Globoverso: De ‘Travessia’ a ‘Vai na Fé’, personagens fazem ‘intercâmbio’ em novelas e séries

Por - 07/05/23 às 09:00 - Última Atualização: 5 maio 2023

fotomontagem de helo (giobanna antonelli), creusa (luci pereira), stenio (alexandre nero) em travessia, kate (clara moneke) em vai na fé, pastora dagmar (heloisa jorge) em vai na fé e lui lorenzo (josé loreto) e willian (diego montez) em vai na féFoto: TV Globo/Estevam Avellar/Manoella Mello/Reprodução/Luis Peixe - Gshow/Montagem

A Rede Globo é uma das maiores emissoras de televisão do País, e além do canal da TV Aberta, possui diversos canais na TV a Cabo e o serviço de streaming Globoplay, fazendo com que haja a produção de muitas obras autorais, como novelas, filmes e séries, todas diferentes entre si.

Porém, não é tão incomum que alguns personagens de uma atração “façam um intercâmbio” em outra, gerando teorias de um possível “globoverso”, e nós do OFuxico vamos relembrar alguns personagens que transitaram entre programas para você. Confira!

HELÔ E STENIO – SALVE JORGE E TRAVESSIA

Alexandre Nero, Luci Pereira e Giovanna Antonelli todos de preto, em um dos cenários da novela Travessia
Alexandre Nero, Luci Pereira e Giovanna Antonelli ressuscitaram personagens de ‘Salve Jorge’ em ‘Travessia’ – Foto: Roberto Filho/Brazil News

Um dos maiores casos com certeza foi o de Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero), personagens importantes e recorrentes de “Salve Jorge”, que voltaram a ter muito destaque em “Travessia”, que chegou ao fim na sexta-feira, 5 de maio. Ambas as obras foram escritas por Gloria Perez.

Terminando juntos na primeira trama, os pombinhos tiveram uma vida amorosa turbulenta desde então, já tendo se separado duas ou três vezes quando “Travessia” começou, e passaram a novela toda nesse vai e volta antes de terminarem juntos definitivamente, muito porque a policial prendia os bandidos que o advogado soltava. Um adendo é que a delegada se especializou em crimes digitais para se conectar à nova trama abordada.

A filha do casal não chegou a dar às caras na novela, levantando muitas perguntas se Gloria Perez esqueceu dela ou apenas não quis mencioná-la, mas Creusa (Luci Pereira) foi outro rosto desse núcleo que voltou, trabalhando novamente na casa de Helô.

PASTORA DAGMAR – MAR DO SERTÃO E VAI NA FÉ

pastora dagmar (heloisa jorge), de mar do sertão, aparecendo em vai na fé
Pastora Dagmar (Heloisa Jorge), de ‘Mar do Sertão’, apareceu em ‘Vai na Fé’ – Foto: Divulgação/TV Globo

Também nessa sexta-feira, 5 de maio, a Pastora Dagmar (Heloisa Jorge) fez se intercâmbio, saindo diretamente de Canta Pedra, cidade fictícia em que se passava “Mar do Sertão”, para pregar sua fé durante um culto na Igreja de Piedade, um dos cenários da novela “Vai na Fé”.

Diferente do caso anterior e da maioria dos posteriores que vamos citar aqui, as novelas não têm a mesma autoria nem tampouco suas histórias conectadas, mas a referência foi feita com sucesso e maestria, rendendo um momento emocionante da religiosa com Sol (Sheron Menezes), Jenifer (Bella Campos), Marlene (Elisa Lucinda) e Hugo (MC Cabelinho).

KATE CRISTINA – VAI NA FÉ E ENCANTADO’S

Kate (Clara Maneke) em cena de Vai na Fé
Kate (Clara Moneke), de ‘Vai na Fé’, participará da segunda temporada da série “Encantado’s”, do Globoplay – Foto: Reprodução/TV Globo

Este caso ainda não aconteceu, mas irá acontecer em breve! Clara Moneke interpretando a personagem Kate Cristina, ou melhor, Katelícia, tem sido uma das revelações de “Vai na Fé” conquistando todo o país com seu bom humor, leveza e decisões que vão direto ao ponto, arrancando gargalhadas do público.

O sucesso da personagem tá sendo tamanho que ela fará um intercâmbio e participará da segunda temporada de “Encantado’s”, série de humor do Globoplay cuja primeira temporada estreou na TV aberta na última terça-feira, 02 de maio, que na trama acompanha uma família tentando manter um supermercado de pé. As informações são da coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Vale ressaltar que, em cena rápida de “Vai na Fé”, Kate mencionou que o “Encantado’s estava em promoção” quando foi comprar ingredientes para fazer seus sanduíches que vende no ICAES. Será que veremos este momento da promoção acontecendo? Ou será uma situação se passando após o fim da novela de Rosane Svartman? Isso só o tempo dirá!

ALEXIA MÁXIMO – SALVE-SE QUEM PUDER, BOM SUCESSO E VAI NA FÉ

Se duas produções não são o suficiente, então que tal três? Pois foi o número de atrações em que Deborah Secco interpretou Alexia Máximo, sua personagem da novela “Salve-se Quem Puder”, que é uma atriz famosa. Inclusive, ela apareceu no primeiro capítulo de “Vai na Fé”, pedindo os serviços de advogados de Lumiar (Carolina Dieckmann) e Ben (Samuel de Assis).

Deborah Secco caracterizada como Alexia, em 'Vai na Fé'
Deborah Secco interpretando Alexia, de ‘Salve-se Quem Puder’, mais uma vez em ‘Vai na Fé’ – Foto: TV Globo

Porém, a primeira aparição oficial da personagem foi em “Bom Sucesso”, que assim como a atual trama das 19h, é de Rosane Svartman. Alexia apareceu no último capítulo da novela de 2019, atuando ao lado da personagem Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães), em que elas gravavam uma cena de “Relvas da Paixão”.

Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e Alexia Máximo (Deborah Secco) em 'Bom Sucesso'
Silvana Nolasco (Ingrid Guimarães) e Alexia Máximo (Deborah Secco) em ‘Bom Sucesso’ – Foto: Rachel Camara/Globo

Para fechar, Érika (Letícia Salles), em sua carreira como jornalista de celebridades que foge da ética da profissão, chegou a afirmar que iria publicar uma nota confirmando Alexia Máximo no “Big Brother Brasil”, e se ela negasse publicamente, faria outra matéria dizendo que ela desistiu. Não foi em carne e osso, mas essa participação conta, não é mesmo?

WILLIAN – BOM SUCESSO E VAI NA FÉ

Willian (Diego Montez) em 'Bom Sucesso' e 'Vai na Fé'
Willian (Diego Montez) era de ‘Bom Sucesso’ e apareceu em ‘Vai na Fé’ – Foto: TV Globo/Estevam Avellar e Luis Peixe/Gshow/Montagem

Um personagem de “Bom Sucesso” que conquistou o público foi Willian (Diego Montez), fazendo Rosane colocá-lo para voltar a aparecer em “Vai na Fé”, cuja primeira participação foi no primeiro capítulo, como agente de Alexia Máximo. Aliás, na cena dela com Silvana na outra novela, ele chegou a estar presente também, conectando definitivamente as três novelas.

Ele então ficou sumido até início de abril da trama, quando Érika o chantageou para agenciá-la em sua carreira de atriz. Ele chegou a se envolver em uma fake News sobre Lui Lorenzo ser gay, mas que foi resolvida depois, e pode ser que Willian ainda dê as caras, quem sabe com a carreira de Érika deslanchando e a de WiIma (Renata Sorrah) voltando definitivamente?

ELIZA, DANI LIEB DICH E NATASHA – TOTALMENTE DEMAIS E BOM SUCESSO

Vamos encerrar com uma mini lista dentro de uma lista, pois é a prova de que Rosane Svartman sempre gostou de conectar suas tramas, chegando a colocar personagens de “Totalmente Demais” para aparecerem em “Bom Sucesso”, ambas escritas em parceria dela com Paulo Halm, que topou a brincadeira.

Eliza (Marina Ruy Barbosa), personagem principal da primeira trama citada, apareceu na segunda para desfilar para Paloma (Grazi Massafera), passando seu bastão de protagonista. Já sendo a vencedora do Concurso “Garota Totalmente Demais”, ela chegou a mandar um beijo para Jonatas (Felipe Simas), com quem terminou a novela junto.

Eliza (Maria Ruy Barbosa) em 'Bom Sucesso'
Eliza (Maria Ruy Barbosa) em ‘Bom Sucesso’ – Foto: Reprodução/TV Globo

Quem também participou de um desfile em “Bom Sucesso” foi Dani Lieb Dich (Fernanda Motta), que era modelo internacional em “Totalmente Demais”, chegando a viver um affair com Marcos (Romulo Estrela) e causar ciúmes em Paloma.

Dani Lieb Dich (Fernanda Motta) em 'Bom Sucesso'
Dani Lieb Dich (Fernanda Motta) em ‘Bom Sucesso’ – Foto: Victor Pollak/TV Globo

Quem também se envolveu com o bonitão foi Natasha (Lavínia Vlasak), que na trama de 2019, lançou um livro pela editora Prado Monteiro, da família de Alberto (Antônio Fagundes) e cenário central da história.

Natasha (Lavínia Vlasak) em 'Bom Sucesso'
Natasha (Lavínia Vlasak) em ‘Bom Sucesso’ – Foto: Reprodução/TV Globo

E você, se lembra de alguma outra aparição de um personagem que pertencia à outra produção? Qual das citadas foi a sua favorita?

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags: ,,,,,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×