BBB23: Edição tem a maior movimentação financeira da história do reality
Por Flavia Cirino - 25/04/23 às 17:17
Pode ser que o “BBB23” não tenha agradado a todo mundo – nunca é 100%, não é mesmo? – mas essa é a edição com o maior número de patrocinadores na história do reality show.
Leia +: Saiba quem fez mais VT na atual edição do “Big Brother Brasil”
Do dia 16 de janeiro, data da estreia, até esta terça-feira, 25 de março quando conheceremos a grande campeã da bolada de quase R$ 3 milhões, a edição totalizou 13 marcas expostas. Amstel, McDonald’s, Pantene, QuintoAndar e Seara renovaram a parceria, enquanto a Ademicon, Downy, Hypera Pharma e TikTok evoluíram de ações de conteúdo na edição de 2022 para patrocínio em 2023. Já as empresas Esportes da Sorte, Mercado Livre, Pague Menos e Stone foram as estreantes da edição.
QUEM APARECE E COMO?
As três cotas principais do programa — Big, Camarote e Brother — teve 40 anunciantes em ações de conteúdo, quantidade que representou um aumento de 38% em relação à edição anterior.
A cota “Big” é a mais valiosa categoria de patrocinadores do BBB e, portanto, permite aos anunciantes maior tempo de exposição nas provas e dinâmicas da casa. As três cotistas “Big” – Seara, Stone e Mercado Livre – realizaram provas de liderança, Prova do Anjo, além de festas.
As cotas “Camarote” – Amstel, Downy, Esportes da Sorte, Pantene e TikTok – são a segunda categoria de patrocinadores e permitiram às marcas, também, exposição ao longo do confinamento, seja pelas vinhetas da atração ou até mesmo pela exibição de produtos na casa.
Todos os patrocinadores da categoria Camarote foram citados nas vinhetas que anunciavam o reality, na grade da Globo.
Alguns deles também já protagonizaram algumas provas e dinâmicas da casa. A Downy esteve presente na casa semanalmente na dinâmica da liderança. A marca de amaciantes de roupas perfumava o quarto do líder e conferia a ele, a cada semana, um prêmio de um ano de produtos gratuitos, que podia ser entregue a um dos brothers da casa.
Já a Pantene equipou a casa com seus produtos para cabelos. Além disso, a marca da P&G também promoveu uma festa para os participantes. A TikTok realizou provas e, a cada semana, exibiu, na edição do programa, um compilado de vídeos enviado pelos espectadores, sobre o BBB.
O Esportes da Sorte foi a última marca a ingressar como patrocinadora, um mês depois da estreia da temporada, aparecendo nas vinhetas da atração na tela da Globo.
A terceira categoria comercial de patrocinadores é a cota “Brother”, ocupada pelas marcas Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s, Pague Menos e Quinto Andar.
Conforme aconteceu em anos anteriores, a “cota extra” é a cota Supermercado, para a marca patrocinadora que fica responsável por abastecer a geladeira da casa. Ficou com o Carrefour.
A cada semana, a marca aparecia na edição no dia de compras dos participantes, com a divulgação de seu aplicativo.
A participação permitiu ao patrocinador a aparição em alguma dinâmica e ação na casa, mas sem a mesma visibilidade dos cotistas Big e Camarote.
VANTAGEM ATÉ NOS INTERVALOS
De acordo com a análise da Globo Tracking, que analisa o comportamento do público e a percepção dos consumidores em relação às ações de conteúdo das marcas no programa, as ações das marcas foram as responsáveis pelo aumento das conversas sobre o programa nas redes sociais, resultando em um crescimento de 4.200% em até três dias após uma ação na casa.
O momento do intervalo durante o programa, registrou que 64% dos telespectadores continuaram sintonizados e 26% procuram na internet ou nas redes sociais informações sobre o game.
POR TODOS OS LUGARES
No Globoplay, o “BBB 23” só perde atualmente para “Todas as Flores”, mas foi o principal produto do primeiro trimestre, gerando um aumento significativo na base de assinaturas e consumo no streaming.
Além de todos os episódios na íntegra, o público pôde conferir as edições do “Click BBB” e do “Bate-papo BBB”, conteúdos criados e curados especialmente para os usuários do Globoplay. Os assinantes ainda tiveram acesso a 11 câmeras ao vivo e a um mosaico com sinal simultâneo para acompanhar a rotina dos participantes da casa mais vigiada do Brasil.
O programa contou ainda com audiência nas transmissões dos sinais ao vivo da Globo e do Multishow disponíveis na plataforma.
Nas redes sociais, o “BBB23” acumulou mais de 58 milhões de tweets desde a estreia, representando quase 90% dos assuntos relacionados à Globo no Twitter até o dia 23 de abril. Ao todo, mais de 2 milhões de telespectadores comentaram sobre a casa mais vigiada do país, levando a hashtag #BBB23 a oitava posição nos assuntos mais comentados na rede social.
AUDIÊNCIA GERAL
No total, a média de audiência da temporada foi de 19 pontos, com 40% de participação no Painel Nacional de Televisão, um crescimento de 31% (4 pontos) em audiência e de 8 pontos em participação em relação à média da faixa horária nas semanas anteriores à estreia do reality.
Leia +: Estreia da temporada teve audiência mais baixa da história
Em São Paulo a média foi de 19 pontos e 39% de participação, e no Rio de Janeiro 22 pontos e 42% de participação.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino