “Hoje ela está voltando para o lugar que ela nunca deveria ter saído”, disse ele após a prisão da ex-mulher.

O pai do menino disse que o STF agiu corretamente ao determinar o retorno de Monique para a cadeia: “É uma vitória para o povo brasileiro. É uma vitória para o processo. É uma vitória para a Justiça. Quero agradecer intensamente ao STF, ao ministro Gilmar Mendes, que vem fazendo justiça no caso do meu filho assertivamente em todas as fases do processo. Monique nunca era para ter sido solta e estar em liberdade.”

O QUE ACONTECEU COM HENRY BOREL

Conforme mostrado recentemente no programa “Linha Direta”, apresentado por Pedro Bial, Henry Borel tinha apenas 04 anos quando morreu, em 08 de março de 2021.

Exames de necropsia mostraram que ele tinha 23 lesões no corpo e morreu por ação contundente e laceração hepática. O menino estava no apartamento onde a mãe morava com o padrasto, na Barra da Tijuca, e foi levado por eles ao hospital, onde chegou já sem vida.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino