Nelson Freitas fala do desafio de viver três ex-presidentes do Brasil em série
Por Luigi Civalli - 14/12/22 às 14:35
Depois de “Eike Tudo ou Nada”, Nelson Freitas está de volta. Agora, o ator faz uma espécie de “3 em 1” e pode ser visto interpretando três presidentes do Brasil: Castelo Branco, Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médice, na segunda temporada da série ‘Jogo da Corrupção’, do Amazon Prime Video.
A direção é do argentino Armando Bó, vencedor do Oscar, em 2015, de melhor roteiro original pelo trabalho no filme Birdman. Com oito episódios, a série traz a história do ex-presidente da FIFA, João Havelange, para o Brasil e a Europa, e mostrar as origens da transformação da mais importante instituição do futebol, em uma potência comercial e política.
Leia+: Filho de Maurício de Sousa interpreta o pai em filme biográfico
Nelson, a princípio, fez o teste para o personagem principal, João Havelange, que não ficou com ele. No entanto, ele foi tão bem que ganhou outros três papéis.
“Eu havia feito testes para o personagem principal o João Havelange, mas a produção optou pelo Albano Jerónimo, pois o ator representava várias idades ao longo da série, além de ter a altura e características físicas do João, e é um tremendo ator. Mas, o Armando Bó gostou do meu teste e me convidou para essa participação e achei bacana fazer parte dessa produção, que foi uma das maiores que já passaram pela capital uruguaia”, disse em conversa com o OFuxico.
Questionado sobre o fato de viver três ex-presidentes da República e Eike Batista, Nelson revelou como se preparou para os personagens.
Leia+: ‘Pânico 6’ ganha trailer tenso com Jenna Ortega. Assista!
“O Armando Bó, diretor da série, é argentino e podíamos falar em castelhano, mas a língua oficial do set era inglês e apesar de todos os protocolos pandêmicos, conseguimos levantar uma produção gigante e foi tudo muito agradável. A composição dos três presidentes não exigia rigor. A minha contribuição é uma ‘pegadinha’ porque interpreto os três presidentes do Brasil durante a permanência do João Havelange a frente da FIFA, o Castelo Branco, o Garrastazu Médice e o Ernesto Geisel, ou seja, muda o presidente, mas não muda nada (risos)”, disse.
“Já no Eike (em Eike Tudo ou Nada) foi mais trabalhoso e intenso, me debrucei sobre centenas de entrevistas e documentos audiovisuais para tentar trazer alguma coisa dele, mas evitando a possibilidade de uma caricatura, de uma imitação. Nosso Eike é uma interpretação de uma personagem de um roteiro de ficção baseado no livro original da jornalista Malu Gaspar”, disse.
Nelson ainda falou um pouco da experiência de ter vivido durante o regime militar no Brasil, época que o país foi governado pelos personagens que ele interpreta.
“Eu nasci em 62 e minha infância e juventude foram durante os anos do regime militar, eu estudei em Colégio militar, e tenho uma formação dentro do padrão da caserna, mas as pessoas da minha geração devem lembrar que os livros de didáticos de história daquela época só iam até a república”.
Bastante conhecido por personagens no meio do humor, por ficar 20 anos focado em papéis que arrancam o riso do público, Nelson Freitas considera que seus papéis mais recentes são como um “retorno às origens”.
“São 36 anos de carreira e no humor foram quase 20, mas minha origem é o drama, onde tive oportunidade de fazer novelas, peças de teatro e cinema em papéis mais densos. Esse momento é meio que um retorno às origens, e tem sido valoroso, sobretudo pelo fato de poder surpreender uma audiência acostumada com a minha comicidade de tantos anos dedicados ao gênero”.
E, apesar da divulgação do novo trabalho, Nelson Freitas não está nem perto de descansar. Agora, ele grava uma série da Disney +, mas prefere manter o mistério antes de revelar detalhes do novo projeto.
“Estou em São Paulo gravando uma série para a Disney Star + chamada ‘Desejos S.A.’, que deve vir para o ano que vem, mas não posso falar muito por enquanto. Mas continuo com o meu canal no YouTube o, Nelson Freitas Oficial, onde tenho tentado trazer temas que promovam a inspiração e motivação, resgatando a memória nacional com contos e causos”, finalizou.
Jogo da Corrupção está disponível no serviço de streaming da Amazon Prime Video.
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais