Mayara Lima, a incrível rainha de bateria que personifica os instrumentos
Por Flavia Cirino - 13/02/24 às 02:40 - Última Atualização: 12 fevereiro 2024
Desde o Carnaval do ano passado, só se fala em Mayara Lima. Ela, que mora com o marido e o filho no Morro do Tuiuti, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é a rainha da bateria da Paraíso do Tuiuti. Antes de mais nada, é quem brilha à frente dos ritmistas da Supersom.
Mayara Lima chora em sua estreia como rainha de bateria. Relembre!
Primeiramente, a beldade era princesa da bateria quando foi alçada ao posto de rainha, às vésperas do Carnaval de 2022. Dessa forma, logo se tornou ícone após vídeos seus sambando viralizarem.
Principalmente porque Mayara delimita com exatidão cada movimento do corpo, de acordo com os instrumentos da bateria. Além disso, chama atenção a sincronia durante as bossas e arranjos.
Absoluta no posto já havia sido ocupado por famosas como Lívia Andrade, Maíra Cardi e Ellen Cardoso, Mayara Lima se tornou um sinônimo de representatividade para muitas crianças.
Além da tietagem, as crianças também tentam reproduzir as coreografias de Mayara.
Conheça mais sobre a rainha
Cria da Cidade de Deus, na Zona Oeste, a sambista começou no Aprendizes do Salgueiro e logo passou para a ala de passistas do “Salgueirão”.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular
Migrou para a Tuiuti e em 2022, em um ensaio da bateria no setor 11 da Marquês de Sapucaí, a então princesa se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais no mundo. E logo foi coroada rainha de bateria do Tuiuti.
Para ela, estar no posto de rainha de bateria é, também, a representação de meninas da comunidade: “O meu intuito em estar à frente da bateria é representar essas meninas. Eu faço a maior questão de puxar para o meu lado as crianças que me acompanham no ensaio ou pedem para sambar comigo. Acredito que esse é o resgate do samba e o nosso futuro. Se quem está agora não alimentar, não oferecer o melhor para essas crianças e não mostrar o melhor que o samba tem, ele deixará de existir. Quanto mais a gente alimentar isso, será melhor para o futuro”, finalizou,
Viviane Araújo elogia
Mayara Lima começou o carnaval carioca desfilando pela escola de samba mirim Aprendizes do Salgueiro e Viviane Araújo, a rainha das rainhas, a viu desde o início, na quadra. A admiração é grande.
“Ela é uma verdadeira rainha, tem tudo! O ritmo, o samba no pé, a sincronia com a bateria, o amor pela escola, o comprometimento. É lindo de ver Mayara sambando, eu aplaudo de pé!”, disse a soberana da vermelho e branco.
Viviane seguiu falando com carinho sobre a passista e fez uma previsão sobre o futuro de Mayara: “Ela é cria do Salgueiro e eu a vi desde muito novinha sambando e sempre a admirei, assim como várias outras meninas que tem na escola. Ela é muito merecedora de estar ali e isso eu já falei pra ela. Mayara só está começando e ela terá uma linda história. Ela vai se manter por muitos anos como rainha de bateria”.
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino