Morre Luiza Trajano Donato, fundadora da Magazine Luiza, aos 97 anos

Por - 12/02/24

Luiza Helena Trajano (de pé) e a tia Luiza Trajano Donato (sentada)

Morre Luiza Trajano Donato, aos 97 anos. A fundadora da rede de lojas Magazine Luiza, era tia de Luiza Helena Trajano, atual responsável por comandar a empresa. A empresária faleceu de “causas naturais”, nesta segunda-feira (12).

“É com muita tristeza no coração, que venho comunicar o falecimento da nossa querida Luiza Donato, aos 97 anos, em Franca, no interior de São Paulo. Fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores empresas de varejo do Brasil. Tia Luiza, como era mais conhecida, nasceu em 20/09/1926”, começou o perfil oficial da Magazine Luiza.

Detalhes da autópsia de Whitney Houston voltam a surgir

Revolução

“Em uma época em que as mulheres eram criadas para se dedicarem, exclusivamente, à casa e à família, ela ousou ao batalhar para realizar o sonho de empreender. Ao lado de seu marido e companheiro de vida, Pelegrino José Donato, comprou a Cristaleira, uma loja de presentes localizada no centro de Franca. A loja logo foi rebatizada pelos fregueses de Magazine Luiza, e que foi o grande legado de Luiza Trajano Donato”.

“Muitos não sabem, mas a personagem Lu, do Magalu, que hoje é um ícone da marca, é inspirada em Dona Luiza. A ideia inicial foi chamá-la de Tia Luiza, tamanha era a admiração, assim como o carinho que os colaboradores tinham por ela”, continuou a publicação.

Luiza Trajano Donato não tinha filhos e focou sua vida na carreira, assim como na família, escolhendo Luiza Helena Trajano como sua sucessora nos anos 90.

 Gisele Bündchen reaparece após morte da mãe: ‘Mudar radicalmente’

“Luiza Trajano Donato não teve filhos. Durante quase toda a vida dividiu amor, atenção e energia entre o Magazine Luiza e sua família. No início da década de 90, escolheu uma sobrinha – Luiza Helena Trajano – como sucessora” finalizou.

O velório começou às 10h no Velório São Vicente, em Franca, interior de São Paulo, uma vez que foi o local onde a empresária abriu a primeira loja da rede. O enterro está previsto para as 16h no Cemitério da Saudade.

Tags:

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais