Associação de Nordestinos move ação contra Globo e Karol Conká

Por - 10/03/21 às 08:44 - Última Atualização: 6 abril 2021

Divulgação/TV Globo

Quando a gente pensa que a poeira em torno de Karol Conká baixou, eis que surge uma ação movida pela Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (Anesp). No último dia 05, a entidade entrou com uma ação civil pública na Justiça do Rio de Janeiro contra a cantora e a Globo. O motivo? As declarações xenofóbicas da rapper ao se referir ao nordeste. Karol, eliminada do programa com recorde de rejeição, foi apontada como preconceituosa ao criticar o jeito de Juliette Freire se expressar. A cantora disse que, na cultura da participante paraibana, as pessoas não eram ensinadas a ser tão educadas quanto ela foi educada em Curitiba. 

"Me disseram que lá na terra dessa pessoa é normal falar assim. Eu sou de Curitiba, é uma cidade muito reservadinha, tenho os meus costumes. Tenho muita para falar com as pessoas", disse ela numa conversa com Thaís e Sarah.

 FIQUE POR DENTRO DO QUE ROLA NO BBB21

Nas mãos da Justiça

 

No processo, que foi distribuído para a 28ª Vara Cível do RJ, a Anesp pede que o Grupo Globo conceda espaço para direito de resposta, exige uma retratação de Karol em rede nacional, com envio de nota aos veículos de imprensa, e solicita a doação de mil cestas básicas. 

A reportagem de OFuxico entrou em contato com a assessoria da curitibana, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria. 

Xenofobia é um termo que vem do grego que significa “medo do estranho” (xénos + phóbos). De acordo com o Senado Federal, é a “discriminação de diferentes culturas e nacionalidades”, e é um crime passível de punição. Na Constituição brasileira, ela é vetada pela Lei Nº 9.459, de 13 de maio de 1997 e pela nova Lei da Migração, vigente desde 2017. 

Na prática, xenofobia é uma aversão ao não nativo. Ou seja, um preconceito com o que não é do seu local de origem. 

---

Tags: ,,,