28 anos do RM: Relembre a trajetória do integrante do BTS!

Por - 11/09/22 às 12:00 - Última Atualização: 10 setembro 2022

RM, do BTS, posando para fotoFoto: Reprodução/Instagram

Esta segunda-feira, 12 de setembro, é marcada por uma data para lá de especial para o BTS, e seus fãs, os ARMYs. Isso, porque Kim Namjoon, mais conhecido como RM, um dos sete integrantes do grupo, ao lado de Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, completa seus 28 anos. Apesar de ainda ser dia 11, os admiradores já começaram as comemorações e subiram diversas hashtags nas redes sociais, além de organizarem diversos projetos para enaltecer as músicas do rapper. 

Leia+: BTS: Governo sul-coreano volta atrás e remove pesquisa sobre alistamento do grupo. Entenda!

Vale lembrar que os fãs comemoram o aniversário do artista no horário da Coreia do Sul, ou seja, enquanto no Brasil ainda é meio-dia de domingo, no país asiático o aniversário do idol já começou por conta do fuso-horário. Pensando nisso, OFuxico preparou uma lista para relembrar a notável e impressionante carreira de RM. Vem com a gente! 

AUDIÇÕES E DEBUT

Nascido em Ilsan, na Coreia do Sul, RM foi atrás do seu sonho no ano de 2009 e fez um teste para fazer parte da gravadora Big Deal Records. Apesar de ter passado na primeira fase da seleção, Namjoon não avançou no processo após ter esquecido as letras de suas músicas por conta do nervosismo na segunda fase. Um ano mais tarde, o artista decidiu fazer um teste para entrar na Big Hit Entertainment, e seu talento chamou a atenção do CEO da gravadora, Bang Si-hyuk, que o ofereceu uma vaga na empresa. Sem nem falar com seus pais, RM não pensou duas vezes e logo  aceitou a proposta.

Leia+: Jungkook, do BTS, revive músicas antigas do grupo em live. Veja!

Assim, RM passou três anos como trainee da gravadora, ao lado dos colegas Min Yoongi e Jung Hoseok, que logo receberam Kim Seokjin, Jeon Jungkook, Kim Taehyung e Park Jimin, respectivamente, para formar um grupo de hip hop, que, mais tarde, viria a se tornar o fenômeno mundial BTS. Assim, em 2013, depois de muito treinamento e trabalho duro, Namjoon finalmente debutou ao lado de seus companheiros de banda com o álbum “2 Cool 4 Skool”, que contou com 6 músicas, incluindo o primeiro single do grupo, “No More Dream”.

BTS

Desde então, RM continuou participando ativamente do septeto, que foi ganhando cada vez mais destaque na Coreia do Sul, e também ao redor do mundo. Com mais de 200 músicas, o grupo foi conquistando seus fãs e seu espaço na indústria musical tão concorrida. No grupo, Namjoon mostrou seu verdadeiro talento para a música e assumiu o papel de líder, rapper, compositor, produtor e dançarino. 

Leia+: 25 anos do Jungkook: Relembre a carreira do membro do BTS!

Vale ressaltar, no entanto, que, além das canções em conjunto com os outros integrantes, o rapper também ganhou músicas solo nos álbuns do grupo. Em 2013, RM apresentou a faixa de introdução do segundo álbum do septeto, intitulado “O!RUL8,2?”, que marcou seu primeiro lançamento solo, divulgado coletivamente como “BTS”. Já em 2014, o grupo lançou seu terceiro disco, “Dark & ​​Wild”, que também contou com uma faixa de rap como introdução, intitulada “Intro: What Am I To You”, e foi interpretada apenas por Namjoon. 

Leia+: BTS: V aposta na carreira de modelo e é a nova estrela da Vogue Korea

Além destas, RM ainda teve as músicas “Reflection”, do álbum “Wings”, lançado em 2016, “Trivia: Love”, do disco “Love Yourself: Answer”, de 2018, e “Intro: Persona”, que fez parte do álbum “Map Of The Soul: Persona”, de 2019. 

CARREIRA SOLO

Namjoon ainda decidiu expandir as suas habilidades para além do BTS e, Em simultâneo com as atividades do grupo, RM, assim como os outros membros, não deixou de investir em sua carreira como cantor solo. Assim, em 2015, o rapper lançou sua primeira mixtape solo, que recebeu o mesmo título de seu nome artístico, “RM”. Com 11 faixas no total, Namjoon escolheu as canções “Joke” e “Do You” como singles para ganharem um MV. Vale lembrar também que o disco foi um grande sucesso e entrou no 48º lugar no ranking de “50 Melhores Álbuns de Hip Hop de 2015” da Spin. 

Leia+: BTS anuncia show em Busan com transmissão gratuita

Além disso, em agosto do mesmo ano, RM se juntou com a Marvel Studios e fez parte da trilha sonora do filme “Quarteto Fantástico”, lançando o single digital, “Fantastic”, com Mandy Ventrice. No entanto, já em 2016, RM declarou que não se identificava mais com as músicas de sua mixtape, afirmando que, na época, escreveu as canções sobre as emoções negativas que carregava, e, agora, sentia que muitas partes de suas letras eram “imaturas”.

