Ativistas jogam sopa na imagem de Mona Lisa, no Museu do Louvre. Saiba tudo!

Por - 28/01/24 às 11:18

Ativistas atacam imagem da Mona LisaReprodução/ Twitter @RiposteAlimentaire

A Mona Lisa, uma das pinturas mais famosas do mundo, foi alvo de “ataque” neste domingo, 28 de janeiro, no Museu do Louvre, em Paris, local visitado por muitos famosos como Fátima Bernardes e o namorado, Túlio Gadelha.

Após passarem por baixo do cordão que protege a obra, duas mulheres jogaram sopa no vidro que protege a pintura. Imediatamente, em seguida, gritaram, pedindo “alimentação saudável e agricultura sustentável”.

As manifestantes usavam uma camiseta com os dizeres “Resposta Alimentar”. O público que estava no local ficou espantado: “O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?”, gritaram as ativistas, em francês, após a ação.

Logo funcionários do museu tentaram cobrir as ativistas com tecido preto e em seguida, seguranças retiraram a dupla do local.

Quem são elas?

As mulheres representaram a organização francesa “Riposte Alimentaire” (Resposta Alimentar), que emitiu um comunicado dizendo que o protesto procurava destacar a necessidade de proteger o ambiente e as fontes de alimentos.

Além disso, vale destacar que essa não é a primeira vez que a pintura de Mona Lisa é alvo de protestos. Em maio de 2022, o vidro em frente à imagem ficou coberto com creme.

Quem era Mona Lisa

Mona Lisa também conhecida como “A Gioconda” ou “Mona Lisa del Giocondo” é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

Acredita-se que da Vinci tenha trabalhado nessa obra entre 1503 e 1506 e que o quadro retrate Lisa del Giocondo, esposa de um rico comerciante florentino. Leonardo da Vinci vendeu essa pintura para um rei francês do século XVI por uma quantia considerável e ela esteve guardada em diferentes locais na França.

O sucesso desse obra é tão grande que esse museu recebe anualmente milhões de pessoas. Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o museu recebeu quase 10 milhões de visitas. Em 2021, esse número reduziu drasticamente e cerca de 3 milhões de pessoas estiveram no museu.

Muitas dessas pessoas vão ao museu atraídos pela Mona Lisa. O quadro apresenta uma mulher de perfil que está em uma pose com braços apoiados. Essa mulher apresenta também um olhar sereno e um sorriso tímido. Ao fundo a paisagem traz montanhas — cujos cumes possuem neve —, uma estrada e algo que parece ser um rio ou um lago.”

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino