Preta Gil se despede de bolsa de ileostomia: ‘Minha amiga Angel!’

Por - 30/11/23 às 13:45

Preta Gil faz foto na piscina parta se despedir de bolsa de ileostomiaFoto: Reprodução Instagram @pretagil

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, acontece a cirurgia para a retirada da bolsa de ileostomia, que fará a reversão do intestino da cantora. Preta aproveitou a tarde de quarta-feira, 29 de novembro para preparar a última imagem com sua mais nova amiga, e escreveu, hoje, sobre o assunto.

“Tirei essa foto ontem, não estava sol, mas eu quis deixar registrado uma última foto com a minha bolsinha de ileostomia, ela que tanto me ajudou nesses últimos 3 meses e meio. Sou grata demais por ter tido a oportunidade de usá-la enquanto meu corpo cicatrizava. No começo foi bem difícil, mas quando eu entendi que ela tinha salvo a minha vida, eu mudei minha relação com ela, e sim, viramos melhores amigas, e a batizei de Angel”, começou a legenda da imagem.

Preta fez questão de contar sobre um “novo mundo” que ainda não tinha conhecimento, mas que começou a fazer parte, além da falta de informação das pessoas sobre o assunto: “Nesses 3 meses eu conheci um mundo que não conhecia, o mundo dos ostomizados, onde entrei em contato com muita gente que já passou ou estava passando pelo mesmo que eu, e percebi o quão estigmatizado era esse assunto, quanto preconceito, quanta desinformação existe.”

Preta Gil se despede de bolsa de ileostomia com foto na piscina
Preta Gil se despede de bolsa de ileostomia com foto na piscina – Reprodução Instagram

Sempre aberta para falar de tudo, sem esconder quem e como é, a fortaleza Preta Gil colaborou, e muito, com pessoas que passam pelo mesmo que ela tem vivido, em relação ao tratamento contra o câncer.

“Eu sou uma mulher que nunca escondi quem eu sou, nem mesmo minhas dores. A vida, mais uma vez, me mostrou que minha existência é sobre representatividade, que sim, meu corpo, minha luta, minhas vitórias inspiram e podem colaborar pra uma transformação coletiva.

Sou grata aos médicos, as estomaterapeutas que me deram suporte e as milhares de mensagens que recebi de acolhimento e apoio. Estou aqui no hospital pronta pra mais essa etapa, vou fazer a cirurgia de reversão hoje, e estou cada vez mais perto do fim do tratamento!!! #pretacura.”

Bolsa de ileostomia: o que é?

A ileostomia é uma abertura criada cirurgicamente para desviar o fluxo do intestino delgado, e a bolsa acoplada a essa abertura é utilizada para coletar as fezes, que seguem um novo trajeto. Após uma cirurgia como a de Preta, o fluxo intestinal se torna involuntário, exigindo o uso constante da bolsa e a necessidade de esvaziá-la várias vezes ao longo do dia.Preta descobriu o câncer no intestino em janeiro deste ano, quando então começou sua luta pela cura, incluindo uma cirurgia que durou 14 horas, onde foi retirado o tumor.

Tags:


×