BBB23: Conselho condena fala de Fred Nicácio sobre enfermeira
Por Raphael Araujo - 18/01/23 às 17:20
Um relato de Fred Nicácio sobre um acontecimento em sua vida envolvendo uma fala racista e a presença de uma enfermeira dentro da casa do “BBB23”, da TV Globo, vem dando muito o que falar fora da casa mais vigiada do Brasil, e muitos notaram uma certa diminuição da enfermagem.
Em uma conversa, o médico declarou: “Porque um dia eu fui num fisioterapeuta e aí eu vi um médico entubando, e eu disse: ‘Eu queria fazer isso aí’. E daí, uma enfermeira branca disse: ‘Sai daí, menino, isso aí é só pra médico’. Tá bom”.
Leia+: Fred Nicácio culpa Marília por críticas à dupla e web se revolta
“Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar e você vai me ajudar. Porque a gente trata racista assim, expondo, porque quem criou o constrangimento que lide com ele”, relatou Nicácio.
Diante disso, o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) se pronunciou nas redes sociais, condenando a fala e saindo em defesa de Cezar Black, que se sentiu ofendido e incomodado com a declaração do colega de confinamento.
CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DO COREN
“O #BBB23 exibiu uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo”, iniciou a postagem no Twitter.
“A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas”, continuou o texto.
Leia+: ‘Me tornando uma planta’, Cezar chora em desabafo com Domitila
“A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19”, disse o órgão.
“Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria”, concluiu o Coren-SP.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.