Lui Lorenzo e Empreguetes: Cases musicais de sucessos da novela das 19h
Por Murilo Rocha - 04/03/23 às 08:00 - Última Atualização: 3 março 2023
Quem adora acompanhar as tramas das 19h das novelas da Globo geralmente se depara com personagens carismáticos que sempre tratam de assuntos com delicadeza e introduzem a discussão por meio de sua trama particular. Mas, dois casos que conseguiram quebrar a bolha foram relacionados a música: As Empreguetes de “Cheias de Charme” e Lui Lorenzo (José Loreto) de “Vai Na Fé”. Todo mundo adora parar para ouvir as músicas de cada um dos artistas, e mesmo sendo fictícios, eles conquistaram uma base fãs bem alta, no caso de Lui até mais rápido por conta do advento das redes sociais. Mas, a que se deve tanto sucesso? O OFuxico analisou um pouco da trajetória de ambos.
Leia+ Saiba tudo que vem aí em “Vai Na Fé”
TRAMA
Enquanto em “Cheias de Charme” tínhamos três grandes personalidades que se completavam em seus dramas pessoais e que se conheceram na delegacia por conta de uma confusão que cada uma se envolveu com seus patrões, as Marias prometiam uma amizade a lá Spice Girls e descobriam uma paixão que as unia: A Música. Além disto, o sonho da independência e de levar condições mais justas para todas as empregadas domésticas eram merchans da banda, o que as deixavam muito mais humanizadas.
Já Lui Lorenzo é o galã cafajeste tradicional das novelas: Corpão, todos querem tirar uma casquinha e ter uma noite com o moço, além de ser extremamente sedutor e galanteador. Mas, o diferencial de Lui é que, além da paixão pela música, ele mostra que tem um coração bobo, ao se apaixonar por Sol (Sheron Menezzes), e também ele tem a jornada que todo mundo adora acompanhar: Ele tem uma mãe megera cômica e uma equipe a todo seu dispor, mas, ele descobre que não tem o principal: Um amor para chamar de seu.
LOOKS
Enquanto As Empreguetes tinham diversos looks que marcaram as telenovelas, como as perucas Chanel Rosa , os acessórios e os looks brancos e azuis, Lui Lorenzo se veste do jeito mais brega possível, com sua camisa aberta e uma calça bem apertada, para sempre deixar claro que o negócio dele é ser sensual e sexy, sem ser vulgar, como diria a maravilhosa Inês Brasil.
Enquanto o girlgroup apostava em coisas que se tornavam ‘O Momento’ dentro e fora das telinhas, Lui remete a Sidney Magal com um ‘Q’ de Ricky Martin, fazendo todo mundo se apaixonar pelos seus estilos, sejam eles únicos ou inspirados nos ícones.
JORNADAS PESSOAIS
Em “Cheias de Charme”, um dos pontos mais legais que temos é o desenvolvimento particular de cada uma: Enquanto Rosário (Leandra Leal) sonhava em se tornar a cantora e compositora que nasceu para ser, Cida (Isabelle Drummond) tinha o bom e velho conto de Cinderella, se tornando a gata borralheira clássica, e vivendo um triângulo amoroso. Já Penha (Tais Araújo) era a clássica dona de casa batalhadora e guerreira, que dava o sangue para a sua família e dava muito duro para seu crescimento pessoal.
Já Lui Lorenzo, à primeira vista, parece ser um garoto mimado, que teve tudo que sempre quis e que sempre teve qualquer mulher aos seus pés. Mas, a vida ensina para ele que não é bem assim, além de ter a sua história com a música ligada ao Lulu Santos. Ainda em desenvolvimento, o coração do galã fica ainda mais exposto a cada capítulo da trama.
OS INTÉPRETES
É impossível não citar cada um que interpretou, ou no caso de Lui está interpretando, as talentosas atrizes que deram vida as três mulheres que mostraram para o Brasil que você pode ser o que quiser, inspirando milhões de pessoas por aí, além de que no momento, Loreto pega um personagem que parece ser óbvio à primeira vista e transforma em um case de sucesso. Tudo isto juntado com suas respectivas novelas e tramas gostosas de acompanhar.
MÚSICAS
Achou que não ia ter a “Joaninha” ou a “Vida de Empreguete”? Pois, achou errado! O final só podia ser esse: Os dois apostam na Pop Music e transformam letras caricatas em verdadeiros hits chiclete. O refrão de “Vida de Empreguete” gruda igual chiclete na cabeça: Se eu soltar aqui um “Levo vida de empreguete…”, eu aposto que você completou mentalmente a letra, e talvez tenha até ido procurar para ouvir o hino. Além de outros sucessos como “Maria Brasileira” e “Nosso Brilho”.
Lui então…. No momento qualquer pessoa que começa a cantar “Joaninha safadinha…” também deve ter a resposta mentalmente e completa a canção, além de agitar tudo com “Pool Party”. De fato e de longe pode tudo parecer clichê e ruim, mas, a intenção é justamente essa: Músicas super grudentas, que não importa o mais metaleiro que você seja, ou o mais undergorund: elas vãos grudar na sua cabeça e não vão sair de jeito nenhum.
MAS, E NUMA BATALHA?
Olha, é uma pergunta difícil, porque, por um lado, o saudosismo e a forma como “Cheias de Charme” conquistou um lugar especial no coração, além de ter lançado um fenômeno que todo mundo pede de volta em uma série, filme, especial, ou qualquer coisa, literalmente, temos um ótimo Lui Lorenzo que está mais fresco na cabeça.
No final, a comparação fica a seu cargo, mas, a verdade é que depois da girlband, Lui é um dos personagens fictícios mais especiais que temos, e que com o tempo irá adentrar o hall, se já não conquistou o seu lugar, de personagens que marcaram uma época no tempo. No final, os dois tem seu público e podem ser atemporais. O “clássico” e o novo sempre voltam a batalhar de alguma forma, mas, no final tem espaço para os dois.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha