Entenda a Síndrome Vasovagal, diagnosticada na atriz Marlei Cevada
Por Flavia Cirino - 10/09/23 às 17:07
Internada após desmaiar em casa, caindo no banheiro, Marlei Cevada passou por vários exames e deixou a Unidade de Terapia Intensiva. A humorista de 48 anos, que vive a Nina no programa “A Praça é Nossa”, do SBT, atualizou seu estado de saúde.
“Oi gente, eu vou fazer um resumão aqui do que aconteceu. Eu ótima, estou bem, já estou na minha casa. Todos os exames que eu fiz estão belezinha, estou ótima. Acho que foi uma sucessão de coisas que gerou a falta de sangue no cérebro”, destacou a artista, inicialmente.
Ela deu mais detalhes: “Eu estava sem comer, estava cansada, estava tomando remédio para a gripe. Eu tive a síndrome do vasovagal, que é falta de sangue no cérebro, o cérebro e o coração não se comunicam direito e apaga”, comentou.
“Eu estou bem, não tomei nenhuma medicação. Quando fala em UTI, é para ter mais cuidado, um negócio mais específico, para saber direitinho do que se trata. Eu tive um desmaio em casa, que me rendeu o hematoma e eu fui para ver a cabeça e, lá, desmaiei de novo. Eu estava estafada, estava na hora de parar. Agora eu vou reavaliar a minha vida, procurar fazer outras coisas, foi uma pausa necessária, mas que deu tudo certo”, afirmou.
Exibindo hematomas, ela finalizou: “A Marlei Cevada não é isso aqui não, isso aqui não tem nada a ver. A Marlei Cevada é alegria, é entretenimento”.
Entenda a doença
A Síndrome Vasovagal ou Síncope Vasovagal consiste na perda de consciência transitória, um desmaio caracterizado pela baixa da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ela é causada pela baixa chegada de sangue ao coração e ao cérebro, que percorre o nervo vago – que conecta o coração ao cérebro.
É comum acontecer em mulheres e na juventude, entretanto é preciso investigar a fundo para entender se é a síndrome vasovagal e descartar outras doenças como epilepsia, doenças cerebrovasculares, desordens cardíacas e endócrinas.
- Os principais sintomas são: fraqueza; transpiração excessiva; palidez; calor; náusea; tontura; borramento visual; dor de cabeça e palpitações
- Além desses sintomas, alguns ambientes podem despertar o desmaio nos portadores da síndrome, tais como situações de muita emoção, festas e aglomerações, ansiedade e outros;
- A síndrome vasovagal costuma ser desencadeada após alguns episódios tais como ansiedade; estresse emocional extremo; medo; dor; alterações na temperatura do ambiente; ficar de pé por muito tempo e exercícios físicos.
O desmaio, por ser um dos sintomas comuns, precisa ser investigado para que seja descartada a possibilidade de outras doenças. As arritmias e a epilepsia são doenças que possuem o desmaio como sintoma comum.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino