Coroação de Rei Charles III: Kate Middleton homenageia Diana e rainha Elizabeth II

Por - 06/05/23 às 14:20

Kate Middleton coroação do Rei Charles IIIReprodução/CNN Brasil

A cerimônia de coroação do Rei Charles III continua dando o que falar. Segundo a imprensa internacional, Kate Middleton foi a responsável para homenagear a princesa Diana e a rainha Elizabeth II no evento histórico, que ocorreu neste sábado, 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres. A esposa do príncipe William usou usou brincos de pérola e diamante que pertenceram a Lady Di na celebração. Diana ganhou os acessórios do escritório Collingwood em 1981, antes de casar-se com o então príncipe.

Leia+: Netos do Rei Charles roubam a cena na coroação

Para honrar a rainha, que morreu há quase oito meses, Kate usou um colar da década de 1950. O acessório foi presente do rei George VI para sua filha, a então princesa Elizabeth.

Leia+: Príncipe Harry é esnobado e vaiado na cerimônia da coroação

DETALHES DA CERIMÔNIA DA COROAÇÃO

Londres virou o foco mundial, na manhã deste sábado, 6 de maio, com a cerimônia da coroação do Rei Charles III. O evento aconteceu na Abadia de Westminster, em Londres, quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II. Sua esposa, Camilla Parker Bowles, também foi coroada.

Pela primeira vez na história do Reino Unido fiéis de outras religiões foram mencionados no juramento de uma coroação. O primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, leu uma passagem da Bíblia escolhida pelo arcebispo de Canterbury. O rei vestiu a supertúnica, um casaco comprido de seda dourada. Minutos depois, o rei Charles III foi coroado com a coroa de St. Edward.

“Rei dos reis e Senhor dos senhores, abençoai, nós vos rogamos, esta Coroa, e assim santificai vosso servo Charles, sobre cuja cabeça hoje a coloca como um sinal de majestade real, para que ele seja coroado com vosso gracioso favor e cheio de graça abundante e todas as virtudes principescas; por meio daquele que vive e reina supremo sobre todas as coisas, um Deus, mundo sem fim. Amém”, afirmou o arcebispo momentos antes da coroação.

Rei Charles III coroação
Coroação de Rei Charles III – Foto (Reprodução/TV Globo)

Charles segurou o cetro de ouro do soberano com o gigantesco diamante Cullinan I, que pesa 530,2 quilates. É o maior diamante branco lapidado do mundo e representa um dos objetos sagrados de valor inestimável que são usados no serviço de coroação para representar o poder e as responsabilidades do monarca.

O presidente Lula e a primeira-dama Janja estão entre os mais de 2 mil convidados presentes.

coroacão de Charles
Coroação de Charles III – Foto (Reprodução/CNN Brasil)

Já a coroa, feita de ouro maciço e 444 pedras preciosas, incluindo rubis, granadas, safiras e turmalinas, a coroa da coroação pesa cinco quilos.

Principe William com Charles
Príncipe William com o pai – Foto (Reprodução/Globo News)

Camilla Parker Bowles é a primeira Rainha Consorte em mais de 70 anos e, juntamente com o seu novo título, uma das joias mais polêmicas da realeza britânica voltará a ter uma dona: o diamante Koh-i-noor, considerado maldito, devido à sangrenta história que há por trás dele. Somente as mulheres da realeza podem usá-la, não os homens. A lenda do diamante conta que a joia trará infelicidade ao homem que a possui, mas, se cair nas mãos de uma mulher, concederá a ela o maior sucesso. Os versos dizem: “Quem possuir este diamante dominará o mundo, mas também conhecerá todos os seus infortúnios. Só Deus, ou uma mulher, pode carregá-lo impunemente”.

A coroa de Camilla tem mais de 2.200 diamantes e, quando foi criada, continha três grandes diamantes: Koh-i-nûr, Cullinan III e Cullinan IV. Para a coroação dela, no entanto, foi remodelada e conta com os diamantes Cullinan III, IV e V.

Principe William na coroação de Charles
Família do Príncipe William – Foto (Reprodução/TV Globo)

Conforme já havia sido anunciado, Príncipe Harry foi para a coroação sem sua esposa e filhos. Meghan Markle ficou com as crianças nos Estados Unidos. A relação de Príncipe Harry com a família é cercada de polêmicas. Após o lançamento do seu livro autobiográfico “Spare”, tudo piorou ainda mais. O monarca contou detalhes de sua vida na realeza e não poupou acusações até mesmo para o irmão William.

PROTESTOS EM LONDRES

Pelas ruas de Londres, republicanos se juntaram em protesto contra a monarquia, neste sábado. A polícia foi severa e muitos foram presos. Os manifestantes estavam usando cartazes com os dizeres: “Charles não é meu rei”.

Vale ressaltar que, dias atrás, um homem foi preso no Palácio de Buckingham, em Londres, na Inglaterra, por ter jogado cartuchos de espingarda no pátio da sede da monarquia.

Ele então foi parado por guardas no local, e sua mochila revirada e avaliada se estava com conteúdo suspeito, e além dos cartuchos de espingarda, ele detinha uma faca dentro de uma mochila preta, que também continha passaportes e um livro de autoajuda.

Camilla Parker Bowles
Camilla Parker Bowles – Foto (Reprodução/TV Globo)

DOMINGO TEM MAIS

Como um boa festa, a coroação terá muitas atrações musicais. No domingo deve se apresentar uma orquestra e dançarinos, bem como o Coro da Coroação ‘Coronation Choir’, que será composto por vários membros da comunidade, incluindo funcionários do sistema de saúde, refugiados e a comunidade LGBTQIAPN+.

Inicialmente, Spice Girls, Elton John e Harry Styles estavam na lista de atrações, porém tiveram recusar por conta de outros compromissos.

Depois de muita especulação sobre os artistas que aceitaram se apresentar em um show no Castelo de Windsor um dia depois da cerimônia de coroação do rei Charles III, como parte das comemorações de três dias do evento real histórico, a rede de televisão inglesa BBC, produtora do show, confirmou alguns nomes para a celebração do dia 7 de maio, que contará com a presença de 20 mil pessoas do público e convidados. Katy Perry, Lionel Richie, Andrea Bocelli, entre outros, foram confirmados.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.