Vanessa Lopes fala sobre seu diagnóstico, após desistir do BBB 24: ‘quadro psicótico agudo’

Por - 18/02/24 - Última Atualização: 4 março 2024

Vanessa Lopes fala sobre diagnóstico após deixar o BBB 24

Atualizada às 23h22

No começo do BBB 24, Vanessa Lopes apertou o botão e chocou com a sua saída relâmpago e o estado mental que demonstrou no confinamento.

No dia que apertou, a influencer parecia confusa e disse que os participantes eram atores, além de ter acreditado em teorias dos olhos e quadros.

BBB 24: Limão vira discórdia e Davi explica porque se estressou!

A busca pelo equilíbrio

Vanessa Lopes conversou com o programa e contou que se isolou e está em busca de uma vida mais saudável, mais comum. Está acompanhada por seus pais e cuidada por Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Vanessa, 22 anos, é natural de Brasília e cresceu em Recife. Hoje ela soma mais de 40 milhões de seguidores nas redes sociais.

Trechos da entrevista:

Sobre a decisão de deixar o reality

“Eu continuo achando que a decisão foi um alívio, eu continuo muito feliz. Obviamente que eu queria viver muito aquela oportunidade, porque é uma oportunidade única, é uma oportunidade que maioria das pessoas deseja. Mas que eu não tava bem para viver aquilo. Então eu prefiro estar em casa, com os cuidados médicos, tomando meus remédios e com a minha família e meus amigos do que realmente estar da forma que eu tava lá.”

Afinal, Nizam e Luiza Brunet fizeram as pazes? Saiba tudo!

O diagnóstico

“Segundo meu psiquiatra, eu tive um quadro psicótico agudo que é como se a minha mente rompesse com a realidade. É como se eu já não entendesse mais o que é a imaginação da minha cabeça e o que é real. Isso aconteceu pelo estresse, pela falta de sono, pela ansiedade, medo do que tava acontecendo lá fora no programa, medo que tava acontecendo dentro do programa”

“Criei várias fanfics na minha cabeça, a todo momento, eu dizia: ‘Olha, pode ser que seja real isso que eu queria na minha cabeça ou não'”.

BBB 24: Saiba porque Michel foi alvo de ‘malhação de língua’ de Bin e Rodriguinho!

O tratamento

“Nós chamamos de quadro psicótico agudo aqueles quadros em que a pessoa vem dentro da característica de um funcionamento normal e repentinamente ela rompe com a realidade e passa a viver uma realidade paralela. Não precisa ter história nenhuma pregressa pra poder fazer esse diagnóstico e o futuro vai depender totalmente do que você faz agora no presente com a presença da doença. O quanto mais cedo você intervém, mais cedo você tem um melhor resultado e um melhor prognóstico”, esclarece o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva.

Influencia do trabalho em seu problema

“Com certeza eu acho que tem relação. Medo do julgamento, medo do que as pessoas vão achar da gente, foi o que mais me pegou naquele momento. Tudo que eu já vivenciei com a internet, todas as opiniões e julgamentos que as pessoas tiveram sobre mim, com certeza foram dores minhas que vieram à tona lá dentro, isso eu não tenho dúvida”.

BBB 24: Desabafo e frustração levam Giovanna às lágrimas

Conclusão de Vanessa

“Eu acho que duas palavras que me definem são alívio e medo. Alívio porque eu tenho uma base familiar e amigos que me apoiam muito e estão me apoiando muito nesse tempo, fazendo atividades físicas, e medo pelo julgamento.

Às vezes acho que a minha geração é uma geração muito da correria. É uma geração muito do ‘ai tem que fazer aquilo, tem que fazer aquilo’, mas a gente primeiro para fazer algo, a gente tem que se cuidar”, concluiu a influenciadora.

Receba as notícias de OFuxico no seu celular!

Desistência

Vanessa Lopes foi um nome controverso no BBB 24, mas não deixou de receber atenção da internet por conta da sua fragilidade mental.

Anteriormente, ela já tinha levantado preocupação, mas em uma edição, Tadeu deixou claro que ela seguia apta ao confinamento, segundo a profissional que a avaliou.

Michel vira centro de alfinetadas de Bin Laden e Rodriguinho

Dias depois, ela deixou os colegas nervosos, juntou todos na sala e apertou o botão, rapidamente, dizendo adeus a jornada para conquistar o prêmio milionário.

Tags: ,

Em formação no Jornalismo pela UMESP. Escreve sobre cultura pop, filmes, games, música, eventos e reality shows. Me encontre por aí nas redes: @eumuriloorocha