Walewska Oliveira: O que causou a morte da medalhista olímpica?
Por Flavia Cirino - 22/09/23 às 10:04
A causa da morte de Walewska Moreira de Oliveira, ocorrida no início da noite de quinta-feira, 21 de setembro, foi revelada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, na manhã desta sexta-feira, 22.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o óbito da campeã olímpica de vôlei aconteceu em decorrência de uma queda do 17º andar. A polícia investiga as circunstâncias.
De acordo com o documento, expedido pelo 78º Distrito Policial, no bairro dos Jardins, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, existe a hipótese de que ela tenha cometido suicídio.
Segundo o documento, a ocorrência aconteceu às 18h09 e foi comunicado aos órgãos competentes às 20h19.
Como aconteceu a queda?
O boletim de ocorrência Walewska teria se jogado do 17° andar, onde fica instalada a área de Lazer, caindo na sacada do apartamento do primeiro andar.
- Natália Deodato já tentou o suicídio 5 vezes!
- Influencer que trabalhava com saúde mental comete suicídio
Uma unidade de resgate tentou reanimar a vítima, mas foi constatado o óbito no local. A área de lazer, que fica no 17º andar do condomínio, possui câmeras no corredor e seu acesso se dá apenas pelos moradores por uma porta de vidro que possui biometria facial. O sistema de monitoramento teria gravado Walewska entrando na área de lazer sozinha às 16hs50m.
Walewska cumpria agenda profissional
Aposentada desde o ano passado, a ex-jogadora de vôlei estava em São Paulo para divulgação de sua biografia e chegou a trocar livros com Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, no último dia 19. Walewska ainda participou de um podcast nesta semana e apresentou sua obra em um evento na capital paulista.
A atleta faz parte do seleto grupo de campeões olímpicos brasileiros. Em Pequim-2008, a central esteve na conquista do primeiro ouro olímpico do vôlei feminino. Em Olimpíadas, ainda foi bronze em Sidney-2000 e ficou com o quarto lugar em Atenas-2004. Defendeu diversos clubes ao longo da carreira, como Minas, Osasco e Praia Clube, por onde se aposentou.
Ela deixa o marido, o corretor de imóveis Ricardo Mendes, seu ex-empresário, com quem ficou casada por 20 anos. Eles não tiveram filhos. Ainda não há informações sobre o funeral.
Exemplo nas quadras
Conhecida por manter sempre um perfil elegante dentro e fora da quadra, Walewska influenciou uma geração de jogadoras no país. Na seleção, fez parte de diversas conquistas e marcou época. Walewska foi convocada para a seleção brasileira pela primeira vez por Bernardinho, em 1997.
Com ele, conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, em 1999, e o bronze na Olimpíada de Sidney, em 2000. Depois, sob o comando de Zé Roberto, seguiu colecionando títulos.
O Sul-Americano de vôlei 2022 marcou a despedida oficial de Walewska das quadras. O último jogo da central foi diante do Regatas Lima, do Peru, pela fase de grupos. Na semifinal contra o Sesi-Bauru e na final contra o rival o Minas, Wal ficou como opção no banco de reservas, mas não foi utilizada durantes as partidas. Após a aposentadoria, o clube de Uberlândia deixou de usar a camisa 1, que a central vestia
É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino