Mendigato é encontrado após cinco meses desaparecido e toma decisão inesperada

Por - 19/08/23 às 15:40

Mendigato enrolado no cobertorEncontrado pela polícia, o Mendigato optou por continuar nas ruas - Foto: Divulgação

A Polícia Militar da cidade do Rio de Janeiro encontrou Rafael Nunes da Silva, o Mendigato, na madrugada deste sábado, 19 de agosto. O paranaense de 41 anos estava na região central do Rio de Janeiro. Profissionais do projeto Lapa Presente o levaram para a 5ª DP (Mem de Sá).

O Setor de Descoberta de Paradeiros da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá divulgou um cartaz para localizar o ex-modelo, a última sexta-feira, dia 18 de agosto.

Rafael estava desaparecido desde o dia 28 de fevereiro e havia sido visto pela última vez na Zona Portuária, em março. Os policiais contaram que tentaram contato, mas não conseguiram falar com nenhum familiar. Servidores da assistência social do Estado do Rio de Janeiro foram chamados para dar apoio e conversar com ele.

Por não haver nenhuma acusação contra o Mendigato, ele não quis ficar na delegacia e preferiu voltar para as ruas na manhã deste sábado, 19 de agosto.

Mendigato atualmente
Atualmente a aparência do Mendigato está bastante diferente – Foto: Reprodução/ Facebook Roberta Trindade

EX-MULHER VA Á DELEGACIA, MAS NÃO ENCONTRA O MENDIGATO

A jornalista Clarissa Couto, ex-mulher do Mendigato, com quem ele teve dois fllhos, esteve na 5ª DP (Mem de Sá) poucas horas após ele ser liberado. 

Ela ressaltou que, apesar do desencontro, estava aliviada por saber que o pai dos dois filhos está vivo e bem fisicamente. Ela ainda teenou encontra-lo nos arredores, sem sucesso.

O que Clarissa espera, agora, é que o ex-marido faça um tratamento contra a dependência química. Rafael sofre de esquizofrenia e dependência química.

QUEM É O MENDIGATO

Rafael ficou conhecido após uma foto tirada da Praça Tiradentes, na Região Central de Curitiba (PR), pela fotógrafa Indy Zanardo, viralizar nas redes sociais em 2012.

 O homem chegou a se mudar do estado de origem para Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e investiu na profissão de modelo e participando de vários programas de TV. No Rio, Rafael se especializou no ramo da gastronomia e foi trabalhar como garçom para poder sustentar a família que formou com Clarissa.

Após diversas recaídas com as drogas, o casamento acabou, mas a ex-esposa relatou que o Mendigato mantinha contato e sempre visitava as crianças, um menino de 8 anos e uma filha de 4. Separado de Clarissa, ele atualmente estava morando sozinho em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em uma quitinete.

Desde 2017 o Mendigato travava uma luta para se livrar das drogas, mas tinha frequentes recaídas. Durante a pandemia, Rafael e Clarissa se separaram. Ele chegou a ir para o sul do país, onde estava se tratando com a ajuda do irmão.

Mas regressou ao Rio em 2021, para ficar perto dos filhos. Segundo Clarissa, nessa época ele estava bem clinicamente e trabalhando. Contudo, após o último carnaval, a jornalista percebeu que o pai de seus filhos estava diferente.

Depois de ter contato com ele no dia 28 de fevereiro, ela só voltou a ter notícias em março, quando uma conhecida encontrou com o Mendigato na Zona Portuária do Rio, onde ele disse que estava trabalhando.

Um mês depois, outra pessoa contou ter visto Rafael com roupas sujas nas calçadas do Centro do Rio. Outra disse tê-lo encontrado no Aterro do Flamengo em agosto. Na última sexta, 19 de agosto, uma transeunte afirmou tê-lo visto na Rua do Catete, na Zona Sul.

Mendigato de Curitiba
Mendigato de Curitiba – Reprodução

Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão. 

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino