Após coração de Rei Charles III, relembre realezas marcantes da ficção

Por - 08/05/23

fotomontagem de bruna marquezine em deus salve o rei, rainha charlotte de bridgerton, princesas da disney e pantera negraFoto: Reprodução/Instagram e TV Globo/Mauricio Fidalgo/Montagem

Um dos fatos mais comentados do último final de semana foi a coroação oficial do Rei Charles III . Pensando nisso, nós do OFuxico decidimos relembrar outras grandes famílias reais da cultura pop, separando algumas das mais marcantes e de que obras elas vieram. Confira!

RAINHA CHARLOTTE – BRIDGERTON E SÉRIE SOLO

Vamos começar por aquela que vem dominando o mundo das séries desde quinta-feira, 05 de maio, quando estreou “Rainha Charlotte: Uma história Bridgerton”, nova minissérie da Netflix que, como o nome sugere, é uma serie oriunda de “Bridgerton”, grande sucesso da plataforma de streaming.

Ambientada antes da série principal, a a atração retrata a ascensão da rainha Charlotte à notoriedade e ao poder, mostrando como seu casamento com o Rei George foi mais do que uma grande história de amor, representando uma importante mudança na sociedade, criando o mundo dos personagens de “Bridgerton”.

Em ambas as produções, a Rainha é uma personagem que sempre chama a atenção, e sua história revolucionária de amor é uma bela pedida para quem quer ficar em um “clima real”.

Postagem de duas versões da Rainha Charlotte no Instagram da Nteflix
Rainha Charlotte de Bridgerton ganhou minissérie pela Netflix (Foto: Reprodução/Instagram)

PRÍNCIPE HENRY – VERMELHO, RBANCO E SANGUE AZUL

Vamos falar de um personagem da realeza britânica, mas que não é deste mundo? Pois bem, um dos protagonistas do livro de romance “Vermelho, Branco e Sangue Azul” (cuja adaptação para filme estreará no Amazon Prime Video em 11 de gosto) é o Príncipe Henry, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, sendo neto da Rainha e irmão dos também nobres Príncipe Philip e Princesa Beatris (os três fictícios).

Porém, Henry carrega um grande drama em suas costas: ele é gay, e sabe disso há muito tempo quando o livro começa, mas o esconde pois sabe das tradições de sua família e do preconceito envolta da homossexualidade, tendo medo das repercussões de se assumir. Ele também não curte os protocolos reais que faz a vida toda.

O drama ganha força quando ele se apaixona pelo seu grande rival, Alex Claremont-Diaz, filho da presidenta dos Estados Unidos, mas eles acabam dando voz aos sentimentos e vivem seu romance secretamente, já eu os dois tem a vida pública e sabem do impacto que o namoro pode causar. Aliás, os protocolos e medidas da família Real, como os seguranças, são utilizados a todo para os planos darem certo.

fotomontagem da capa do livro vermelho, branco e sangue azul e taylor zakhar perez e nicholas galitzine juntos com cadeiras envolta
Capa do livro e bastidores de “Vemrelho, Branco e Sangue Azul” (Foto: Reprodução/Amazon Brasil e Reprodução/Instagram @nicholasgalitzine/Montagem)

PANTERA NEGRA – MARVEL

Um dos personagens mais emblemáticos do mundo dos super-heróis, o Pantera Negra também entra nessa lista, seja nos quadrinhos animações ou filmes da Marvel, e apesar de diversos conceitos inovadores, também temos aqui uma família real e rituais característicos.

T’Challa é o Pantera Negra que mais acompanhamos nas histórias, sendo ele quem veste o manto de Pantera Negra e comanda Wakanda, a nação mais poderosa e tecnológica do mundo, mas que por muito tempo se escondeu do resto do mundo com objetivo de proteger suas riquezas, principalmente o Vibranium, metal extremamente resistente e versátil.

Todo o Rei de Wakanda é o Pantera Negra, e após ser coroado, absorve a erva-coração e ganha poderes sobre-humanos, abençoados pela deusa Pantera Bast, protegendo assim todo o seu povo. Shuri, irmão de T’Challa, princesa de Wakanda, já assumiu o manto do Pantera nas HQs e filme, assim como em “Pantera Negra: Wakanda para Semp´re”, Ramonda (Angela Bassett) é a rainha da nação africana após a morte de seu filho (adaptando a morte de Chadwick Boseman no mundo real).

fotomontagem de T'challa, Shuri e Ramonda em Pantera Negra
T’challa, Shuri e Ramonda (Foto: Reprodução/Instagram @blackpanther/Montagem)

AMÁLIA, CATARINA E MAIS PERSONAGENS – DEUS SALVE O REI

E que tal falarmos de obras brasileiras? Pois a TV Globo já apostou em tramas medievais com presença da realeza, como é o caso da novela “Deus Salve o Rei”, cujo cenários principais são os reinos de Montemor e Artena, os mais poderosos de uma região fictícia denominada Cália, por volta de 1300 d.C.

A novela era estrelada por Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Rômulo Estrela, que interpretavam, respectivamente, Amália Giordano de Monferrato, (Rainha de Montemor), Catarina de Lurton (Princesa de Artena) e Afonso de Monferrato (Rei de Montemor).

Outras figurais reais são Rodolfo de Monferrato, Príncipe de Montemor (Johnny Massaro); Lucrécia de Vilarosso, Princesa de Alcaluz (Tatá Werneck); Selena/Sofia de Cáseres; Rainha de Lastrilha (Marina Moschen); Augusto de Lurton, Rei de Artena (Marco Nanini); Heráclito de Fernandes, Conde de Alcaluz (Marcos Oliveira); e Glória Oliver Labarca, Duquesa-viúva de Córdona (Monique Alfradique).

Fotomontagem de Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Rômulo Estrela em Deus Salve o Rei
Deus Salve o Rei tratou de tramas medievais e reais (Foto: TV Globo/Mauricio Fidalgo e Estevam Avellar/Montagem)

LEÓNIDAS E XERXES – 3000

A batalha de 300 de Esparta é um dos fatos mais notórios da história do mundo grego, em que apenas 300 soldados espartanos conseguiram enfrentar milhares de soldados persas em uma batalha para poder salvar a Grécia de ser dominada pela Pérsia.

Esse fato gerou diversas obras, históricas e até ficcionais, como a história em quadrinhos de Frank Miller e Lynn Varley “300”, que posteriormente, foi adaptada para filme com direção de Zack Snyder e sendo estrelado por Gerard Butler e Rodrigo Santoro, que interpretavam respectivamente, os Reis Leónidas e Xerxes.

Leónidas é o Rei de Esparta, nação grega focada no combate e criadora dos maiores guerreiros da Grécia, cuja cultura os tornava prontos para combate na vida adulta e dispostos a morrerem lutando pelo país. Já Xerxes é o vilão da história, sendo o Rei da Pérsia e pretendendo expandir seu domínio, por isso o conflito se instala e diversas batalhas são travadas, com os dois aparecendo em campo.

HULKLING – MARVEL COMICS

Vamos falar de um personagem da Marvel menos conhecido e restrito aos quadrinhos (e poucos jogos de vídeo game)? Pois Teddy Altman é um dos principais personagens do grupo Jovens Vingadores, na qual atua como o super-herói Hulkling, pois assim como o Hulk, ele fica verde e tem força sobre-humana, mas também possui mais habilidades, como ser transmorfo (poder alterar sua forma física em vários níveis).

Pensando ser um mutante, é descoberto posteriormente que ele é filho do herói Mar-Vell/Capitão Marvel, um guerreiro Kree, com uma princesa Skrull, Anelle, fazendo dele por direito herdeiro do Império de aliens transmorfos, mas também fruto de uma relação secreta e híbrido de duas raças alienígenas que estão em guerra há milênios.

Mesmo negando seu sangue real e guerreiro por anos, Hulkling veio a assumir seu legado, trazendo paz e criando a aliança Kree-Srull, se formando como o Rei do Espaço da Marvel Comics atualmente, ao lado de seu marido e ex-colega de Jovens Vingadores, Wicanno/Billy Kaplan, formando um dos casais gays mais amados dos quadrinhos.

Postagem de Hulkling como Imperador na Marvel Comics no Instagram
Hulkling é o Imperador do espaço na Marvel (Foto: Reprodução/Instagram)

PRINCIPE WILHEM – YOUNG ROYALS

Uma série adolescente e drama de romance popular da Netflix é “Young Royals”, conquistando o público pelo romance homoafetivo entre Wilhem (Edvin Ryding) e Simon (Omar Rudberg), mas o maior desafio vem exatamente do fato de o primeiro ser o herdeiro do trono da Suécia.

Com isso, o Príncipe tem uma vida pública e é obrigado a seguir muitos protocolos rigorosos, que nem o agradam e também deixam Simon receoso, principalmente pelo fato de o romance deles não poder ser público por conta do conservadorismo social e da realeza. A série diversas vezes mostra os bastidores da realeza e os impactos que isso pode gerar na vida dos membros.

Postagem de Youg Royals no Instagram da Netflix nóricar
Príncipe Wilhem e Simon são apaixonados em Young Royals (Foto: Reprodução/Instagram)

TODA A REALEZA DA DISNEY

E vamos encerrar com um item especial, afinal, desde que a Disney lançou “Branca de Neve e os Sete Anões”, as “Princesas da Disney” se tornaram um marco comercial e da cultura pop, com seu panteão sempre se expandindo e diversas personagens sendo acrescentadas.

Todos conhecemos Branca de Neve, Cidnerella, Aurora, Jasmin, Ariel, Bela, Tiana, Elsa, Anna, Raya, entre tantas personagens icônicas, assim como seus príncipes, como Aladdin, Naveem, Eric, o Fera, e por aí vai.

Aliás, muitos reis e rainhas aparecem nos longas exercendo seus papéis, como é o caso de Tritão (pai de Ariel), Sultão (pai de Jasmin), os familiares de Eric e casos em que eles são os vilões, como a Rainha Má.

E você, se lembra de algum outro membro da realeza marcante da cultura pop e da ficção? Qual seu favorito dos citados aqui?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.