Chiquinho Scarpa não tem previsão de alta da UTI, mas ‘estado é bom’
Por Raphael Araujo - 12/09/23 às 16:30
Conforme OFuxico noticiou, Conde Chiquinho Scarpa, de 71 anos, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O empresário deu entrada na instituição médica no domingo, 10 de agosto, reclamando de enjoos.
De acordo com Lili Riskalla, namorada de Chiquinho, ele apresenta um quadro de aderência no intestino. Já a irmã do Conde, Renata Scarpa, afirmou que ele passa bem e fará exames para verificar a causa de enjoos.
Já nesta terça-feira, 12 de setembro, um novo boletim médico atualizou o estado de saúde do empresário, e afirmou que, apesar de seu quadro clínico geral do famoso ser bom, não há previsão de alta da UTI atualmente.
“O Hospital Vila Nova Star, da Rede D’Or, informa que o paciente Francisco Scarpa Filho (Chiquinho Scarpa) permanece internado em Unidade de Terapia Intensiva para tratamento clínico de suboclusão intestinal, desde domingo (10). Seu estado clínico geral é bom, ele está consciente, recebendo medicamentos e com dieta controlada”, disse comunicado enviado para a imprensa.
“O paciente está sob os cuidados da médica cardiologista e intensivista Profa. Dra. Ludhmila Hajjar e do cirurgião Antônio Luiz Macedo. Neste momento, não há previsão de alta”, concluiu o texto. Seguimos torcendo pela recuperação completa de Chiquinho Scarpa.
O que é suboclusão intestinal?
De acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, a “suboclusão intestinal é uma obstrução parcial do intestino que dificulta a eliminação de gases e fezes, impedindo o livre trânsito nos intestinos. Esse problema pode ser provocado por aderências, hérnias, tumores, torções no intestino, entre outras condições, e precisa ser tratado para não causar complicações severas”.
Ainda, uma obstrução no intestino, seja parcial ou completa, pode levar, segundo a instituição, ao quadro de abdome agudo, muitas vezes exigindo intervenção cirúrgica para ser corrigido. Esse problema pode acontecer com pessoas de qualquer idade e pelos mais diferentes motivos, por isso, preparamos este artigo para falar mais sobre esse tema.
Todos os alimentos, assim como secreções e gases produzidos no trato intestinal, precisam encontrar um caminho livre para seguir para fora do organismo, a fim de manter o bom funcionamento dele e evitar problemas. É por isso que condições como a obstrução e a suboclusão intestinal precisam de atenção imediata, com foi o caso de Chiquinho Scarpa.
Os casos de obstrução intestinal levam à ocorrência de abdome agudo que, muitas vezes, exige intervenção cirúrgica imediata. Contudo, no caso da suboclusão intestinal, como tem menor gravidade, é possível tratar sem cirurgia.
O tratamento da obstrução parcial leve é realizado por meio da administração de líquidos por via intravenosa, ou pode ser inserida uma sonda na cavidade nasal até o intestino, com o intuito de aliviar a pressão. O paciente também é mantido sobre jejum até que o problema seja completamente resolvido.
Faça parte da comunidade oficial OFuxico no WhatsApp e receba as notícias sempre em primeira mão.
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.