Lollapalooza 2023 será primeiro show de Lil nas X no Brasil. Conheça o rapper!
Por Raphael Araujo - 13/11/22 às 09:00 - Última Atualização: 12 novembro 2022
O mês de outubro foi extremamente agitado para aqueles que são fãs do festival Lollapalooza, pois a edição de 2023 estava anunciando novidades a todo vapor, principalmente quando revelou todo o line-up do evento, ou seja, confirmando quem estará no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26 de março do ano que vem.
Um nome que só começou a ser especulado dias antes da revelação foi o de Lil Nas X, nome artístico de Montero Lamar Hill, que acabou vindo a se confirmar como um dos principais artistas presentes no festival, sendo a primeira apresentação do astro no Brasil, e OFuxico relembrará a carreira dele e algumas curiosidades.
INÍCIO DE CARREIRA E EXPLOSÃO
Como a maioria dos artistas em início de carreira, Lil nas X não explodiu logo de cara, lançando canções que não foram de muito conhecimento do público em geral, até que ele lançou seu primeiro smash hit “Old Town Road” foi lançado em 2018, sendo um extremo sucesso em todo o mundo.
Para parâmetros de exemplificação, o single passou 19 semanas no topo da tabela Billboard Hot 100, se tornando a canção com mais tempo no número um desde que a tabela foi criada em 1958. Para bombar mais ainda, ele regravou um remix do hit com Bill Ray Cyrus, pai de Miley Cyrus, em 2019. A canção se tornou disco de diamante nos Estados Unidos.
A cação obteve os prêmios de “Música Favorita – Rap/Hip-Hop” no AMA (American Music Awards), “Canção do Ano” no Apple Music Awards e no “MTV Video Music Awards”, “Canção com Mais Streaming” no ASCAP Pop Music Awards, “Single do Ano” e “Melhor Colaboração, Duo ou grupo” no BET Hip Hop Awards, “Top Canção de Rap, “Top Canção de Streaming”, “Top Canção de Vendas” e “Top Canção da Hot 100” no Bilboard Music Awards e ainda, “Melhor Performance de Pop em Duo ou Grupo” e “Melhor Vídeo Musical” no Grammy 2020.
Um pouco antes de lançar “Old Town Road”, ele chegou a liberar o EP “October 31st” ao público, e após a canção bombar, ele ainda chegou em 2019 a laçar o EP “7” (com o hit dentro) e a Mixtape “Nasarati”. Destaque para faixas específicas em seus nomes, como “Donald Trump”, “Thanos” e “Rio de Janeiro”.
RETORNO E ACLAMAÇÃO
Ainda muito marcado por “Old Town Road” em comparação com seus outros lançamentos, Lil Nas X voltou a fazer burburinho na web com “Holiday” em 2020, um de seus singles antes da atual fase de sua carreira mais fantásticos, cujo clipe chamou muita atenção.
Mas foi em 2021 que o rapper voltou com tudo ao estrelado e adquiriu de vez o status de estrela da música, quando deu início à sua nova e atual era, encabeçada pelo álbum “Montero” (como já mencionamos, seu nome de batismo) e o single “Montero (Call Me by Your Name)”, que chamou a atenção pela sonoridade, letra e principalmente pelo clipe.
No vídeo em questão, logo de cara, como uma cobra, ele reinterpreta a história de Adão e Eva se colocando nos dois papéis, e com isso, ele é “banido” do éden ao inferno e desce em um pole dance, e no local, ele dança sensualmente ao diabo e tomando seu lugar. Com isso, ele criticou como o Cristianismo se coloca contra a população LGBTQIA+ na sociedade, acusando o amor de “pecado”.
O clipe foi um estouro pela sua história e também pelo visual belíssimo, e em aproximadamente duas semanas bateu 100 milhões de visualizações no Youtube, e atualmente conta com 505 milhões totais em um ano e meio de lançamento.
Por conta de sua criatividade, “Montero (Call Me by Your Name)” conquistou diversos prêmios, tais como “Vídeo Musical Favorito” no AMA, “1 bilhão em audiência nas rádios” no iHeartRadio Titanium Awards, “Melhor Video” no MTV Europe Music Awards, e principalmente, “Melhores Efeitos Visuais”, “Melhor Direção” e “Vídeo do ano” no “MTV Video Music Awards”.
INDUSTRY BABY E ÁLBUM
Porém, devemos lembrar que “Montero (Call Me by Your Name)” era apenas o primeiro single canção revelados do vindouro primeiro álbum de estúdio de Lil Nas X, e essa Era não se tornou a m ais bem-sucedida de sua carreira até hoje por causa de apenas um lançamento.
Após o single anterior, ele chegou a lançar “Sun Goes Down”, e em seguida, “Industry Baby”, em parceria com Jack Harlow, foi mais um hit para sua carreira (com ele na letra dizendo que não queria ser artista de um hit só). Dona de uma mensagem potente, a canção caiu nas graças do público, e estabeleceu de vez uma das maiores amizades de Montero até hoje pela parceria com Jack, e venceu como “Melhor Vídeo Pop Internacional” no UK Music Video Awards.
Já setembro de 2021, ele finalmente lançou o aguardado disco “Montero”, acompanhado da faixa “That All I Want” como single, cujo clipe ele se relaciona com um atleta e, quando vai pedi-lo em casamento, descobre que o mesmo já tem família, destaque para a cena de casamento soo na Igreja.
O álbum, apesar de focar no pop e no rap como seus principais gêneros, tem uma sonoridade bastante diferenciada e um tanto eclética, mostrando inspirações diversas da parte de Lil Nas X, Além do já revelado Jack Harlow, também foram parcerias presentes Doja Cat, Elton John, Megan Thee Stallion e Miley Cyrus, só nomes grandes.
O projeto foi extremamente clamado pela crítica, e chamou a atenção que, mesmo pelos seus gêneros, foi extremamente denso e trouxe bastante da psique de Lil e sua história, assim como pensamentos em momentos chaves da vida.
POLÊMICAS COM A HOMOFOBIA
Lil Nas X viveu dias intensos por conta da homossexualidade, desejando aos 16/17 anos que fosse apenas uma fase, até aprender a se amar como era. Mas ele não revelou isso a público por um bom tempo, após todo o sucesso de “Old Town Road”, o que fizeram muitas pessoas se voltarem contra ele por puro preconceito.
Porém, se orgulhando e si, o rapper transformou isso em sua arte, com o maior exemplo sendo em “Montero (Call Me by Your Name)”, o que, novamente, chamou a atenção do público, além de colocá-lo na mira da ultra direta e mega conservadores religiosos, que proferiam os maiores tipos de acusações contra ele pela indireta deixada no clipe. Apesar de tudo, o sucesso do single só cresceu.
Ainda, o rapper DaBaby proferiu diversas falas homofóbicas e seu show, e Lil comentou o assunto para a revista GQ: “Eu realmente sinto que essa nova geração de rappers que está chegando, e os que estão aqui, terão que reformular seus pensamentos”.
“Porque a mudança está acontecendo. Haverá tantos rappers gays. Haverá mais pessoas trans na indústria e outras classes. Daqui a dez anos, tudo o que estou fazendo nem vai parecer chocante”, completou ele. Porém, o rapper T.I., em meio à polêmica, saiu em defesa de DaBaby. “Se Lil Nas X pode fazer a merda dele em paz … DaBaby também pode #igualdade”, disse ele no Instagram.
Com as críticas, ele se posicionou novamente em live. “Tenho muito respeito pelos filhos da puta, como Lil Nas X, e pelos filhos da puta, como Frank Ocean, que se apresentam e vivem sua verdade. Honestos consigo mesmos. Muitos de vocês, filhos da mãe, estão escondendo a sua verdade”. Robert Stafford, pai de Lil Nas X, disse a DaBaby: “cara, baixe a bola, você já teve seu momento”.
TÊNIS DO DIABO E BET AWARDS
Não podemos esquecer os desdobramentos das intrigas geradas por “Montero (Call Me by Your Name)”, que levaram o rapper, em conjunto com outros artistas, reinventou o tênis da Nike incluindo referências satanistas, provocando de uma vez os religiosos e conservadores dos EUA. Segundo o El País, o preço de lançamento do tênis foi de U$ 1.018 (R$ 5.746), em alusão a uma citação da Bíblia, Lucas 10:18. No versículo 18 do capítulo 10 do Evangelho de São Lucas se lê: “Jesus disse-lhes: ‘Vi Satanás cair do céu como um raio’”. As vendas foram um sucesso estrondoso
Inclusive, a A Nike paralisou a comercialização do tênis, alegando que houve uma violação do copy-right de seu desenho original, alegando que parte do público acreditasse que a marca estava envolvida com o assunto. Mas vale resslatar que empresa processou o coletivo MSCHF, que ajudou na arte, e não o próprio Lil Nas X, pois seu sucesso estava tão grande que seria uma briga mais complexa de se enfrentar, mostrando a influência do cantor.
Este ano, Montero foi vítima de mais uma polêmica envolvendo homofobia, mas dessa vez com o BET Awards, premiação vista como referência na premiação de negros dentro da indústria musical. Mesmo sendo um dos artistas mais comentados de 2021 com seu álbum “Montero”, o rapper não foi indicado.
Para deixar tudo ainda mais irônico, Jack Harlow, parceiro de Lil em “Industry Baby” e branco, foi indicado pela canção, mesmo sendo o artista convidado do single e não pertencer ao grupo foco do que a premiação diz se propor. Inclusive, o artista compareceu na cerimônia com uma camiseta estampada com Lil Nas X como forma de protesto.
O cantor e sua equipe revelaram abordagens homofóbicas por parte da equipe do BET Awards na edição anterior após a apresentação de Lil Nas X em que ele beijou um dos dançarinos em meio à performance, afirmando que ele errou feio em expressar sua sexualidade e questionaram se ele era “do diabo” por conta do clipe de “Call me by your name”.
O rapper afrontou o BET Awards em seu single lançado em junho, “Late To Da Party”, cuja capa no Spotify é o troféu da cerimônia sendo mijado e o verso “fod*-se o BET” marcando o início da canção.
CRIATIVIDADE E CURIOSIDADES
E vamos encerrar esse especial dedicado ao Lil Nas X exaltando p que ele tem de melhor: sua criatividade, que o fez se tornar tão popular a chamara a atenção de muita gente, que veio depois ainda se identificar com sua história. A maneira como, apesar das dificuldades, ele lidou com a homofobia em sua carreira e se transformou em um símbolo de luta pela comunidade negra e LGBTQIAPN+, sabendo entregar sua mensagem de maneira precisa em seus projetos.
E ainda vamos contar algumas curiosidades. Sabia que “Old Town Road”, que mudou a vida do rapper, teve sua batida comprada por 30 dólares de um produtor holandês e depois gastou apenas 20 dólares em uma promoção “20 Dollar Tuesdays (terças a 20 dólares)” de um estúdio de gravação de Atlanta, chamado CinCoYo. Isso que é retorno bem sucedido!
Aliás, em início de carreira, ele chegou a compor algumas das canções dentro de seu armário. Antes disso ainda, ele se formou em em Ciência da computação pela University of West Georgia, mas desistiu da carreira de programador para seguir o seu sonho na música. Com o pai, que era cantor gospel, não aceitando essa decisão, ele passou a morar com sua irmã e trabalhar em restaurantes da região até estourar.
Na adolescência, ele se mostrou um ferrenho usuário de redes sociais, pois queria se tornar uma celebridades da internet, apostando em conteúdos de humor e que esbanjavam seu conhecimento de cultura pop, se tornando popular nessa época, mesmo que fora da música. Ele era também muito fã de Nicki Minaj, e administrou diversos perfis de fãs para a rapper, mas sem revelar sua homossexualidade, pois tinha medo de ser atacado por isso pelos demais fãs.
Em setembro, a Riot Games anunciou que Lil Nas X se juntou à marca como o novo presidente de League of Legends (LOL), um dos jogos eletrônicos competitivos mais jogados do mundo, iniciando no cargo com o Campeonato Mundial de LOL de 2022, o Worlds, e até criou o design de uma nova skin do jogo. Ele chegou ainda a realizar um show ao vivo na final do campeonato com a música que lançou exclusivamente para a ação, “STAR WALKIN”
Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!
Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.