Eleições: Veja os detalhes do que aconteceu no Debate da Globo

Por - 30/09/22 às 03:30

William Bonner apresentou o debate entre candidatos à Presidente na GloboWilliam Bonner apresentou o debate entre candidatos à Presidente na Globo. Foto: Globo/Fábio Rocha

A TV Globo realizou nesta quinta-feira, 29 de setembro, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o debate entre os candidatos à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB). Como comum na emissora, William Bonner mediou o encontro que invadiu a madrugada da sexta-feira, 30 de setembro, e beirou as 2h da manhã.  

Leia+: William Bonner dá bronca em candidatos durante Debate 

O debate foi dividido em quatro blocos e William Bonner abriu o debate explicando as regras ao público: primeiro e terceiro blocos com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio. Em um breve quinto bloco, cada candidato fez suas considerações finais.
 
Ciro Gomes abriu o debate perguntando a Luiz Inácio Lula da Silva sobre desigualdade econômica. Em resposta, o primeiro colocado nas pesquisas ironizou o “nervosismo” do ex-governador do Ceará. Outros memes marcaram a noite, cheia de provocações entre os candidatos.

Leia+: Ratinho manda indireta durante sabatina das eleições. Entenda!

No segundo bloco, William Bonner precisou chamar a atenção dos candidatos para que respeitassem o tempo determinado às perguntas e respostas. O tempo se dividia da seguinte forma: 30 segundos para o candidato fazer a pergunta, 3 minutos para resposta e tréplica – a qual o candidato decidiria como dividir – e dois minutos para a réplica de quem fez a pergunta.

Candidatos à Presidência da República no Debate da Globo
Candidatos à Presidência da República no Debate da Globo. Foto: Globo/Fábio Rocha

O terceiro bloco, novamente de temas livres, teve início com Jair Bolsonaro para Luiz Felipe D’Ávila sobre inflação. Após o programa ir ao ar, analistas políticos criticaram como o atual Presidente fugiu de pergunta para Lula, o que era esperado. O ex-Presidente não teve a oportunidade de fazer o mesmo, então, aproveitou da situação para destacar como o rival não teve coragem de enfrentá-lo.

Leia+: Xuxa e Juno declaram apoio a Lula nas eleições de 2022 

O quarto bloco foi marcado por ironias entre candidatos menos citados nas pesquisas eleitorais. Usando um discurso de diálogo amigável, Luiz Felipe D’Ávila, Simone Tebet e Soraya Thronicke trocaram cordialidades. Eles acenaram para o público sobre a importância de um discurso democrático e que efetivamente pensa no Brasil. Ainda que não tenham cumprido com essas diretrizes quando perguntaram ou foram interrogados por outros candidatos.

  
No quinto e último bloco, cada candidato fez as suas considerações finais em um minuto e meio. Após o término do debate, cada candidato concedeu entrevista à jornalista Renata Lo Prete ao vivo no ‘Jornal da Globo’. Em seguida, participaram de uma entrevista coletiva na sala de imprensa. 

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,


×