Talitha Morete pede desculpas, ao vivo, por ato de racismo no ‘É de Casa’

Por - 18/06/22 às 08:30

Talitha Morete de blusa rosa no cenário do 'É de Casa'Talitha Morete pede desculpas, ao vivo, no 'É de Casa' - Foto: Reprodução/ TV Globo

Exatamente uma semana após ter cometido um ato racista contra a vendedora de cocadas Silene Moura, no “É de Casa”, a jornalista Talitha Morete iniciou o programa da Globo neste sábado, 18 de junho, se desculpando pela situação.

“Eu queria começar o programa de hoje pedindo desculpas a você de casa. Eu já fiz isso nas redes sociais, mas quero pedir por aqui também, como já fiz com a dona Silene, que eu convidei na semana passada para vir aqui dividir com a gente uma receita dela, de uma cocada maravilhosa”, começou ela.

No programa anterior, logo que Silene finalizou o preparo da iguaria, Talitha Morete entregou a bandeja para que a cozinheira servisse os demais convidados, reproduzindo um ato de racismo estrutural.  

A apresentadora, reconhecendo o erro, destacou que pretende tirar lições de seu ato: “Eu pedi à dona Silene que servisse a cocada que ela fez pra gente, quando na verdade eu deveria servi-la. Então, eu errei, quero transformar esse episódio aqui em aprendizado. Serviu de aprendizado não só para mim, mas para muita gente”, afirmou.

Na ocasião a situação acabou sendo contornada brilhantemente por Manoel Soares. Ele, único apresentador negro do programa, levantou e pegou a bandeja das mãos da convidada.

“Vamos fazer o seguinte? Eu vou ser o seu garçom e você vai me orientar para quem eu vou servir, porque você não vai servir ninguém”, disse Manoel.

Talitha agradeceu ao colega de programa: “Eu aproveito para agradecer também ao meu colega Manoel Soares pelo cuidado com a dona Silene. É muito importante quando a gente está num grupo diverso que comprova como o mundo pode ser melhor quando inclui a todos. Então, dona Silene, meu amor, todo o meu amor e meu respeito por você e eu espero e desejo que a senhora venda muita cocada.”

QUEM É DONA SILENE?

A doceira Silene Moura vende cocadas no salão de beleza que Talitha Morete frequenta, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. No último dia 11 de junho, Silene foi convidada para apresentar seus doces no “É de Casa” e lá reproduziu a receita no programa.

Com as cocadas prontas, a doceira levantou e inicialmente ofereceu o para a apresentadora, que a abraçou e então pediu que ela servisse aos demais. Imediatamente as redes sociais foram tomadas de críticas sobre a situação de subserviência à qual Talitha, que é uma mulher banca, submeteu a doceira, negra, configurando uma atitude de racismo estrutural. “Meu desejo é que o resultado desse episódio seja pedagógico e construtivo não só para você, mas para o Brasil. Você é minha amiga e vamos estar juntos nas telas da vida buscando sempre nossa evolução diária como pessoas e comunicadores”, disse Manoel Soares parava colega, ao comentar o pedido de desculpas que Morete havia feito na web.

Vale destacar que a cozinheira disse que não se sentiu menosprezada pela atitude da apresentadora e que foi muito bem recebida: “Sei que muitos se sentiram machucados com a cena, porém naquele momento eu não tive esse sentimento. Ao contrário, fui muito bem recebida e acolhida por todos”, afirmou Silene Moura.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino