Eduardo Dussek dá aula de superação ao falar de diagnóstico de Parkinson

Por - 26/05/24 às 14:56

Eduardo Dussek dá aula de superação ao falar de diagnóstico de ParkinsonReprodução Globo

O cantor, compositor e ator Eduardo Dussek participou do programa “Altas Horas” da TV Globo no último sábado (25), onde revelou que foi diagnosticado com Parkinson há cerca de 10 anos. A entrevista foi cheia de momentos marcantes e também contou com homenagens a Ney Matogrosso.

Renata Capucci abre o coração pela primeira vez sobre Parkinson

Diagnóstico e reação

Durante o programa, Dussek compartilhou detalhes sobre como descobriu a doença. “Eu tenho Parkinson, quem não sabe é uma doença muito chique. Tem até uma avenida, a Parkinson Avenue”, brincou Dussek, arrancando risadas do público presente. Ele destacou a importância de manter uma atitude positiva e não deixar a doença dominar sua vida.

“Quando eu cheguei no médico, ele deu o diagnóstico depois de duas horas. Aí eu perguntei quais são os sintomas. Ele falou rigidez e tremor nas mãos. Aí eu falei que pelo menos facilita a masturbação. Tem uma coisa boa aí”, comentou Dussek, sempre com bom humor.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Eduardo Dussek dá aula de superação ao falar de diagnóstico de Parkinson
Reprodução Globo

Homenagem a Ney Matogrosso

O programa especial foi dedicado a Ney Matogrosso, promovendo encontros emocionantes entre o homenageado e amigos que não via há muito tempo. Dussek também aproveitou a oportunidade para cantar “Seu Tipo”, homenageando o amigo.

“A doença não pode te dominar. Você diz que ela é um fator de eliminação. E é um fator de eliminação. Mas eu rio de tudo”, afirmou Dussek, mostrando resiliência e otimismo diante da condição.

Michael J. Fox sobre dura batalha contra o Parkinson: ‘Não vou chegar aos 80’

Dados sobre o Parkinson

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 200 mil pessoas têm Parkinson no Brasil. A doença afeta os movimentos e ocorre devido à degeneração das células que produzem dopamina. A falta dessa substância provoca sintomas como tremores, rigidez muscular e desequilíbrio.

O diagnóstico da doença é baseado na história clínica do paciente e no exame neurológico, não havendo testes específicos para sua detecção ou prevenção. Embora não tenha cura, os tratamentos disponíveis ajudam a manter a qualidade de vida dos pacientes.

Renata Capucci detalha sintomas do Parkinson: “Enrijecimento nos dedos”

Neste emocionante episódio de ‘Altas Horas’, Eduardo Dussek não apenas compartilhou sua experiência pessoal, mas também proporcionou momentos de leveza e alegria, demonstrando que é possível enfrentar desafios com um sorriso no rosto.

Tags:

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.