CCXP Worlds 21: Diretor esperava demissão após ‘O Poderoso Chefão’

Por - 04/12/21 às 21:22

francis ford coppola sendo entrevistado na ccxp worlds 21Reprodução/Twitter @CCXPoficial

Neste sábado, 04 de dezembro, aconteceu diversos painéis na CCXP Worlds 21, e um deles foi o da Paramount Pictures, que contou com o diretor Francis Ford Coppola, um dos mais renomados de Hollywood e responsável pela trilogia “O Poderoso Chefão”, cujo primeiro longa completa 50 anos em 2022.

No painel, ele compartilhou alguns pontos de vistas e opiniões que envolvem “O Poderoso Chefão”, que é considerado por muitos, como o melhor filme já produzido no cinema. O longa ganhará uma versão em 4K em 25 de fevereiro de 2022, e o fato é que o diretor conta com uma carreira marcada por prêmios e muita tensão na realização de seus filmes.

“Quando estava fazendo o primeiro filme, foi uma experiência complicada pra mim, pois sabíamos que estávamos fazendo algo novo, e na época, os estúdios não viam isso com bons olhos”, revelou o diretor em entrevista.

Eu sabia que não haviam me contratado para fazer algo fora do esperado, e eu estava preocupado em como alimentar meus filhos, afinal, todos da equipe esperávamos ser demitidos. Se me falassem na época que seria um sucesso, eu não acreditaria”.

Ainda, Copolla garante que, apesar de ser conhecido por realizar alterações em suas obras, não mudaria nada no resultado final de “O Poderoso Chefão”, que está muito feliz com o filme como ele foi feito, que era o que ele esperava.

“’O Poderoso Chefão 2’, apesar de questionar algumas decisões, também não creio que mudaria nada, nenhuma cena”, declarou o cineasta.

LEGADO E NOVAS GERAÇÕES

Em dado momento, o entrevistador Marcelo Forlani questionou como seria lançar o filme nos dias de hoje seria mais desafiador em meio a uma grande leva de filmes de super-heróis.

“Não é muito diferente na época, e talvez hoje em dia seja ainda pior, mas é o mesmo desafio: fazer o filme que eu quero. Quando você faz o filme que você quer, ele irá durar mais, mesmo que seja criticado, e é isso que quero”, afirmou ele, citando que muitos filmes da época de “O Poderoso Chefão” foram criticados e hoje em dia são respeitados.

Uma prova disso é que, mesmo após ter ganhado 5 Oscars, nenhum estúdio estava interessado em financiar ‘Apocalipse Now’, e ele só saiu porque eu estava querendo fazê-lo sair. O que muitas vezes sempre vai acontecer é isso, a pressão das empresas, mas reforço que o importante é fazer o filme que você deseja”.

Sobre este sentimento, de que sua obra permanece através dos anos, é o que motiva Francis a olhar com bons olhos a nova geração, que ele nota ser amis reflexiva e questionadora, e por isso, ele não atribuiu uma idade exata para assistir aos filmes, basta estar interessado na história.

Por fim, ele garantiu ter muitas expectativas em relação à remasterização, que é uma tecnologia super recente, e que o filme tende a ficar cada vez mais bonito com o passar dos avanços.

SAIBA MAIS SOBRE FRANCIS FORD COPPOLA

Vale lembrar que Coppola ainda é vencedor de 5 Oscars e responsável também por clássicos como ‘Apocalypse Now’, ‘A Conversação’ e ‘Drácula de Bram Stoker’, além de ter escrito o roteiro de ‘Patton’.

Ao todo, Coppola já foi indicado 14 vezes ao prêmio máximo do cinema e coleciona honras em Cannes, Globo de Ouro, Bafta e Veneza.

Recentemente, o diretor de 82 anos revelou que está disposto a financiar parte de seu próximo projeto, o qual terá orçamento em torno de US$ 120 milhões, intitulado ‘Megalopolis’.

Trata-se de um sonho antigo do diretor escrito nos anos 80, mas que acabou ficando de lado na sua carreira. O longa de ficção científica deverá ser o foco dos esforços em 2022.

Tags:

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.