Sisters usam tranças africanas e incrementam o look desde o BBB1

Por - 21/02/22

Brunna, Maria, Natália e Lina - retratoFoto: Divulgação/ Globo/ BBB

Popularmente conhecidas como tranças, as box braids sempre viam hit no “BBB”. Desde a primeira edição do reality, há 22 anos, o cabelo afro, seja solto ou em forma de penteado, dá as caras na telinha e, na maioria das vezes, as sisters que entram na casa ostentando os looks acabam de desfazendo deles durante a trajetória. Exatamente com fizeram nesta temporada Natália, Linn da Quebrada, Brunna Gonçalves e Maria.

Ouvir que a pessoa “fica outra” sem as tranças, é algo comum e pra lá de corriqueiro para quem as usa. Essa repórter que vos escreve, inclusive, tira e põe desde criancinha e é sempre motivo de “ó” a cada mudança. E cada vez mais mulheres negras estão aderindo ao estilo, especialmente as cacheadas e crespas em transição capilar.

Trançar os cabelos, uma atividade ancestral, de sentido histórico e social. E é um grande aliado na opção de mudança da transição – quando a mulher deixa de alisar os cabelos e passa a assumir os fios naturais. Brunna usa laces, a denominação mais atual da boa e velha peruca em para que elas fiquem seguras e com aspecto natural, por baixo é preciso fazer tranças nagô (aquela rentinha à cabeça). Já Nat e Lina usavam a trança solta, as chamadas box braids.

Nos dois casos, há uma grande preocupação com a saúde dos fios com o passar do tempo. Por isso elas tiraram. Muitas adeptas da tranças temem que o alongamento sintético danifique os fios naturais. A preocupação tem fundamento, mas com os cuidados adequados é possível evitar esse tipo de problema.

Veja +: Brunna Gonçalves abandona as laces, tira a trança e assume os fios naturais no reality

https://twitter.com/kikikizinho/status/1483471398525935625

ELAS TAMBÉM TIRARAM AS TRANÇAS DURANTE O BBB

Na temporada passada, Camilla de Lucas chegava ao segundo mês de confinamento quando decidiu tirar suas tranças e relevar seu cabelo natural, crespo. Ela contou com a ajuda do fiel escudeiro, João Luiz. Os brothers adoraram a decisão da sister e encheram ela de elogios. Na época, a influenciadora digital contou que levou laces para poder mudar o cabelo quando tivesse vontade durante o programa.

No “BBB20”, a campeã Thelminha também entrou no programa usando tranças. Mas decidiu tirá-las semanas depois, com ajuda de Rafa Kalimann. O resultado também foi aprovado por todos os participantes da casa.

Rízia, sister do “BBB 19”, foi a primeira a desfilar penteados afro no game. Ela entrou de tranças soltas, tirou na área externa da casa e até sua eliminação incrementou várias opções de penteados presos e soltos.

ELAS SEGURARAM O LOOK ATÉ DEIXAREM O JOGO

Participante do histórico “BBB1”, a atriz Vanessa Pascale usava tranças estilo chanel. Ela não se desfez do look até deixar a casa como vice-campeã. Quase na reta final, os brothers ganharam um dia de beleza e a sister refez as frente das madeixas.

Foto: Divulgação/ TV Globo/ BBB

Juliana Alves esteve no “Big Brother Brasil 3” e são desapegou do look lindo com o qual entrou. A atriz, sempre diva, causava e volta e meia reforçava a força étnica das madeixas. Ju foi a terceira colocada naquela edição.   

Foto: Divulgação/ TV Globo/ BBB

Karol Conká usou um penteado afro em sua polêmica passagem pelo “BBB21”, com franja e tudo. O penteado, aliás, bombou nos salões durante e após o programa. É moda lançada, que fala?  

Karol Conká com a mão no cabelo trançado
Divulgação/TV Globo

COMO AGIR DEPOIS DE TIRAR AS TRANÇAS?

As sisters fizeram o indicado. A trancista Thalita Melo, do Império Black Tranças, na Zona Norte do Rio de Janeiro, orienta: “Desembarace com os seus dedos, delicadamente, sem força, antes de recorrer aos pentes e escovas. Para quem faz pela primeira vez. É normal observar alguma quebra na primeira vez que pentear depois de desmanchar as tranças”, detalha a transcista.

Os fios que caem são aqueles que teriam caído naturalmente no período que a pessoa estava de tranças: “Quando a pessoa desfaz as tranças, esses fios ainda estão embolados com os outros, e é por isso que é aconselhável desembaraçar com os dedos”. Orienta.

Em seguida, lave o cabelo com shampoo e condicionador. Ainda com o cabelo molhado, aplique creme de pentear e vagarosamente comece a pentear o seu cabelo. É aconselhável fazer uma hidratação profunda nos fios.

“Se as pontas do cabelo não estiverem saudáveis, apare-as um pouco. E se pretende colocar tranças novamente, espere ao menos uma semana para que a raiz do cabelo se recuperar do peso do fio sintético e o seu cabelo ‘respire’ um pouco”, destaca a transcista.

Veja +: Linn da Quebrada tira as tranças e um comentário causa polêmica

Rafa Kaliann tirando as tranças de Thelminha no BBB20
Foto: Divulgação/ Globo/ BBB

HISTÓRIA E ESTILO

Mais do que um estilo, as tranças – cuja origem remonta a 3.500 a.C. – são sinais simbólicos de status social, etnia, religião e resistência racial. Trata-se de uma forma de arte e expressão, originada na região da Namíbia, na África, onde em muitas tribos eram uma forma de identificação de cada grupo. Através delas, era possível saber a idade, estado civil, riqueza, poder e religião de uma pessoa.

As tranças geralmente são ser soltas (boxs braid), nagô e boxeadora, mas há uma infinidades de estilos. De uns anos pra cá, as tranças passaram a ser “adotadas” por pessoas que jamais as usariam antes, uma vez que esta foi, por anos, considerada uma arte do gueto, de pessoas que não tinham condições de cuidar do cabelo ou para esconder o cabelo, considerado fora dos “padrões”, o que nunca foi verdade.

Trançar é uma maneira de socializar e o ato da retirada de Maria, Nat, Lina e Brunna, é um típico exemplo disso. Por ser um penteado que leva horas para fazer, a conversa e troca de conhecimento e informações é muito comum. Assim, os pais passavam seu conhecimento para os filhos, e depois seus filhos aprendiam com eles.

Foto: Divulgação/ TV Globo/ BBB

Também era comum as crianças em suas brincadeiras trançarem o cabelo uma das outras, aprendendo assim as tranças básicas desde muito cedo. A tradição foi mantida por gerações, mas foi no início do século passado que as tranças se tornaram populares.

Vale ressaltar que homens também aderiram ao estilo, principalmente as dread, um penteado étnico derivado das tranças.

VALOR E AMOR

Entre as mulheres pretas, existe uma brincadeirinha que diz que o melhor presente é um vale-transcista. E tem um fundo de verdade… isso porque trançar os cabelos vira hábito e em média o penteado é renovado a cada 15 dias – para as mais aficionadas – ou em média mensalmente.

É possível fazer tranças em casa, mas é algo bem difícil uma vez que exige habilidade, prática e muita, mas muita paciência! É um processo muito demorado e, dependendo do tipo, pode levar 12 horas para ficar pronto. O mais recomendável é procurar um salão especializado. E uma dica final para quem nunca fez e quer experimentar: prepare-se para se apaixonar!  Não é à toa que a cantora IZA não desapega, assim como a atriz Jennifer Nascimento, a cantora Karin Hills, a musa Alicia Keys, a deusa Beyoncé e muitas outras.

Beyoncé de tranças
Foto: Reprodução/ instagram @beyonce

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino