Dia da Visibilidade Trans: ‘Informação precisa ser passada’, diz Vitória Guarizo

Por - 29/01/21 às 16:55 - Última Atualização: 2 junho 2022

Renan Buken/LV Assessoria

Nesta sexta-feira (29), celebra-se o Dia da Visibilidade Trans e Travesti. Criada em 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha Travesti e Respeito, conscientizando a população, mostrando assim a relevância de ações no Congresso Nacional.

Nesta data tão importante, a influenciadora Vitória Guarizo, de 22 anos, conversou com OFuxico sobre a sexualização das transexuais, oportunidades de trabalhos e como combater a transfobia.

''Nós vivemos sob um status de subalternidade, somos o corpo coisificado, o corpo fetiche, e, ao mesmo tempo, aquele corpo que é agredido à luz do dia, aquele corpo que é invisibilizado'', destacou ela.

A musa ainda completou:

''Quando olhamos para pessoas trans, por exemplo, os desafios são maiores porque não estamos falando mais de orientação sexual. E, sim, de identidade de gênero e aí os desafios se intensificam. O fator principal por trás disso é o preconceito”, afirmou.

Vitória Guarizo fez outro comentário muito pertinente sobre o assunto.

“Se olhar para a nossa realidade no Brasil, hoje, apesar do cenário de exclusão, você tem algumas pessoas trans que conseguiram superar essas barreiras e chegar à universidade, por exemplo. E aí elas descobrem que mesmo com diploma, isso não é garantia de que vão conseguir emprego, porque o preconceito passa à frente'', lamentou a influenciadora.

Por fim, ela concluiu deixando uma relevante reflexão.

''Para combater a transfobia, a informação precisa ser passada, posicionando-se. Oferecendo oportunidades, não sendo uma pessoa invasiva. Ensinando desde criança a respeitar'', finalizou ela.

Influenciadora Vitória Guarizo divando na página de OFuxico

Dia Nacional da Visibilidade Trans: Veja cantoras que trazem representatividade

---