Justiça italiana inicia processo para extradição de Robinho após estupro

Por - 31/01/22

Robinho posando para selfieFoto: Reprodução/Instagram @robinho

Eita! Nesta segunda-feira, 31 de janeiro, foi registrado o pedido de execução de pena contra os jogador de futebol Robinho e seu amigo, Ricardo Falco. Segundo o periódico italiano Corriere Della Serra, a solicitação foi feita na Procuradoria de Milão, localizada na Itália. Os dois foram condenados a nove anos de prisão por terem participado de uma violência sexual em grupo contra uma mulher em uma boate. 

O requerimento é o primeiro passo a ser realizado em um processo de extradição e, ao mesmo tempo, um mandado de prisão internacional, que devem ser apresentados nos próximos dias. Embora a Constituição Federal de 1988 não autorize que brasileiros natos sejam extraditados, Robinho e Ricardo podem ser presos caso fizerem uma viagem para fora do país, por conta do pedido internacional de prisão.

Além disso, a Itália também pode pedir ao governo brasileiro que os criminosos cumpram a pena em uma penitenciária nacional, apesar de o código penal limitar a homologação de sentença estrangeira. De acordo com o jornal italiano, após a coleta de alguns documentos para a confirmação de identidade de ambos os condenados, dará início à fase de execução por meio do envio da expedição do mandado e do pedido de extradição, que será encaminhado às autoridades brasileiras responsáveis, ao Ministério da Justiça.

ENTENDA O CASO

O crime cometido por Robinho, até então um dos principais jogadores do Milan, aconteceu em janeiro de 2013, na Sio Café, boate muito frequentada de Milão. Segundo a denúncia da Procuradoria da cidade, além dele e do amigo Falco, outros quatro brasileiros também participaram da violência sexual contra uma mulher albanesa.

Na madrugada do crime, a vítima, residente na Itália há alguns anos, foi com uma amiga ao local, para comemorar seu aniversário de 23 anos. A violência ocorreu dentro do camarim da boate tão badalada, e os outros quatro brasileiros, também amigos do jogador, deixaram o país durante a investigação e, portanto, não foram acusados.

Vale lembrar que está já é a segunda vez que o atacante é envolvido em uma acusação de estupro. Em 2009, Robinho foi acusado de estuprar uma jovem dentro de uma casa noturna na Inglatera, mas acabou sendo absolvido pela Justiça britânica.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---