Leia+: BTS: Conheça os jogos lançados pelo grupo!

Em 2017, Namjoon divulgou sua colaboração com o rapper americano Wale em uma faixa especial chamada “Change”. Ao escrever a letra da música, RM disse que, embora os dois rappers fossem extremamente diferentes, suas semelhanças estavam no fato de que, tanto a América, quanto a Coreia do Sul, tinham suas complicações nas situações políticas e sociais e ambos queriam que o mundo mudasse para melhor. 

Ainda no mesmo ano, RM participou de um remix da música “Champion” do Fall Out Boy. A parceria alcançou a 18ª posição no Bubbling Under Hot 100 Singles da Billboard e ajudou o artista a alcançar o número 46 no Emerging Artists Chart. Assim, o jovem fez história como o primeiro artista de K-pop a aparecer no gráfico Rock Digital Songs Chart, chegando em segundo lugar na lista.

Leia+: BTS: Grupo revisita memórias e brigas icônicas em episódio de ‘Run BTS!’

No ano seguinte, RM lançou sua segunda mixtape, intitulada “Mono”. O disco contou com sete canções no total e, com ela, ele se tornou o primeiro artista sul-coreano a ficar em primeiro lugar no Emerging Artists Chart nos Estados Unidos. 

Leia+: BTS: Além de ‘Bad Decisions’, conheça outras parcerias do grupo

Já em 2019, o rapper fez uma participação no remake do single “Crying Over You”, da dupla inglesa HONNE, que também contou com a cantora BEKA. Três meses depois, em julho, Namjoon também apareceu no quarto remix oficial do hit “Old Town Road” do cantor Lil Nas X, intitulado “Seoul Town Road”, que, seria a canção responsável por levar o BTS ao palco da premiação Grammy Awards pela primeira vez. 

Leia+: V, do BTS e Jennie, do Blackpink, surgem em fotos e fãs especulam

Já em 2021, RM divulgou mais uma colaboração, desta vez com a cantora sul-coreana Younha. O rapper participou da canção “Winter Flower”, que foi lançada em janeiro daquele ano. Além disso, Namjoon também participou de “Don’t”, a faixa-título do segundo álbum solo do cantor coreano eAeon lançado em abril.

SEXY NUKIM

Agora, em 2022, além de ter lançado o álbum “PROOF” como BTS, sendo este a primeira antologia do grupo, RM divulgou uma nova parceria. O líder do septeto participou da faixa “Sexy Nukim”, que na tradução literal significa “Sentimento Sexy”, do coletivo de K-pop alternativo Balming Tiger. Mostrando sua versatilidade, a canção é diferente de tudo o que Namjoon já lançou anteriormente. Além disso, vale ressaltar que o integrante do BTS chamou a atenção de seus fãs com seu verso na música, que contou com uma letra sensual. 

Leia+: BTS: Jungkook inicia projeto do grupo como ‘vampiro’. Entenda!

“Garota, você pode manter isso em segredo enquanto nós ‘passeamos’. Eu vou pintar você hoje à noite, eu não tenho que enviar uma mensagem privada porque você já ouviu falar do meu time”, diz uma parte da canção cantada por ele. Vale lembrar também que, em conversa com a revista “DIY Magazine”, o grupo Balming Tiger falou sobre o processo de criação do novo single e elogiou Namjoon. “Ainda não tínhamos nenhuma parceria nas canções até então porque achamos que somente nossos membros poderiam entender e expressar melhor nossas músicas”, explicou o grupo, que logo completou: “A parte de RM nesta música nunca poderia ser substituída por outra pessoa”.

Leia+: BTS faz história como ‘Grupo do Ano’ no VMAs 2022. Entenda!

“Quando ele ouviu a música, ele disse que gostaria de se juntar a nós com muito prazer. Só podemos dizer que a energia que imaginamos em RM ao fazer essa música chegou até ele e que ele a sentiu. Assim como trabalhamos internamente entre o nosso grupo, o trabalho com ele ocorreu naturalmente. Além disso, seu desempenho foi ótimo. Acabamos usando as letras e o estilo de rap que ele nos enviou logo da primeira vez. Ele entendeu a música 120% e trouxe seu próprio estilo dentro do fluxo da faixa. E porque ele é um homem tão humilde e de personalidade charmosa, conseguimos nos divertir ao longo de nosso trabalho com ele”, finalizou o grupo.

Leia+: BTS alcança nova conquista na Billboard com “Bad Decisions”. Veja!

Por fim, vale ressaltar que, somando seu trabalho como integrante do BTS e músico solo, RM possui 199 músicas creditadas na Associação de Direitos Autorais da Coreia, a KOMCA. Assim, Namjoon é o segundo, e mais jovem, artista sul-coreano mais creditado em músicas na história.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: