BBB24: Cadê a acessibilidade? Prova desfavorece Vinícius e público pede reparação
Por Flavia Cirino - 09/01/24 às 07:38
A presença de um participante PcD (pessoa com deficiência) não é novidade no reality. Na edição de 2017, a sister Marinalva – atleta paralímpica de arremesso de peso, lançamento de dardo e salto em distância – também era. Mas, ao que tudo indica, a produção não fez o dever de casa sobre a questão da acessibilidade.
BBB24: Saiba mais sobre Vinícius Rodrigues, do Camarote
Logo na primeira Prova do Lider, iniciada na madrugada desta terça-feira, 09 de janeiro, e ainda e curso, o paratleta Vinicius Rodrigues foi escolhido por Maycon para competir e passou por um perrengue.
Ele, que usa prótese da perna esquerda, caiu na piscina de bolinha durante a competição e viu que não conseguiria passar pela etapa seguinte, que era uma piscina de gosma. Para cumprir a prova, o brother decidiu parar para retirá-la, o que o atrapalhou na dinâmica.
BBB24: Por que Vinícius Rodrigues amputou a perna?
Ele ainda recebeu um recado do Big Boss sobre o tema: “Atenção, Vinícius. Você combinou com a produção que viria para as provas com uma perna que pode molhar. Se não for essa, podemos fazer a troca”.
Público fica indignado
A reação na web foi imediata. Sentimento de revolta e indignação por conta do estilo da prova ainda apontavam que Maycon teria atrapalhado Vinicius ao escolhê-lo para o desafio. Mas as principais críticas foram direcionadas à produção, por não ter pensado nas limitações do participante.
Influenciador da inclusão, Ivan Baron foi um dos primeiros a se pronunciar: “Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter equidade na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo!”, destacou ele.
E continuou: “O erro foi ao vivo e o Tadeu ainda tentou disfarçar. Vamos ficar vigilantes para que nas próximas, não se repita!”, enfatizou Baron, ressaltando ainda que não se trata de vitimismo. “O Vini não é coitadinho e não merece ser campeão por causa disso! Só queremos respeito e equidade na competição!”, ressaltou.
Veja reações da web
Muitos internautas reagiram: “Gente é um pouco injusto . O Vini tem que tirar a prótese pra poder mergulhar na piscina. Só aí ele já perde tempo pra completar o desafio . O programa deveria ter pensado em todos pra esse desafio. Essa cena me emocionou completamente”, destacou um internauta.
“Achei meio falta de sensibilidade de quem chamou. ‘Vini, vamos brincar!?”, disparou outro. “Não tenham pena do Vinicius, mas que o BBB não tem acessibilidade isso não tem, a prova mostrou que ficou em desvantagem pra ele. Ele é atleta e tudo, mas a prova não foi justa”, ressaltou mais um.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
“Não adianta colocarem um deficiente físico se não tornam a dinâmica do jogo que não vai funcionar igual pra ele! É absurdo que ninguém tenha parado pra pensar nisso cara! Essa prova já é toda cagada por si só, agora piora muito pra ele como competidor!”, destacou outro.
Entenda as regras da Prova do Líder
Na dinâmica, cada jogador tem sua bancada com um botão. No telão aparece uma mensagem de “atenção”, dando início à rodada. Ao apertar o botão antes de um dos três sinais – buzina, faróis ou a música da Chevrolet – com a rodada iniciada, o participante deixa a competição.
Os dois jogadores deverão se posicionar em cima do alçapão assim que abrir o cronômetro vai disparar. Cada jogador deverá atravessar a piscina na sua raia passando por baixo das traves e aperta o botão da sua bancada. Não se trata de disputa entre os dois, basta cumprir a tarefa no tempo determinado para seguir na prova do líder. Vence quem não desistir a prova.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino