‘Yargi’, novela turca, que desbancou ‘Pantanal’ no Emmy, encanta o mundo. Conheça a trama!
Por Flavia Cirino - 21/11/23 às 10:25
As melhores produções de teledramaturgia do mundo estiveram em destaque na noite de segunda-feira, 20 de novembro, na entrega do Emmy Internacional 2023, em Nova York.
Com 56 indicados em 14 categorias, a edição deste ano – organizada pela Academia Internacional das Artes e Ciências Televisivas – prestigiou 20 país e premiou as melhores produções do ano na TV mundial.
A Globo concorreu nas categorias “Melhor Telenovela”, com “Pantanal” e “Cara e Coragem”, além de “Kids Factual”, com “Quintal TV”, do Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho, com coprodução da Delicatessen.
Apesar do enorme sucesso da versão atualizada de “Pantanal”, a trama de Bruno Luperi, baseada na obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, perdeu para a turca “Yargi”.
A série, que está na quinta temporada, faz sucesso também por aqui e é exibida desde junho no canal HBO Max.
O Brasil concorreu ainda nas categorias “Melhor Documentário”, com “Dossiê Chapecó – O Jogo Por Trás Da Tragédia”; “Melhor Série Documental”, com “Linchamentos”, da Record TV; “Melhor Animação”, com uma nova produção de “O Menino Maluquinho”, da Netflix e venceu em “Programa de Entretenimento Sem Roteiro”, com “A Ponte” (‘The Bridge Brasil).
Confira os vencedores:
Programa Artístico: Buffy Sainte-Marie (Canadá)
Melhor Ator: Martin Freeman – The Responder (Reino Unido)
Melhor Atriz: Karla Souza – La Caída (México)
Comédia: Derry Girls – 3ª Temporada (Reino Unido) e Vir Das: Landing – 1ª Temporada (Índia)
Melhor Documentário: Mariupol: The People’s Story (Reino Unido)
Melhor Série de Drama: The Empress (Alemanha)
Programa de Entretenimento sem Roteiro: A Ponte – The Bridge Brasil (Brasil)
Melhor Série Curta: Des Gens Bien Ordinaires (França)
Melhor Documentário Esportivo: Harley & Katya (Austrália)
Novela: Yargi (Turquia)
Melhor Filme/Minissérie para TV: La Caída (México)
Melhor Animação Infantil: The Smeds and The Smoos (Reino Unido)
Produção Infantil (factual): Built To Survive (Austrália)
Melhor Live-Action Infantil: Heartbreak High (Austrália)
Qual a história de ‘Yargi’?
A série turca “Yargi: Segredos de Família” é um sucesso de audiência na HBO Max. Criada por Sema Ergenekon e com direção assinada por Ali Bilgin e Beste Sultan Kasapogullari, o melodrama foi ao ar pela primeira vez na Turquia em 2021, pelo Kanal D, e é protagonizada por Kaan Urgancıoğlu e Pınar Deniz.
Aqui no Brasil, capítulos novos são disponibilizados semanalmente no streaming. Já na Turquia, a terceira temporada começou a ser exibida em setembro e deve acabar em maio de 2024.
A série conta a história do promotor Ylgaz Kaya e da advogada Ceylin Erguvan. Eles têm os caminhos cruzados a partir de um assassinato e isso fará com que o público questione valores familiares e o conceito de justiça de uma forma diferente.
Ylgaz é um promotor de uma retidão ímpar, aprendeu e adotou todos os princípios de honestidade, honra e respeito do pai, um chefe de polícia. Ele é a calmaria, o respiro. Já Ceylin, é uma advogada imprudente, que faz as suas próprias regras e não conhece limites. Ela é o furacão, a tempestade.
Quando um assassinato acontece e a investigação do crime começa a progredir, os caminhos dos dois protagonistas se cruzam. As circunstâncias que antes eram apenas policiais acabam se tornando pessoais e cada vez mais insustentáveis, visto que o caso une suas famílias e revela muitos segredos pelo caminho.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino