Carnaval 2024: Evelyn Bastos, rainha de bateria de olho no futuro do samba
Por Flavia Cirino - 13/02/24 às 01:35 - Última Atualização: 12 fevereiro 2024
Também cria da comunidade, Evelyn Bastos é nascida e criada no Morro da Mangueira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ela é uma das rainha de bateria mais elogiadas do Carnaval carioca.
Saiba tudo sobre o desfile da Mangueira
Antes de mais nada, vale ressaltar que Evelyn quebrou um hiato de sete anos sem meninas da comunidade à frente da bateria Surdo Um, atualmente comandada pelos mestres Taranta Neto e Rodrigo Explosão. Nesse período, lá estiveram Gracyanne Barbosa, Preta Gil e Renata Santos.
Qual a história de Evelyn Bastos na Mangueira
Evelyn é filha de Valeria Bastos, rainha histórica da Mangueira na década de 1980. Nos das de hoje, ela se limita a acompanhar a filha e cuida de tudo para que ela brilhe por inteira.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Além de estar à frente dos ritmistas da Mangueira desde 2014, Evelyn exerce uma importante função na verde e rosa.
Atualmente, ela é a presidente da escola de samba mirim “Mangueira do Amanhã”, fundada por Alcione e as saudosas D. Zica e D. Neuma.
Evelyn Bastos, tem a responsabilidade de fazer com que o espaço siga revelando talentos, ou seja, perpetuando a semente plantada pelos mangueirenses.
A própria presidente, a princípio, destacou: “Eu sempre achei as mulheres do samba as mais bonitas do mundo e queria ser como elas. Eu falo isso desde os 6, 7 anos de idade. Tive a oportunidade de ser a rainha da bateria da Mangueira do Amanhã, além de princesa. Em 2005, contudo, pulei para a mãe. Fui passista, musa, até chegar ao cargo de rainha de bateria. Ou seja, realizei meu sonho,” destacou Evelyn.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino