República Dominicana: um paraíso com praias, vida noturna e reservas ecológicas
Por Esther Rocha - 19/04/23 às 08:16 - Última Atualização: 20 abril 2023
Quais são as principais atrações turísticas na República Dominicana?
A República Dominicana é um dos destinos mais populares de todo o Caribe, e embora este país seja conhecido principalmente por suas incríveis praias, elas estão longe de esgotar seus encantos.
A partir de um amplo território selvagem cuidadosamente preservado até uma arquitetura antiga com mais de meio milênio de história, a República Dominicana possui atrações para todos os gostos.
Nesta oportunidade, vamos explorar estas três razões para visitar a República Dominicana, escolhendo três pontos turísticos que exemplificam muito bem cada uma delas: Punta Cana, Santo Domingo e a Reserva Jaragua.
Punta Cana
Comecemos por Punta Cana. Embora tenhamos dito que a República Dominicana é muito mais do que praias, também é verdade que aqui se localizam algumas das melhores praias do mundo. Elas são um exemplo clássico de uma das famosas praias do Caribe: grandes extensões de areia branca combinam-se com a água cristalina, resultando em uma imagem de cartão postal.
Embora possamos encontrar paisagens assim em todo o país, uma cidade onde elas se destacam especialmente é Punta Cana. A cidade possui uma temperatura média anual de aproximadamente 27 ºC e mais de 300 dias de sol por ano, tornando-a um destino de praia quase infalível. Para se ter uma ideia mais clara, isso significa que cada dia em Punta Cana tem mais de 80% de chances de ser ensolarado.
Além de suas praias, a cidade possui uma vida noturna que pouco tem a invejar às grandes cidades do mundo. Não é difícil encontrar uma ampla variedade de bares, clubes, restaurantes e cassinos de luxo espalhados por suas muitas áreas turísticas. Durante a alta temporada, milhares de turistas do mundo todo conseguem passagens aéreas e se agrupam em Punta Cana formando um único ambiente festivo.
Quanto às suas hospedagens, o litoral de Punta Cana é cercado por hotéis de luxo preparados para receber os viajantes mais exigentes. Desde permitir que os turistas organizem excursões sem sair do hotel até contar com restaurantes, spa e praia privativa em seu interior, eles aparecem como os melhores amigos do viajante.
Santo Domingo
Quem procura mergulhar de cabeça na história da República Dominicana encontrará em Santo Domingo uma porta para a parte mais autêntica de sua cultura. Esta é a segunda cidade mais visitada do país, ficando atrás apenas de Punta Cana, e é uma visita obrigatória para quem viaja para este país. Geralmente, isso acontece de forma literal, já que é comum que a maioria das companhias aéreas, como a Copa Airlines, tenha uma escala obrigatória lá.
A cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, é a primeira e mais antiga cidade europeia das Américas. Ela é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO e conseguiu preservar muito bem uma boa parte de sua arquitetura colonial.
Um exemplo específico da antiga tradição arquitetônica do país é a Catedral Primada da América. Dedicada a Santa Maria da Encarnação, esta catedral foi construída há pouco menos de 500 anos e ainda é uma obra impressionante da arquitetura colonial.
Ela segue um estilo gótico, que pode ser visto em suas altas abóbadas e na fachada cuidadosamente trabalhada. Em seu interior, podemos encontrar todo tipo de arte colombiana: quadros, marcenaria, móveis antigos e outros artefatos de grande peso cultural. Um detalhe interessante da Catedral Primada da América é que foi o lugar de descanso de Cristóvão Colombo por mais de 200 anos.
Por outro lado, a cidade também conta com um grande número de museus destinados a preservar seu legado colonial. Localizados em edifícios históricos, alguns deles utilizam a mesma arquitetura do edifício para fazer isso. Um exemplo disso é o Museu das Casas Reais, que fica no Palácio da Real Audiência de Santo Domingo, onde ficavam os escritórios administrativos da Coroa Espanhola.
A Reserva Jaragua
Embora as praias e a história sejam os dois motivos que mais frequentemente atraem os turistas para a República Dominicana, a enorme beleza e biodiversidade do seu território também é um dos seus pontos fortes. Ainda que possamos encontrar mais exemplos, vamos falar de uma das reservas ecológicas mais importantes da República Dominicana: o Parque Nacional Jaragua.
Este gigantesco parque está localizado no sudeste do país, bem na fronteira com o Haiti. Com mais de 1300 quilômetros quadrados, é de longe a maior reserva ecológica do Caribe. Aqui podemos encontrar uma enorme quantidade de espécies animais e vegetais nativas correndo, voando e nadando em seu interior.
O Parque Nacional Jaragua se estende por vários ecossistemas diferentes: montanhas, florestas, lagos, rios e cavernas são algumas das várias maravilhas naturais dentro do parque. Perto da reserva temos a cidade de Pedernales, que pode oferecer hospedagens aos turistas interessados em passar o dia inteiro em Jaragua.
Embora o acesso à reserva possa exigir mais trabalho do que outros pontos mais populares do país, não temos dúvida de que o trabalho vale completamente a pena. Aqueles turistas que procuram viagens para Jaragua encontrarão uma grande variedade de companhias aéreas como a Copa Airlines que oferecem passagens para diferentes pontos do país próximos à reserva.
Com isso, concluímos o artigo de hoje. Embora saibamos que férias em uma praia do Caribe são uma boa forma de convencer qualquer pessoa a visitar a República Dominicana, estamos certos de que não é a única.
Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.