Morre Silvio Lancellotti, referência no jornalismo esportivo

Por - 14/09/22 às 09:15

Silvio Lancellotti sentado, de camisa estampada, diante de dois monitores sintonizados em futebolSilvio era referência no jornalismo esportivo - Foto: Reprodução/Instagram @silviolancellotti440816

Morreu na terça-feira, 13 de setembro, o jornalista esportivo Silvio Lancellotti aos 78 anos, em São Paulo. Ele, que foi o primeiro comentarista especializado em futebol internacional, estava internado na UTI do Hospital São Paulo depois de sofrer uma parada cardíaca.

Inicialmente ele havia ficado internado por cerca de uma semana no hospital Oswaldo Cruz, na Bela Vista, na Zona Central de São Paulo, e teve alta no último dia 04 de setembro após passar por exames. Dois dias depois teve uma parada cardíaca em casa e foi levado para o Hospital São Paulo. Desde então, permaneceu desacordado.

Leia +: Morre o jornalista Roberto Carmona

Referência na profissão, o comentarista, escritor e cozinheiro chegou a ser chamado de “Google Esportivo”, por conta de seu vasto conhecimento sobre o assunto.

Ele morava em uma espaçosa casa na Zona Centro-Sul de São Paulo e fazia questão de manter livros estão sobre a cama, além da TV sintonizada em canais de notícias ou esportivos.

O jornalista tinha dificuldades de locomoção. Ele possuía duas próteses no corpo, uma no quadril e outra na perna esquerda. A inatividade fez com que desenvolvesse neuropatia periférica, lesão nos nervos do sistema nervoso. Seus tornozelos costumavam travar. Mas nada que o impedisse de trabalhar e viver normalmente.

QUEM ERA SILVIO LANCELOTTI

Nascido em São Vicente, no litoral de São Paulo, em 16 de agosto de 1944, Silvio Lancellotti se formou em gastronomia e exerceu a profissão de jornalista por paixão. Ele foi um dos criadores da Revista Veja e, ainda nos primeiros anos atuando como jornalista, cobriu a reeleição do presidente Richard Nixon, nos Estados Unidos, em 1972.

Leia +: Morre o jornalista esportivo Fernando Caetano

No ano seguinte, de volta ao Brasil, trabalhou na Veja, Rede Bandeirantes, Revista Isto É, Vogue, Folha de S. Paulo, O Pasquim, O Estado de S. Paulo, TV Globo, Rede Manchete, TV Record e ESPN Brasil.

No jornalismo esportivo, Lancelotti era referência. Ele foi o primeiro repórter a divulgar a notícia da morte do piloto Ayrton Senna, em 1994.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino