Vacina, Covid, BBB… O que faltou na Retrospectiva da Globo

Por - 28/12/21 às 10:47

Globo fala do BBB em retrospectiva com tom de esperançaGlobo fala do BBB em retrospectiva com tom de esperança. Foto: Reprodução/TV Globo

Esperança. Essa foi a palavra que a Globo escolheu para abrir a primeira parte de sua Retrospectiva 2021. Apesar das várias incertezas, catástrofes naturais e polêmicas, a emissora preferiu um tom menos agressivo para o programa, que foi ao ar na noite desta segunda-feira, 27 de dezembro. Sandra Annenberg e Gloria Maria apresentaram o jornalístico ao longo de 1 hora e 35 minutos e lideraram os assuntos mais comentados no Twitter. Entre os temas lembrados, fizeram falta dedicatórias à altura de artistas que nos deixaram esse ano.

O programa começou com um histórico da pandemia do coronavírus no Brasil, mas o foco não foi a tragédia, mas o desenvolvimento da cobertura vacinal no país e no mundo. Por exemplo, lembrou a forma como os brasileiros torceram para que o imunizante chegasse a todos e os números de mortes pela Covid-19 diminuíssem. O tom fez lembrar as críticas que a emissora recebeu no começo da pandemia, por ‘contar cadáveres’; agora foi a vez de contar vidas.

Outro tema absolutamente pacífico foi a passagem do Brasil pelas Olimpíadas de Tóquio. O evento deveria ter acontecido no ano passado, mas só rolou em meados de 2021, também por causa da pandemia de coronavírus. O bom desempenho dos brasileiros, destaques em esportes inesperados e personalidades que surgiram no evento brilharam na retrospectiva. Sem polêmicas, o esporte passou por uma festa só.

A emissora ainda falou sobre meio-ambiente, as aventuras espaciais de Elon Musk, os hackers que invadiram o sistema de saúde no país e chegou ao entretenimento de uma forma até inesperada. A falta que o Carnaval fez para os brasileiros e como precisamos nos reinventar para a festa. Agora, a pergunta que fica é: como faremos em 2022 com o maior evento do mundo?

O BBB GANHOU MANCHETE

Para além disso, o Big Brother Brasil, Karol Conká e Juliette renderam vários segundos de emoção na telinha. A vencedora do BBB21 pode reviver o anúncio de Tiago Leifert lembrando de seus 24 milhões de seguidores, Gil do Vigor e seu ‘basculho’ na briga com Pocah também estavam lá para entreter a família brasileira. Contudo, não foi só isso. O recorde histórico de rejeição da rapper não ficou de lado e a emissora questionou se o programa havia lançado uma ‘vilã’, com seus 99,17% de rejeição. A cena em que Karol afirma que não quer ouvir a voz de Lucas Penteado voltou à televisão.

No entretenimento, o BBB não foi o único destaque. Por exemplo, a tragédia no set de filmagem de um longa, em que Alec Baldwin matou a diretora de fotografia de “Rust”, após disparar uma arma carregada também apareceu na retrospectiva; o lançamento de “Girl From Rio” na carreira internacional de Anitta e o caso de Britney Spears ganharam destaque.

A Globo ainda falou dos jogos para-olímpicos de Tóquio e seguiu o programa falando de preconceito, homofobia e misoginia, com destaque para o caso do DJ Yves, preso por agredir a esposa e ter imagens das cenas de violência divulgadas nas redes sociais. O envolvimento de Maurício Souza, da seleção de vôlei, com comentários homofóbicos e sua demissão estavam nesse bloco de notícias.

Depois disso começou um jornalístico mais ‘quadrado’, com destaque para política, a CPI da Covid, o compartilhamento em massa de notícias falsas, inflação e falta de poder aquisitivo da população. Ademais, a retrospectiva destacou tragédias e vídeos que surpreenderam a população, com vidas que se salvaram por um segundo ou centímetros de desastres.

FEZ FALTA

A Globo dedicou um longo minuto para as despedidas desse ano. Mortes por Covid ou não marcaram o ano de dezenas de personalidades nas artes, política e economia em todo o mundo. Contudo, uma emissora que trabalha diretamente com produção de entretenimento não deu o destaque que alguns nomes mereciam. Em 2021, nos despedimos de Tarcísio Meira, Paulo Gustavo vítimas da Covid-19, além de Eva Wilma, Luis Gustavo e Paulo José, funcionários da casa, que também partiram esse ano. A eles, um breve segundo de imagens de seus trabalhos.

Dois destaques seriam necessários nesse momento: Paulo Gustavo e Marília Mendonça. E são justificáveis. O protagonista de “Minha Mãe é uma Peça”, vítima da Covid-19, ganhou até missa de sétimo dia no Cristo Redentor, uma cobertura ampla da emissora sobre sua morte e vários dias acompanhando a vida após o velório. Paulo ganhou um dia em sua homenagem. Em Niterói, uma rua mudou de nome só para ele e a Globo estava lá para reafirmar todas esses necessários reconhecimentos.

Sobre Marília Mendonça, o assunto da morte da cantora, numa tragédia de avião, rendeu mais de um mês, com velório aberto em estádio de Goiânia, homenagens das mais diferentes no país e cobertura especial de horas no jornalismo da emissora. O Fantástico, Domingão com Huck e até mesmo um show pararam na tela da Globo como formas de homenagear e lembrar a imagem da rainha da sofrência.

É compreensível, ainda assim, que a direção da retrospectiva tenha tentado tratar todos os personagens igualmente. Então, Paulo e Marília ganharam o mesmo espaço que todos os outros.

Após a exibição, Sandra Annenberg anunciou o que já adiantamos por aqui: o programa começou num tom otimista, antes de fazer as denúncias necessárias ao ano. No Globoplay, a Retrospectiva 2021 foi dividida em três episódios: Esperança, Democracia e Resistência. “Foi um ano que nos trouxe tristeza e revolta, mas 2021 também nos trouxe esperança e aprendizado!”, justificou Glória Maria.

No Twitter, o jornalístico ocupou o topo dos assuntos mais comentados. A Globo ainda ficou em segundo e terceiro lugar no ranking, com “Um lugar ao Sol” e o nome de “Bárbara”, personagem de Aline Moraes na trama de Lícia Manzo.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Prima de Marília Mendonça, cujo pai também morreu no acidente, passa por cirurgia no coração
Felipe Netto termina namoro com Bruna Gomes: ‘Fui surpreendida’
Jojo Todynho desabafa após vizinho arranhar seu carrão de luxo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Tags:

Pioneiro no Brasil em cobertura de entretenimento, famosos, televisão e estilo de vida, em 24 anos de história OFuxico segue princípios editoriais norteados por valores que definem a prática do bom jornalismo. Especializado em assuntos do entretenimento, celebridades, televisão, novelas e séries, música, cinema, teatro e artes cênicas em geral, cultura pop, moda, estilo de vida, entre outros.