De Katy Perry a Virginia: Famosos lamentam guerra de Israel e Palestina
Por Raphael Araujo - 09/10/23 às 17:00
No último sábado, 07 de outubro, o grupo Hamas realizou um ataque a Israel, que retaliou em seguida, gerando um novo conflito entre os dois países, que estão em guerra há muitos anos. Os atuais incidentes já contabilizaram mais de mil mortos e quatro mil feridos.
Diante da repercussão do assunto, muitos famosos acabaram se pronunciando em relação ao conflito, alguns lamentando por um país em específicos e outros pelas vítimas de ambos os lugares e pela guerra em si, e como os horrores dela são cruéis. Veja abaixo alguns deles!
KATY PERRY
Uma das maiores divas pop de todo o mundo, Katy Perry compartilhou um texto impresso pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude) como um apelo à segurança das crianças em meio à guerra entre Israel e Palestina.
“Estou profundamente preocupada com o bem-estar das crianças em Israel e no Estado da Palestina. Com centenas de civis supostamente mortos ou feridos, estamos monitorando de perto a situação em busca de relatos de graves violações dos direitos das crianças”, começou a carta, escrita por Catherine Russel, diretora executiva da Unicef.
“Os eventos de hoje continuam a tendência de picos de violência que assolaram Israel e o Estado da Palestina, deixando 199 crianças mortas e mais de 2.800 feridas nos últimos três anos”, lembrou ela.
“A Unicef pede o imediato cessar das hostilidades e que todas as partes protejam as crianças contra danos e lhes proporcionem a proteção especial a que têm direito, de acordo com suas obrigações sob o direito internacional humanitário”, reforçou.
“Mais do que tudo, as crianças de Israel e do Estado da Palestina precisam de uma solução política duradoura para a crise, para que possam crescer em paz e livres da sombra da violência”, concluiu a carta compartilhada por Katy Perry.
BRUNO MARS
Bruno Mars estava em Tel Aviv, cidade de Israel que está em situação de guerra e bombardeio, e por isso, teve que cancelar o show que realizaria na cidade por conta da situação no local e divulgou um comunicado da produtora Live Nation sobre o assunto.
Vale lembrar que essa seria a segunda apresentação de Bruno em Israel na semana. Na última quarta-feira, 4 de outubro, ele se apresentou em frente à 60 mil pessoas, e comemorou a ocasião, por cantar em um feriado hebraico.
Na nota, o conflito foi lamentado, sobretudo aos residentes de Israel: “Queridos clientes, A apresentação de Bruno Mars que estava prevista para esta noite está cancelada. Todos os compradores de ingressos para o show receberão reembolso automático no cartão de crédito com o qual a compra foi realizada. Fortalecemos os residentes de Israel, os combatentes das FDI e as forças de segurança nestes momentos difíceis”.
KYLIE JENNER
Uma das pessoas mais ricas de todo o mundo, Kylie Jenner entrou em polêmica ao postar apoio à Israel através dos stories do Instagram, que logo ela precisou deletar, sem especificar o motivo para apagar sua mensagem pró-Israel.
Alguns internautas usaram suas redes sociais para criticar a empresária, dizendo que antes de expor seu apoio, deveria entender do que se trata o conflito. Outros relembraram Kylie que ela é amiga das modelos Bella e Gigi Hadid, que tem ascendência palestina.
O texto que Kylie compartilhou, de uma postagem da conta @StandWithUs, dizia: “Agora e sempre estamos ao lado do povo de Israel! COMPARTILHE se você apoia o povo de Israel enquanto ele enfrenta uma das situações mais assustadoras em muitos anos”.
No entanto, Jenner, 26, excluiu a postagem apenas uma hora depois, após sua seção de comentários ser inundada com fotos de bandeiras palestinas e apelos para que as pessoas parassem de segui-la. Apesar da remoção da postagem, os comentários negativos continuaram no X [antigo Twitter] e no Instagram.
“Wtf @KylieJenner Todo mundo precisa parar de seguir #KylieJenner, por favor! #Palestina”, escreveu uma pessoa. “#KylieJenner não tem ideia do que está acontecendo entre #Isreal e #Palestina”, dizia outro. “Neste momento, as celebridades deveriam apenas condenar os crimes de guerra que estão acontecendo de ambos os lados”.
OMAR RUDBERG
Uma estrela em ascensão, o cantor e ator venezuelano Omar Rudberg, que ficou famoso em todo mundo por interpretar Simon na série “Young Royals”, da Netflix, lamentou a existência de guerras e disse estar sentido e temeroso com o conflito acontecendo.
“Tenho tanto medo da guerra. Fico apavorado só de pensar no que essas famílias inocentes estão passando nesses países onde a guerra está acontecendo. Não consigo nem imaginar a sensação de estar no meio de uma guerra quando era criança. Por favor, pare, isso é tão horrível”, publicou o artista.
Ao ser questionado sobre “onde ele teria testemunhado a guerra”, Omar reforçou: “Tenho a sorte de nunca ter testemunhado a guerra pessoalmente. É por isso que eu disse que nunca poderia imaginar o quão aterrorizante é para todas as famílias inocentes que morrem por causa da guerra!”.
VIRGINIA FONSECA
Outra famosa que acabou sendo bastante criticada nas redes sociais foi Virginia Fonseca, que se pronunciou lamentado por Israel e compartilhando junto um versículo da Bíblia: “‘Orai pela paz de Jerusalém; Prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem’. Salmos 122:6-9”.
AJR
Um grupo bastante conhecido no meio indie pop, AJR, formado pelos irmãos Adam, Jack e Ryan Met, lamentaram o conflito, e lembraram que, como judeus, a guerra mexe muto com eles: “Somos judeus. Mais judeus morreram assassinados em um único dia sábado desde o fim do holocausto. Não há justificativa para mortes e violência”.
Nos outros stories do Instagram, o trio republicou textos escritos falando de como o importante são as vidas das pessoas, e que independente de tudo, tanto israelenses quanto palestinos morreram nos últimos ataques, e que muitas famílias merecem orações em meio a todo o caos.
GAL GADOT
Por fim, Gal Gadot, conhecida por ter dado vida à Mulher-Maravilha nos últimos anos, se pronunciou por Israel, afinal, ela é nascida do país, e já serviu dois nos nas Forças de Defesa do lugar como instrutora de combate. Ela se pronunciou por meio de seu perfil oficial no Instagram.
“Eu apoio Israel e vocês também deveriam. O mundo não pode ficar em cima do muro enquanto ataques terroristas acontecem”, escreveu ela. A publicação ultrapassou a marca de um milhão de curtidas.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.