Morre Jr. Black, o DJ Urso de ‘Bacurau’, aos 46 anos

Por - 23/10/22 às 18:05

Jr. Black fazendo sinal de oraçãoJr. Black deixa mulher e um filho menor de idade - Foto: Divulgação/Beto Figueroa

O cantor e compositor Jr. Black, que participou do filme “Bacurau”, vencedor do Festival de Toronto, morreu na madrugada deste domingo, 23 de outubro, aos 46 anos. Natural de Garanhuns, em Pernambuco ele estava internado há oito dias no Hospital Hapvida do bairro da Ilha do Leite, na área central da cidade, e sofreu uma parada cardíaca.

O velório do artista e o funeral forma realizados cemitério de Santo Amaro. Segundo Célia Lima, mãe do único filho do artista, Jr. havia sido internado no último dia 16, por complicações da diabetes e, na noite do sábado 22, não resistiu. Jr. Black não sabia que tinha diabetes até ser internado.

Leia +: Barack Obama inclui ‘Bacurau’ na lista de melhores filmes

A suspeita é de que a morte do músico tenha sido provocada por uma trombose: “Não foi feito nenhum exame, mas foi aplicada uma medicação antes dele falecer para combate da trombose”, declarou Célia.

O cineasta Kleber Mendonça, que dirigiu “Bacurau”, filme no qual o artista deu vida ao personagem DJ Urso, comentou a morte: “Jr. Black faleceu, como eu amo esse cara. O Brasil precisa de mais compositores, cantores, atores, poetas como Jr. O Brasil não pode perder almas que constroem e com senso de humor sem igual como o de Black. Que orgulho de ele ter ajudado a fazer ‘Bacurau'”.

Além de “Bacurau“, ele também participou de produções como “Recife Frio”, “Paraísos Artificiais”, “Tatuagem e “Fim de Festa”.

HOMENAGENS

A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife emitiram uma nota de pesar: “A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife lamentam a morte do cantor e compositor Jr. Black, artista imenso, em criatividade e gentileza, que sempre levantou sua voz forte e impecavelmente empostada a favor das melhores causas e causos.

Piadista ligeiro, Black andava sempre cercado de risadas, entre muitos amigos. Ficam boas lembranças, ótimas músicas e algum consolo nas palavras que ele cantou em suas redes recentemente: ‘Recordar é reviver. Amar é permanecer’.

Black é a voz da campanha da candidata ao governo do Estado Marília Arraes. Nas suas redes sociais, a candidata lamentou a morte do artista. 

O cantor Chico Cesar também se pronunciou através das redes sociais:  “Sério, gente?! Cedo demais para partir e apartar! Caramba, Black!”, comentou. 

O Santa Cruz, time de futebol para qual Jr. Black torcia, também fez uma homenagem.

QUEM ERA JR.BLACK

Black nasceu em 22 de janeiro de 1976, em Garanhuns (PE) e iniciou oficialmente sua carreira na música profissional em 2001, como vocalista da banda recifense Negroove.

Em 2o08, partiu para o voo solo. Foi finalista do Prêmio Natura Musical em 2016, e estabeleceu parcerias com artistas como China, Mombojó, DJ Dolores, Bruno Lins e Dado Villa-Lobos.

Sua última apresentação em São Paulo foi em julho deste ano, na Mostra Reverbo.

O artista deixou um filho de 13 anos chamado Francisco, fruto do relacionamento com a produtora cultural Célia Lima, de 42 anos.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino