Coroação de Rei Charles III: Harry é esnobado e vaiado na cerimônia

Por - 06/05/23 às 09:28

Principe Harry coroação de Charles IIIReprodução/Vídeo

(Atualizada às 11h13)

Era nítido o desconforto do Príncipe Harry durante a cerimônia de coroação do rei Charles III, na manhã deste sábado, 6 de maio. Solitário, o caçula de Charles e Diana, que está em pé de guerra com a família real desde que abandonou suas obrigações oficiais, viajou sozinho para o evento. Meghan Markle ficou nos Estados Unidos junto com os dois filhos.

Leia+: Netos do rei chamam atenção

Harry chegou à igreja acompanhado de seu tio, o Príncipe Andrew, que também perdeu seus títulos reais. Charles sentou-se na terceira fila da Abadia, ao lado de suas primas Beatrice e Eugenie, filhas de Andrew, com seus respectivos maridos. Junto a eles estavam Zara Tindall e Peter Phillips, herdeiros da princesa Anne. Harry ainda teve a visão da coroação do pai, Charles III, bloqueada pela pluma vermelha disposta sobre o uniforme da tia Anne, que estava sentada à sua frente.

Em análises para os tabloides Mirror e Daily Mail, especialistas em leitura labial afirmaram que Harry foi cortês com outros convidados, dizendo “bom dia”, “bom te ver” e “oi” ao entrar na igreja.

O príncipe desembarcou na sexta em um avião comercial da American Airlines na sexta. Ao que tudo indica, Harry planeja ir embora o mais breve possível, já que neste sábado, o filho Archie faz aniversário.

Pelas ruas, os britânicos chegaram a vaiar Harry. A queda da popularidade dele, ao ponto de ser vaiado nas ruas, vem de tempos. O tio dele, Andrew, também por ter se envolvido em um escândalo difícil de sair, era sempre o alvo. Mas Harry, por ter “peitado” a monarquia, se casando com uma atriz negra que reivindicou sua liberdade, desagradou ao povo inglês que cultua a realeza. A imprensa britânica especula que Harry apareça no almoço da família.

Na hora da aparição da realeza na sacada do Palácio de Buckingham, Harry não esteve presente.

Coroação Charles III
Reprodução/CNN Brasil

DETALHES DA CERIMÔNIA

Londres virou o foco mundial, na manhã deste sábado, 6 de maio, com a cerimônia da coroação do Rei Charles III. O evento aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II. Sua esposa, Camilla Parker Bowles, também foi coroada.

Pela primeira vez na história do Reino Unido fiéis de outras religiões foram mencionados no juramento de uma coroação. O primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, leu uma passagem da Bíblia escolhida pelo arcebispo de Canterbury. O rei vestiu a supertúnica, um casaco comprido de seda dourada. Minutos depois, o rei Charles III foi coroado com a coroa de St. Edward.

“Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a coloca como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém”, afirmou o arcebispo momentos antes da coroação.

Rei Charles III coroação
Coroação de Rei Charles III – Foto (Reprodução/TV Globo)

Charles segurou o cetro de ouro do soberano com o gigantesco diamante Cullinan I, que pesa 530,2 quilates. É o maior diamante branco lapidado do mundo e representa um dos objetos sagrados de valor inestimável que são usados no serviço de coroação para representar o poder e as responsabilidades do monarca.

O presidente Lula e a primeira-dama Janja estão entre os mais de 2 mil convidados presentes.

coroacão de Charles
Coroação de Charles III – Foto (Reprodução/CNN Brasil)

Já a coroa, feita de ouro maciço e 444 pedras preciosas, incluindo rubis, granadas, safiras e turmalinas, a coroa da coroação pesa cinco quilos.

Principe William com Charles
Príncipe William com o pai – Foto (Reprodução/Globo News)

Camilla Parker Bowles é a primeira Rainha Consorte em mais de 70 anos e, juntamente com o seu novo título, uma das joias mais polêmicas da realeza britânica voltará a ter uma dona: o diamante Koh-i-noor, considerado maldito, devido à sangrenta história que há por trás dele. Somente as mulheres da realeza podem usá-la, não os homens. A lenda do diamante conta que a joia trará infelicidade ao homem que a possui, mas, se cair nas mãos de uma mulher, concederá a ela o maior sucesso. Os versos dizem: “Quem possuir este diamante dominará o mundo, mas também conhecerá todos os seus infortúnios. Só Deus, ou uma mulher, pode carregá-lo impunemente”.

A coroa de Camilla tem mais de 2.200 diamantes e, quando foi criada, continha três grandes diamantes: Koh-i-nûr, Cullinan III e Cullinan IV. Para a coroação dela, no entanto, foi remodelada e conta com os diamantes Cullinan III, IV e V.

Principe William na coroação de Charles
Família do Príncipe William – Foto (Reprodução/TV Globo)

Conforme já havia sido anunciado, Príncipe Harry foi para a coroação sem sua esposa e filhos. Meghan Markle ficou com as crianças nos Estados Unidos. A relação de Príncipe Harry com a família é cercada de polêmicas. Após o lançamento do seu livro autobiográfico “Spare”, tudo piorou ainda mais. O monarca contou detalhes de sua vida na realeza e não poupou acusações até mesmo para o irmão William.

PROTESTOS EM LONDRES

Pelas ruas de Londres, republicanos se juntaram em protesto contra a monarquia, neste sábado. A polícia foi severa e muitos foram presos. Os manifestantes estavam usando cartazes com os dizeres: “Charles não é meu rei”.

Vale ressaltar que, dias atrás, um homem foi preso no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra, por ter jogado cartuchos de espingarda no pátio da sede da monarquia.

Ele então foi parado por guardas no local, e sua mochila revirada e avaliada se estava com conteúdo suspeito, e além dos cartuchos de espingarda, ele detinha uma faca dentro de uma mochila preta, que também continha passaportes e um livro de autoajuda.

Camilla Parker Bowles
Camilla Parker Bowles – Foto (Reprodução/TV Globo)

DOMINGO TEM MAIS

Como um boa festa, a coroação terá muitas atrações musicais. No domingo deve se apresentar uma orquestra e dançarinos, bem como o Coro da Coroação ‘Coronation Choir’, que será composto por vários membros da comunidade, incluindo funcionários do sistema de saúde, refugiados e a comunidade LGBTQIAPN+.

Inicialmente, Spice Girls, Elton John e Harry Styles estavam na lista de atrações, porém tiveram recusar por conta de outros compromissos.

Depois de muita especulação sobre os artistas que aceitaram se apresentar em um show no Castelo de Windsor um dia depois da cerimônia de coroação do rei Charles III, como parte das comemorações de três dias do evento real histórico, a rede de televisão inglesa BBC, produtora do show, confirmou alguns nomes para a celebração do dia 7 de maio, que contará com a presença de 20 mil pessoas do público e convidados. Katy Perry, Lionel Richie, Andrea Bocelli, entre outros, foram confirmados.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.