Endometriose: Famosas que já conviveram e ginecologista explica a doença
Por Redação - 11/07/22 às 11:44
Semana passada, Anitta contou que sofre de endometriose, uma doença bastante comum entre as mulheres. Segundo a cantora, ela já está há nove anos investigando a doença, porém, até algumas semanas atrás, nenhum médico tinha conseguido acertar no diagnóstico.
Leia+: Anitta vai passar por cirurgia após anos investigando doença
A informação foi revelada por Anitta por meio das redes sociais. Em uma série de tweets, descreveu quais são os sintomas que apresentou, os julgamentos pelos quais passou e como conseguiu encontrar à solução para a condição.
Ela relatou que sentia dores insuportáveis e que ao ter revelado, para uma revista, que sofria com uma cistite, começaram a surgir matérias mal-intencionadas insinuando que higiene, beber mais água e usar preservativo resolveriam o problema.
A solução para o problema foi encontrada enquanto ela estava com o pai no hospital.
“A doutora (enviada pelo meu anjo da guarda só pode), fez na mesma hora uma ressonância em mim e estava lá: ENDOMETRIOSE. No dia seguinte ela me levou em um especialista em endometriose. Fizemos os outros exames necessários para ter certeza e aí está”, contou.
Leia+: “Tomei antibiótico por seis meses sem parar”, revela Anitta sobre endometriose
FAMOSAS QUE REVELARAM TER A DOENÇA
Como a doença que Anitta enfrenta veio à tona, outras mulheres quebraram o silêncio e falaram sobre o assunto. Muitas já enfrentaram o problema há tempos. Veja:
Patrícia Poeta e Michelle Loreto
No “Bem-Estar”, no “Encontro”, da TV Globo, Patrícia Poeta e Michelle Loreto falaram sobre endometriose, doença que Anitta revelou ter e avisou que precisará fazer uma cirurgia para tratá-la.
A apresentadora aproveitou o momento para contar que também possui a inflamação nas células do endométrio.
“Descobri recentemente que tenho endometriose, não operei ainda. Às vezes temos essa dor, às vezes não se manifesta tanto e vai descobrir lá na frente. Às vezes as mulheres demoram 40 anos para descobrir, que foi o meu caso. Às vezes é uma dor insuportável”, explicou Patrícia.
Leia+: Salário de Fátima Bernardes será reduzido no ‘The Voice’, diz colunista
Já no caso de Michelle Loreto é diferente, segundo ela, descobriu a doença quando tinha 24 anos, tinha muitas dores e teve que se submeter à cirurgia, assim como a cantora terá. “Eu tive endometriose e operei há quase 20 anos. Eu tinha dor de desmaiar. Na minha época não tinha exame que detectasse a endometriose.”
Giovanna Ewbank
Giovanna Ewbank passou por uma cirurgia para combater a endometriose. Ela revelou ter descoberto a doença em 2017, após desconforto durante uma relação íntima com o marido, Bruno Gagliasso.
Larissa Manoela
No ano passado, Larissa Manoela usou suas redes sociais para fazer uma live especial. Nela, a atriz, que está em cena como Isadora, na novela “Além da Ilusão”, da TV Globo, conversou com um médico que tirou algumas dúvidas sobre a endometriose e relembrou ter vivido com a doença por um tempo e ainda ajudou muitas mulheres a entender e cuidar do problema.
Tatá Werneck
Tatá Werneck quase fez a cirurgia contra a endometriose no ano de 2019. Mas algo lindo aconteceu e adiou o procedimento: a gravides da primeira filha, Clara Maria, hoje com dois aninhos. Foi uma grande surpresa para a atriz e apresentadora, pois, por conta da doença, achava que seria impossível se tornar mãe.
Wanessa
Quando estava grávida do segundo filho, José Marcos (7), Wanessa Camargo descobriu ter endometriose. Numa conversa com Ana Maria Braga, no programa “Mais Você”, Wanessa contou que sentia muitas cólicas, teve um acompanhamento médico, tomou pílulas até que partiu para a cirurgia.
Gabriela Pugliesi
Apesar de ter a endometriose, Gabriela Pugliese conseguiu engravidar. A namorada do rapper Tulio Dek, publicou um vídeo em maio deste ano, para contar sobre o assunto.
“Além de ter engravidado sem nenhum tratamento, sem nada, eu tinha endometriose. Ou seja, gente, quando é para ser é, não tem nada para atrapalhar”, disse no vídeo.
Fernanda Machado
Em 2014, Fernanda Machado contou sua experiência com a endometriose: Aos 30 anos, as dores pioraram bastante e começaram a limitar as minhas atividades. Foi então que descobri um cisto no ovário direito, que depois soube que era endometrioma, um reflexo da doença.”
Um ano antes, ela passou por uma cirurgia para resolver o problema. Hoje, ela é mãe de Lucca (6) e Léo (1), frutos do seu casamento com o empresário e corretor de imóveis Robert Riskin.
Adriana Esteves
Adriana Esteves já sentiu na pele o medo de não poder engravidar. A atriz tentou gestações durante quase quatro anos e descobriu ter a doença. “Tentei engravidar por quase quatro anos. Fui operada de um cisto no ovário e logo depois tive uma endometriose. Fiquei desesperada com a ideia de não conseguir ter filhos”, disse ela em uma entrevista para a revista Criativa.
Adriana Esteves é mãe de Felipe Ricca (22), do seu relacionamento anterior com Marco Ricca, e Vicente Brichta (15) de seu atual casamento com Vladimir Brichta.
Pamela Anderson
A atriz Pamela Anderson também sofreu com endometriose. Ela passou mal em um set de filmagens e foi levada às pressas para o hospital. Na época ela sofreu um aborto espontâneo e depois passou por tratamento para endometriose. Hoje, tem dois filhos, Brandon e Dylan.
GINECOLOGISTA EXPLICA A DOENÇA
Diante do caso de Anitta, OFuxico conversou com a doutora Mara Mendes, que é Ginecologista Obstreta e Diretora de Proteção ao Paciente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), para esclarecer os principais tópicos que envolvem a endometriose.
Inicialmente, a ginecologista explica o que é a endometriose: “É uma doença inflamatória crônica ginecológica que decorre do refluxo do sangue menstrual através das trompas para a cavidade abdominal. Normalmente, afeta as mulheres na idade reprodutiva, interferindo na qualidade de vida delas”.
“As pacientes portadoras de endometriose apresentam dores pélvicas intensas durante Ou fora do período menstrual e por vezes até incapacitantes, associado, também, a dores na relação sexual e pode ter dificuldade de engravidar”, complementa a especialista.
A doutora detalha quais são os fatores de risco para a doença: “História familiar materna, menarca precoce, ciclos menstruais curtos, duração do fluxo menstrual aumentado, gestação tardia, nuliparidade, entre outros”.
Leia+: Anitta anuncia novo single em parceria com Missy Elliott. Veja vídeo!
Para concluir o diagnóstico de endometriose, os médicos se baseiam na história clínica da paciente e também contam com outros exames: “O diagnóstico é feito baseado em exame físico ginecológico e exames complementares de imagem, como ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética pélvica, exames laboratoriais com marcadores e vídeo-laparoscopia”, explica.
Em relação ao tratamento, ela menciona a existência da indicação de cirurgia para certos casos, como o de Anitta. “O tratamento é realizado a partir do uso de hormônios, como anticoncepcionais orais de uso contínuo para não menstruar, uso de progestógeno de uso contínuo e tratamento cirúrgico em alguns casos”.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.