Outubro Rosa: Rafa Kalimann, com histórico familiar de câncer, alerta sobre a doença. Entenda!
Por Flavia Cirino - 03/10/23 às 08:32
Em um intervalo de dois meses, a família de Rafa Kalimann se deparou com dois casos de câncer de mama. Primeiro, a avó da artista. Em seguida, a madrasta.
Neste mês de outubro, em que se celebra o “Outubro Rosa”, marcado por ações de conscientização para a prevenção do câncer de mama, a apresentadora e atriz foi escolhida como madrinha da Fundação Laço Rosa, que desde 2011 atua no empoderamento de mulheres impactadas pela doença.
Apesar da chuva e do frio que fez no Rio de Janeiro na noite de segunda-feira, 022 de outubro, Rafa não perdeu o sorriso e distribuiu afeto na ação anual de iluminação do Cristo Redentor, um dos principais cartões postais da cidade, localizado o Cosme Velho, na Zona Sul.
“Essa sempre foi uma pauta na minha casa. Minha mãe sempre nos incentivou a fazer o autoexame. Saúde, pra mim, é o primeiro passo de tudo”, disse ela à OFuxico.
Durante a breve missa celebrada pelo Padre Omar, na capela de Nossa Senhora Aparecida, aos pés do Cristo, Rafa destacou a importância da campanha.
“É necessário ter esse momento de impacto mesmo, de comunicar, de chamar a atenção do público pro Outubro Rosa, pra conscientizar as mulheres a se tocarem, se examinarem, os homens também a se examinarem, porque é importante fazer o autoexame”, contou.
Como estão a avó e a madrasta de Rafa Kalimann
A empresária contou que o diagnóstico da avó foi feito em 2020, durante a pandemia.
“Graças a Deus, ela tá bem. Fo um autoexame, foi precoce e por isso ela conseguiu tratar. A gente fala que ela ‘tocou o sino da vitória’, porque já acabou o tratamento.
A beldade, então, explicou o ocorrido com a atual esposa de seu pai: “Dois meses depois a minha madrasta também foi diagnosticada. Ela ainda tá passando por alguns desafios, mas tá bem, graças a Deus”.
O que vai acontecer na campanha do Outubro Rosa
O evento celebra ainda o primeiro aniversário da Lei 9868, sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, em 29 de setembro de 2022, que regulamentou o recebimento gratuito de cabelo humano para confecção de perucas destinadas à doação de pessoas portadoras de câncer ou outras doenças que provoquem a queda capilar em todo o estado do Rio de Janeiro e que servirá de referência para a Lei federal.
- Ana Maria Braga venceu o câncer de mama
- Duquesa Sarah Ferguson passa por cirurgia para retirada de câncer de mama
A campanha deste ao vai contar com assinatura do convênio de cooperação técnica entre a instituição, a FAETEC e a Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro.
No próximo sábado, 07 de outubro, haverá a inauguração do novo espaço que vai abrigar a escola de perucaria e a nova sede da Laço Rosa.
Pelo segundo ano consecutivo a Shein aparece como investidora social de iniciativas da Laço Rosa com 28.000 peças doadas e transformadas em receita financeira para direcionamento aos projetos.
Um deles é o caminhão mamógrafo que vai circular no mês de outubro com doação de 600 exames na comunidade de Heliópolis e em Guarulhos com parceria da CUFA (Central Única das Favelas) e da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos. Esse ano já foram doados pelo projeto de caminhão mamógrafo 974 exames, agilizando atendimento e filas no SUS.
Outro projeto que também doa mamografia e tem apoio da Laço Rosa é o “Marque Esse Gol”, iniciativa criada pela ex-paciente Nátali de Araújo que acessa os times de futebol para realizar mamografias em torcedoras. Nos últimos 8 anos de projeto já foram doados mais de 10.000 exames entre times de SP e do RJ.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino