Mãe de Bruce Willis se sente frustrada com doença do filho: ‘Não a reconhece mais’

Por - 22/02/23 às 11:00

Bruce WillisBruce Willis / Reprodução / Instagram

A família de Bruce Willis atualizou seu estado de saúde esta semana, com notícias nada boas, já que sua doença degenerativa – demência frontotemporal – não tem cura e vai avançando rápido. Essa condição está fazendo com que o ator de 67 anos esteja perdendo progressivamente a memória, apresente distúrbios comportamentais e pouca empatia com as pessoas.

Leia+: Filha de Bruce Willis se sente ‘emocionalmente cansada’

E sua mãe Marlene, de 86 anos, é uma das pessoas mais afetadas com a doença do filho, segundo seu cunhado, o ator Wilfried Gliem.

Em uma entrevista ao jornal alemão “Bild”, Gliem manifestou sua preocupação com Marlene, já que ela está bastante abalada porque Willis não consegue ter mais conversas normais e não a reconhece na maioria das vezes.

“A Marlene nos mantém informados [sobre sua saúde]… ela diz que não tem certeza se seu filho ainda a reconhece”, lamentou o ator.

“Marlene diz que seu comportamento é muito lento e um pouco agressivo, e uma conversa normal com ele não é mais possível, o que é considerado normal devido ao seu quadro clínico”, disse Gliem.

SOBRE A DOENÇA

De acordo com a Alzheimer’s Research UK, a DFT é um grupo de distúrbio causado por um acumulo de proteínas de diversas naturezas, entre elas a “TAU”, que destroem os neurônios nos lobos frontais, localizado atrás da testa, ou em lobos temporais, que ficam atrás das orelhas. A doença afeta mais especificamente grupos entre 45 e 64 anos.

Leia+ Bruce Willis modificou testamento, após diagnóstico de Afasia

SINTOMAS

Segundo Gustavo Alves, Professor e Doutor em Biotecnologia, os sintomas mais comuns da Demência Frontotemporal são: Comportamentos sociais inadequados, alterações em falas e linguagens, falta de autocontrole nas emoções gerando desinibição e espontaneidade. Apatia também é um dos sintomas, ou até mesmo estados de hiperatividades. O comprometimento da memória, diferente do Alzheimer, acontece em fases mais avançadas.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Juabin Huang, PHD no Departamento de Neurologia da Universidade de Mississippi, diz que o diagnóstico da doença é similar de outras demências e requer uma avaliação clínica minuciosa, levando em conta todos os sintomas citas e as déficits cognitivas, além de levantar históricos familiares e mais testes neuropsicológicos.

Para a DFT, não tem nenhum tipo de tratamento, sendo mais um suporte para a vida, tratando apenas sintomas pontuais. O médico pontua que o ambiente deve sempre ser iluminado, alegre e familiar, além de medidas para garantir a segurança do paciente, sempre supervisionado por alguém. A progressão da doença é variável, e caso afetem apenas a fala e a linguagem, a progressão é mais lenta.

REDE DE APOIO

A família de Bruce Willis está “mais unida do que nunca”, segundo uma fonte próxima à sua esposa Emma Heming Willis, contou à revista “People”. E Emma está determinada a garantir que suas filhas Mabel, de 10 anos, e Evelyn, de oito, ainda se lembrem de seu pai como um “pai incrível e divertido”.

Leia+: Bruce Willis mexeu em testamento quando teve diagnóstico de doença

O informante assegurou ainda que a mulher do ator ‘tem o maior sistema de apoio’, incluindo a ex-esposa de Bruce, Demi Moore, e suas filhas Rumer, 34, Scout, 31, e Tallulah, 29 anos:

“Ela não poderia estar mais grata por aqueles ao seu redor… Ela está tentando criar o máximo de memórias positivas possível para elas. Ela quer que elas se lembrem de Bruce como um pai incrível e divertido. Ela quer que elas tenham as melhores lembranças dele.”

E as duas famílias tem passado muito tempo juntas, criando mais laços ainda.

“Sempre passaram datas importantes juntos, como Ação de Graças, Natal, aniversários, e agora com toda essa situação, a união ficou mais forte”, justifica a fonte, acrescentando que o lema deles enquanto família é ‘sempre juntos’.

A revista afirmou que a condição rara do ator – que afeta menos de 5% de todos os casos de demência – afeta os lobos do cérebro atrás da testa, que lidam com comportamento, resolução de problemas, planejamento e emoções.

Leia+: Entenda a doença de Bruce Willis, a Demência Frontotemporal

“Os sintomas podem incluir mudanças de personalidade, como parecer rude, desinteressado e antipático, juntamente com movimentos compulsivos repetidos, acumulação e obsessões, bem como desejo por comida não saudável.”, indicou um especialista à publicação.

DIAGNÓSTICO DEFINITIVO

Na quinta-feira 16 de fevereiro, a família do ator atualizou os fãs de Willis sobre seu estado de saúde, afirmando que após o primeiro diagnóstico dem afasia, o ator agora conseguiu um diagnóstico mais específico, o que lhes trouxe algo de alívio: sofre de demência frontotemporal.

Através de um comunicado sua esposa e filhas afirmaram:

“Queríamos dar-lhes uma atualização sobre o nosso amado marido, pai e amigo, uma vez que agora temos uma compreensão mais profunda do que ele está vivendo. Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, sua condição progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal [conhecida como FTD]. Infelizmente desafios com comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isto seja doloroso, é um alívio ter finalmente um diagnóstico claro”.

Leia+: Sylvester Stallone lamenta estado de saúde de Bruce Willis: “Muito triste”

“Atualmente não há tratamentos para a doença, uma realidade que esperamos que mude nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce progride, esperamos que a atenção da mídia possa se concentrar em lançar luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”, disse o comunicado.

“Bruce sempre acreditou em usar sua voz no mundo para ajudar os outros e aumentar a conscientização sobre questões importantes, tanto em público quanto em particular. Sabemos em nossos corações que, se ele pudesse fazer isso hoje, gostaria de responder trazendo atenção global e uma conexão com aqueles que também sofrem com esta doença debilitante e como ela afeta tantas pessoas e suas famílias”.

“Bruce sempre encontrou alegria na vida e ajudou todos que conheceu a fazer o mesmo. Isso significa que o mundo vê esse sentimento de carinho ressoando com ele e com todos nós. Ficamos muito emocionados com o amor que todos compartilharam por nosso querido marido, pai e amigo durante esse período difícil. Sua contínua compaixão, compreensão e respeito nos permitirão ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.